Cuidados das plantas

Como acabar com as pragas do Jardim

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Como acabar com as pragas do Jardim
Imagem: detetizacao.net

Neste artigo umcomo apresenta algumas das formas de eliminar pragas no jardim, para pragas como as Tripes, Pulgões e Brocas, para você que enfrenta problemas com pragas na sua plantação.

Também lhe pode interessar: Como acabar com lagartas nas plantas

Índice

  1. Como eliminar Tripes
  2. Como eliminar Broca-das-cucurbitáceas
  3. Como eliminar Pulgão

Como eliminar Tripes

Os tripes são insetos muito pequenos, com 0,5 mm de comprimento quando jovens, podendo chegar a 5,0 mm de comprimento quando adultos. Eles podem ser alados o ápteros. Quando crescem, a sua coloração torna-se mais escura, diferindo-se das ninfas (jovens) que podem ser brancas ou amareladas.

Estes insetos costumam aparecer em regiões onde o clima é mais úmido e quente. Nestes climas, as infestações de Tripes podem ocorrer com mais frequência, por isso, é necessário dobrar o cuidado caso você tenha um grande jardim ou pomar, visto que elas costumam atacar as plantas frutíferas. É comum encontrar pequenas "colônias" de Tripes - quando há infestação - na face de baixo das folhas, próximas às partes tenras da planta.

Danos

Os Tripes sugam a seiva da planta constantemente, podendo levar as folhas e caules à necrose total ou parcial. Reduz a capacidade fotossintética da planta, podendo levar algumas folhas à cair. No caso das frutíferas, os Tripes deixam marcas acinzentadas na casca da fruta, o que é péssimo para agricultores... e consumidores.

Controle

Recomenda-se tratar as infestações de Tripes utilizando inseticidas sistêmicos, aprovados pelo MAPA, como o que eu deixei no final deste aparato. Este tipo de inseticida costuma proteger a planta por um período de 30 dias, por cada aplicação. Esta medida é preventiva.

Como controle cultural recomenda-se a destruição dos restos culturais após a colheita, desta forma evita-se a infestação em novos cultivos. Para o seu jardim, recomenda-se o plantio de uma roseira ou arruda (que afastam pragas); procure não eliminar joaninhas, se as vir, pois elas controlam a infestação de pragas como as Tripes e Pulgões.

Inseticida reconhecido pelo MAPA para controle de pragas:

  • Neonicotinoide / Acetamiprido - 250-300g/ha
Como acabar com as pragas do Jardim - Como eliminar Tripes

Como eliminar Broca-das-cucurbitáceas

As Brocas-das-cucurbitáceas podem atingir até 20 mm de comprimento, diferindo-se, entre as duas principais espécies, D-nitidalis, de coloração marrom-violácea e Dhyalinata, com áreas semi transparentes, brancas e marrons nas bordas das asas (como a da imagem).

Ela costuma atacar as folhas, ramos, flores e até frutos, com período larval de estimadamente 10 dias, procria-se e evolui rapidamente, podendo infestar e causar danos ao jardim. No entanto, costuma atacar plantas frutíferas.

Danos

Como dissemos, esta lagarta costuma atacar brotos, folhas, flores, ramos e frutos. Quando o ataque aos frutos é severo, podem ser notados pequenos furos na polpa da fruta. A espécie D.Nitidalis costuma atacar frutos em qualquer idade, enquanto a D.Hyalinata prefere as folhas, e quando em altas populações, pode desfolhar a planta por completo.

Controle

O controle deste tipo de praga é na maioria das vezes realizado com o uso de inseticidas agroquímicos. Não costuma ser difícil controlar ataques de D.Hyalinata, pois elas preferem as folhas; já as D.Nitidalis, pela sua preferência aos frutos, onde penetram facilmente, são mais difíceis de ser erradicadas.

Inseticida reconhecido pelo MAPA para o controle de Brocas

  • Biológico / Bacillus thurigiensis - 100g/100 L água

Dica: Acesse também esse artigo que explica como tirar percevejos das plantas.

Como acabar com as pragas do Jardim - Como eliminar Broca-das-cucurbitáceas

Como eliminar Pulgão

O pulgão é talvez a praga mais conhecida e detestada dos jardins. Espalha-se muito rapidamente, formam colônias e até criam asas em busca de novos alvos, depois de devorar as plantas quase que por completo. Seu maior rival é a joaninha, por isso, nunca tire as joaninhas do seu jardim, elas são bonitas e ainda matam estes diabinhos amarelos.

Danos

O pulgão ataca as folhas, caules, brotos, etc, sugando grandes quantidades de seiva, dificultando novas brotações, florações e frutificações. Também prejudica a realização da fotossíntese, por destruir as folhas. Nas infestações, o pulgão pode matar a planta. Além dos danos normais, o Pulgão também pode transmitir doenças para as plantas, como o mosaico-das-cucurbitáceas, quando isto acontece, basta uma mordidela de um pulgão para que a planta apresente sintomas de virose.

Controle

O controle de pragas como o Pulgão pode ser feito a partir do uso de inseticidas, como os que citamos no final deste aparato, mas com alguns cuidados: o primeiro deles é o horário de aplicação do inseticida, que não pode coincidir com o horário de atividade dos insetos polinizadores (em casos de pomar ou plantação de frutas), o que pode prejudicar o seu trabalho e a própria polinização. O segundo é que muitas vezes o que se busca tratar é a doença transmitida por estes insectos, o que pode variar de acordo com o inseticida utilizado. Busque informar-se nas lojas de jardins, onde estes inseticidas podem ser comprados, qual é o ideal para o teu caso.

Outras medidas alternativas de controle podem ser utilizadas como:

  • Manutenção da vegetação nativa entre os talhões;
  • Eliminação das plantas atacadas pelo pulgão que contraíram o vírus-do-mosaico.
  • Culturas atrativas para os inimigos naturais do pulgão, como o sogro e a joaninha, afim de reduzir os ataques e grupos de forma natural.

Lista de inseticidas que podem ser utilizados no controle do Pulgão:

  • Neonicotinoide / Tiametoxan - 60-120g/ha
  • Neonicotinoide / Acetamiprido - 250-300g/ha
  • Neonicotinoide / Imidacloprido - 200-300g/ha
  • Bis (tiocarbamato) /Cloridrato de cartap - 1-1,5kg/ha

Veja também:

Como acabar com as pragas do Jardim - Como eliminar Pulgão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as pragas do Jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
kleber
Ola bom dia....tenho um carrinho de caldo de cana...e deixo o mais limpo possivel.....mas essa semana começou aparecer um nonte de abelhas...e nao tinha...oq posso fazer para espantalas..... uma planta,um cheiro, alguma coisa...podem me ajudar...obrigado..fico no aguardo...kleber...curitiba-pr.
Daniel
Não tem como espanta-las ele vem pelo sentido do cheiro.
Imagem: detetizacao.net
1 de 4
Como acabar com as pragas do Jardim