Partilhar

Como acabar com as urtigas

Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como acabar com as urtigas
Imagem: bucolico-anonimo.blogspot.com

As urtigas são ervas famosas pelo incômodo e queimação que causam ao entrar em contato com a pele humana. Queimação essa provocada por pequenos espinhos encontrados nas folhas e no caule da planta e que induzem à propagação da urticária (reação alérgica na pele, que provoca muita coceira e sensação de queimação). Suas plantas chegam a medir um metro de altura e é umas das ervas daninhas mais resistentes na natureza. Como qualquer erva daninha, a urtiga não precisa ser cultivada para brotar no solo. Neste artigo presente em umComo, saiba como acabar com as urtigas e conheça todas as curiosidades sobre essa planta tão amada por alguns e odiada por outros.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como acabar com as pragas do Jardim

Por que as urtigas causam desconfortos à pele?

A urtiga apresenta várias substâncias em sua composição, principalmente a histamina, acetilcolina e ácido fórmico, que em contato com a pele provocam dilatação dos vasos sanguíneos e um tipo de inflamação. No entanto, existem algumas espécies de urtigas que não queimam.

Como acabar com as urtigas

As urtigas se propagam através de suas sementes e vegetam espontaneamente na maioria dos solos. Mesmo florescendo apenas no verão, suas sementes podem ficar inativas por anos e voltar a germinar quando a terra for escavada. Recomenda-se que essas plantas não sejam cortadas quando ainda estiverem na categoria de flores, pois isso facilitará seu crescimento, causando resultado contrário ao desejado.

O recomendável é que se aguarde de 2 a 3 semanas após a chegada da primavera para o plantio de outras plantas. Pois, isso garantirá que as urtigas cresçam primeiro, facilitando sua retirada. Será necessário o uso de material específico para o preparo da terra, como o escarificador, de modo a retirar as urtigas presentes no solo.

Como acabar com as urtigas - Como acabar com as urtigas
Imagem: asplantasmedicinais.com

Curiosidades

  • A presença das urtigas em solos cultivados atesta a qualidade do mesmo.
  • Uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal do Amazonas mostra que a urtiga é uma hortaliça, erroneamente conhecida por erva daninha, rica em ferro, zinco, manganês e vitamina A. Ela é tão rica em nutrientes quanto a rúcula, a alface ou o agrião, por exemplo.
  • É indicada para a substituição do sal.
  • A urtiga apresenta propriedades medicinais. Pode ser usada para tratar: alergias, diarreias, tosse, catarro, bronquite, febre, asma, queda de cabelo, caspa, hemorroidas, dente outros.
  • O suco de urtiga é indicado para o tratamento da anemia.
  • Esteticamente, o chá de urtiga é utilizado para eliminar impurezas da pele.
  • É usado para aumentar a produção de leite materno, além de regulador da menstruação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as urtigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como acabar com as urtigas

Como acabar com as urtigas
Imagem: bucolico-anonimo.blogspot.com
Imagem: asplantasmedicinais.com
1 de 2
Como acabar com as urtigas

Voltar ao topo da página