Partilhar

Remédios caseiros contra o pulgão

Remédios caseiros contra o pulgão
Imagem: senasica.gob.mx

Alho, cebola, tabaco, detergente e até yakult! O pulgão é uma das pragas mais comuns das plantas, são pequenos insetos que se encarregam de chupar a seiva de suas folhas, deformando-as e comprometendo sua saúde. Ainda que nas lojas especializadas em jardinagem possam ser encontrados produtos específicos para eliminá-lo, existem soluções naturais que ajudarão você a se livrar desta praga e dar às suas plantas a saúde que elas merecem. Neste artigo do umCOMO vamos falar sobre 13 remédios caseiros contra o pulgão, como e quando utilizá-los.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros contra a mosca branca

Alho contra pulgão

Enterrar um alho grande na terra das plantas afetadas por esta praga é uma solução natural para eliminar o pulgão muito simples. Outra opção nesta mesma linha é ferver em água vários dentes de alho e depois borrifar suas plantas com esta mistura. Rápido e eficiente.

Alho e cebola contra pulgão

Os pulgões não toleram o cheiro de alho e de cebola, por isso sairão são esses ótimo inseticidas naturais que farão a praga sair correndo antes do que você imagine, basta seguir os passos abaixo.

Ingredientes

  • 3 cebolas médias;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 litro de água.

Como usar alho e cebola contra pulgões

  1. Com um espremedor de alho, esprema tanto os alhos quanto a cebola;
  2. Misture bastante os alhos e as cebola na água;
  3. Passe a mistura em uma peneira;
  4. Coloque-a em um borrifador e borrife nas plantas atacadas por pulgões.

Por ser uma receita natural, o remédio caseiro para matar pulgão em plantas pode ser usado mesmo em plantas saudáveis para evitar pragas futuras.

Remédios caseiros contra o pulgão - Alho contra pulgão

Como eliminar pulgões com detergente e vinagre

Um veneno para pulgão caseiro, eficiente e igualmente rápido consiste em misturar água com um pouco de detergente e vinagre. Molhe suas plantas diariamente com esta mistura e verá como, graças ao sabão, o pulgão se separará facilmente da superfície, deixando seu jardim ou vasos livres desta praga. O ideal é que se utilize um borrifador para espalhar a mistura.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de detergente comum;
  • 1 colher de chá de vinagre;
  • 500mL de água.[2]

Essa é um ótimo remédio caseiro para acabar com pulgão de couve e outras plantas que serão consumidas.

Como usar urtiga contra pulgões

Se você tiver urtigas à mão você está com sorte, pois o aroma e as substâncias que desprendem estas plantas são ideais para eliminar o pulgão de forma natural. Além de combater pragas e proteger suas plantas, a urtiga também é capaz de estimular o crescimento e pode ser usado como fertilizante.

Ingredientes

  • 500 gramas de urtiga;
  • 5 litros de água.

Passo a passo para usar urtiga contra pulgões

  1. Coloque a urtiga na água em um recipiente com tampa que não pode ser feito de metal;
  2. Deixe a planta fermentando na água por aproximadamente 10 dias. Você saberá que o processo de fermentação começou quando a mistura começar a exalar um mau odor e soltar bolhas de gás, quando as bolhas pararem de ser produzidas significa que o processo de fermentação acabou e que já é possível utilizar o inseticida;
  3. Depois coe e conserve o líquido da maceração, regue suas plantas e você verá como o pulgão desaparecerá eficientemente.

Folhas de tomate como inseticida para pulgão

Outro inseticida para pulgão caseiro é o que se faz com folhas de tomate, perfeito para quem tem este alimento em uma horta caseira ou pode conseguir suas folhas de forma simples. As mesmas desprendem substâncias tóxicas para o pulgão, mas que não afetarão seu jardim, sendo uma solução eficiente.

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas de tomate;
  • 2 xícaras de água.

Como usar folhas de tomate como inseticidas contra pulgão

  1. Coloque as folhas de tomate na água;
  2. Deixe a mistura repousar 24 horas;
  3. Coe e conserve o líquido.
  4. Regue suas plantas com esta água e esqueça o pulgão.

Esta também é uma solução natural muito indicada como inseticida para pulgão em couve, especificamente.

Sugestão: Cuidados simples para eliminar fungos das plantas

Inseticida para matar pulgão com fumo

Outro ótimo remédio caseiro para matar piolho de plantas é o fumo.

  • 50 gramas de pó de fumo;
  • 500mL de água;
  • 50mL de álcool;
  • 10 gramas de sabão de coco.[3]

Como eliminar pulgões com fumo

  1. Rale o sabão de coco e misture com a água e com o pó de fumo;
  2. Tampe o recipiente e deixe fechado por 2 dias;
  3. Pegue 100mL da mistura, adicione 500mL de água e os 50mL de álcool, misture;
  4. Este é o extrato de fumo, basta pulverizá-lo em suas plantas com um pouco de água a cada 2 semanas até que as pragas desapareçam.

A mistura deve ser utilizada em plantas ornamentais e não em hortaliças. Além dos remédios caseiros para pulgão, veja também: Como eliminar colchonilhas das plantas.

Chá de casca de cebola contra pulgão

Outra solução contra pulgões parecida com a alternativa de borrifar água com alho é preparar uma solução com cascas de cebolas.

Ingredientes

  • 300mL de água;
  • cascas de 3 cebolas.

Como fazer chá de casca de cebola contra pulgões

  1. Coloque a água e as cascas em uma panela em fogo alto e deixe ferver por 3 minutos;
  2. Coe a mistura e espere esfriar;
  3. Armazene o líquido em um borrifador e espirre a solução de inseticida de cebola sobre as plantas infestadas para acabar com o pulgão.

Infusões contra pulgões nas plantas

Além do chá de cebola, outras infusões mais convencionais como anis, coentro e cavalinha também podem ser usadas na tentativa de acabar com o pulgão e são vistas como pouco agressivas às plantas.

Aproveite para conferir: Como fazer inseticida com cavalinha

Água de pimenta contra pulgão

A água de pimenta também é um inseticida caseiro contra pulgões que é facilmente preparado em casa. Mas é preciso ter muito cuidado para não levar as mãos aos olhos enquanto prepara a solução, que é muito simples.

Ingredientes

  • 50 gramas de pimenta do reino em pó;
  • 500mL de água.

Como fazer água de pimenta contra pulgão

  1. Para fazer água de pimenta contra pulgões basta misturar no liquidificador 2 copos de água com um punhado de pimentas que você tiver na sua casa;
  2. Bata tudo e pulverize essa água na sua planta infestada até duas vezes por semana.

Água com leite contra pulgões

Ingredientes

  • 100mL de leite;
  • 400mL de água.

Como fazer água com leite contra pulgões

  1. Utilize a proporção de uma parte de leite para cada 5 partes de água, misture no borrifador e o inseticida está pronto para ser usado contra pulgões;
  2. A mistura deve ser aplicada até duas vezes por semana enquanto os pulgões não desaparecerem mas não deve ser reutilizado, ou seja, deve ser preparado, utilizado e descartado pois o leite azeda. Sempre que precisar usar o inseticida de leite prepare uma solução fresca.

Água com leite e yakult contra pulgões

Cada planta tem a sua particularidade e os inseticidas caseiros nem sempre funcionam para todas. Em matéria publicada na Folha de São Paulo [1], o zelador Edivaldo Lopes, que cuida da horta orgânica do restaurante Tuju revelou uma fórmula pouco conhecida usando leite e yakult para eliminar pulgões de plantas como a mostarda, por exemplo. Nesse caso, experimente misturar yakult com leite e 5 partes de água.

Não deixe de conferir: Como controlar as pragas de forma natural

Como eliminar pulgões com detergente e óleo

O pulgão preto é uma praga comum que pode ser um pouco difícil de lidar, entretanto, é possível acabar com o problema utilizando alguns produtos comuns fáceis de se encontrar em casa.

Ingredientes

  • 50mL de detergente comum;
  • 2 limões;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água.

Como fazer inseticida contra pulgões com detergente e óleo

  1. Misture os ingredientes e mexa bastante até atingir um ponto homogêneo.
  2. Coloque a mistura em um borrifador e molhes suas plantas contaminadas em ambos lados das folhas, preste atenção para não deixar nada de lado.

Veja outras em receitas em: Como matar pulgão preto nas plantas

Como acabar com o pulgão usando sabão

Ingredientes

  • 2 litros de água;
  • 1,5kg de sabão de coco;
  • 1 litro de óleo mineral.

Como fazer inseticida com sabão contra pulgões

  1. Pique ou rale o sabão de coco até obter pequenos pedaços;
  2. Misture o sabão com a água e com o óleo e leve ao fogo baixo até que o sabão derreta e que se obtenha uma mistura homogênea;
  3. Borrife o inseticida caseiro contra pulgão em suas plantas tomando cuidado para atingir todas as folhas que tenham sido atingidas pela praga.

Dicas para evitar pulgões

  • Fique atento às suas plantas: as pragas como o pulgão branco sempre são pequenas de início e costumam ser notadas quando já estão fora de controle. Sendo assim, é importante sempre observar suas plantas com cuidado para conferir se já não estão sendo alvo de pragas;
  • Mantenha suas plantas em local arejado: pragas como o pulgão e alguns fungos gostam de locais pouco iluminados e úmidos, por isso, mantenha sua planta em local arejado onde bata luz do sol;
  • Faça tratamento preventivo: grande parte dos métodos de como matar pulgão aqui explicados são naturais e não fazem mal para suas plantas. Sendo assim, é recomendável que faça um tratamento preventivo com algum dos inseticidas naturais para acabar com o problema antes que comece.

Leia também: Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros contra o pulgão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Para manter o efeito dos inseticidas caso o pulgão retorne com frequência, é recomendável reaplicá-lo sobre suas plantas a cada 15 dias.
  • Faça testes em uma folha de planta antes de aplicar o produto sobre ela para evitar o risco reações inesperadas ou queimaduras nas folhas.
  • Prefira sempre aplicar as soluções aquosas em horários de baixa incidência solar.
Referências
  1. http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/07/1897209-zelador-usa-mistura-com-leite-e-yakult-para-eliminar-pulgoes-na-horta-do-restaurante-tuju.shtml
  2. https://www.youtube.com/watch?v=UOGGfgBN2GM
  3. https://www.youtube.com/watch?v=3MICJwItIuE

Escrever comentário sobre Remédios caseiros contra o pulgão

O que lhe pareceu o artigo?
68 comentários
celina
Posso por um dente de alho n vaso?
jaime januario duarte
achei muito importante a receita vou fazer e aplicar nos limoeiro
Matheus
Tenho um pé de canela, e estou com dois problemas, um é a broca , e o outro descobri a alguns dias, um besouro que corta o galho pela parte externa, gostaria de saber sobre alguns produtos naturais para exterminar estas pragas,. Desde já agradeço a atenção.
Att. Matheus
A sua avaliação:
ASTENGO MIRTA YOLANDA
quisiera saber de la huerta en el balcon (con macetas) estoy facinada con todo sobre planta y como cuidarlas..FELICITACIONES
A sua avaliação:
odair
Muito bom
Luciana Azevedo
Como tirar o pulgão da Folha de louro que já foi colhida da árvore(pé). ganhei folhas de louro, porém estão cheias de pulgão, não sei como tirar. Grata pela atenção, abraço as todos.
Jefferson leal lima
Eu tenho um plantio de laranja enchertada e um plantio de pimenteira ambas estão com pulgões como devo acar essa praga
João Sérgio Zangirólami
como acabar com o Grili ea eliminadora de plantas frutíferas
Kenya
Obrigada pelas excelentes dicas. Tenho horta em vasos de apartamento e elas são muito úteis. Beijos!
KELI CRIS
otimas receitas vou fazer no meu jardim
Editor umComo.com.br
Oi Keli! Que bom que você gostou das receitas. Continue nos acompanhando :)

Remédios caseiros contra o pulgão
Imagem: senasica.gob.mx
1 de 2
Remédios caseiros contra o pulgão

Voltar ao topo da página