Partilhar

Remédios caseiros contra o pulgão

Remédios caseiros contra o pulgão
Fonte: senasica.gob.mx

Alho, cebola, tabaco, detergente e até yakult! O pulgão é uma das pragas mais comuns das plantas, são pequenos insetos que se encarregam de chupar a seiva de suas folhas, deformando-as e comprometendo sua saúde. Ainda que nas lojas especializadas em jardinagem possam ser encontrados produtos específicos para eliminá-lo, existem soluções naturais que ajudarão você a se livrar desta praga e dar às suas plantas a saúde que elas merecem. No umCOMO vamos falar sobre 11 remédios caseiros contra o pulgão muito eficazes, como e quando utilizá-los.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros contra a mosca branca

Alho contra pulgão

Enterrar um alho grande na terra das plantas afetadas por esta praga é uma solução natural para eliminar o pulgão muito simples. Os pulgões não toleram o cheiro de alho, por isso sairão correndo antes do que você imagine.

Borrifar água com alho

Outra opção nesta mesma linha é ferver em água vários dentes de alho e depois borrifar suas plantas com esta mistura. Rápido e eficiente.

Remédios caseiros contra o pulgão - Alho contra pulgão

Como eliminar pulgões com detergente

Um veneno para pulgão caseiro, eficiente e igualmente rápido consiste em misturar água com um pouco de detergente. Regue suas plantas diariamente com esta mistura e verá como, graças ao sabão, o pulgão se separará facilmente da superfície, deixando seu jardim ou vasos livres desta praga.

Remédios caseiros contra o pulgão - Como eliminar pulgões com detergente

Como usar urtiga contra pulgões

Se você tiver urtigas à mão você está com sorte, pois o aroma e as substâncias que desprendem estas plantas são ideais para eliminar o pulgão de forma natural. Pegue um generoso punhado de urtigas e deixe-o macerando em água durante um dia. Depois coe e conserve o líquido da maceração, regue suas plantas e você verá como o pulgão desaparecerá eficientemente.

Remédios caseiros contra o pulgão - Como usar urtiga contra pulgões

Folhas de tomate como inseticida para pulgão

Outro inseticida para pulgão caseiro é o que se faz com folhas de tomate, perfeito para quem tem este alimento em uma horta caseira ou pode conseguir suas folhas de forma simples. As mesmas desprendem substâncias tóxicas para o pulgão, mas que não afetarão seu jardim, sendo uma solução eficiente.

Adicione duas xícaras de folhas de tomate a duas xícaras de água, deixe a mistura repousar 24 horas, coe e conserve o líquido. Regue suas plantas com esta água e esqueça o pulgão.

Esta também é uma solução natural muito indicada como inseticida para pulgão em couve, especificamente.

Sugestão: Cuidados simples para eliminar fungos das plantas

Remédios caseiros contra o pulgão - Folhas de tomate como inseticida para pulgão

Inseticida para matar pulgão com fumo

Para matar pulgão com fumo, experimente misturar em um pulverizador um punhado de tabaco e cubra com álcool. À medida em que o álcool for sendo absorvido durante os próximos dois dias, continue cobrindo o fumo com álcool diluído em água. Então, com a ajuda de um pano limpo ou peneira esprema o fumo e extraia todo o líquido concentrado. Este é o extrato de fumo, basta pulverizá-lo em suas plantas com um pouco de água a cada 2 semanas até que as pragas desapareçam.

Além dos remédios caseiros para pulgão, veja também: Como eliminar colchonilhas das plantas.

Chá de casca de cebola contra pulgão

Outra solução contra pulgões parecida com a alternativa de borrifar água com alho é preparar uma solução de 300 ml de água com a casca de 3 cebolas. Deixe ferver por 3 minutos, coe, espere esfriar, armazene em um borrifador e espirrar a solução de inseticida de cebola sobre as plantas infestadas para acabar com o pulgão.

Infusões contra pulgões nas plantas

Além do chá de cebola, outras infusões mais convencionais como anis, coentro e cavalinha também podem ser usadas na tentativa de acabar com o pulgão e são vistas como pouco agressivas às plantas.

Aproveite para conferir: Como fazer inseticida com cavalinha

Água de pimenta contra pulgão

A água de pimenta também é um inseticida caseiro contra pulgões que é facilmente preparado em casa. Mas é preciso ter muito cuidado para não levar as mãos aos olhos enquanto prepara a solução, que é muito simples. Para fazer água de pimenta contra pulgões basta misturar no liquidificador 2 copos de água com um punhado de pimentas que você tiver na sua casa. Bata tudo e pulverize essa água na sua planta infestada até duas vezes por semana.

Água com leite contra pulgões

Utilize a proporção de uma parte de leite para cada 5 partes de água, misture no borrifador e o inseticida está pronto para ser usado contra pulgões. Ele deve se aplicado até duas vezes por semana enquanto os pulgões não desaparecerem mas não deve ser reutilizado. Ou seja, deve ser preparado, utilizado e descartado. Sempre que precisar usar o inseticida de leite prepare uma solução fresca.

Água com leite e yakult contra pulgões

Cada planta tem a sua particularidade e os inseticidas caseiros nem sempre funcionam para todas. Em matéria publicada na Folha de São Paulo [1], o zelador Edivaldo Lopes, que cuida da horta orgânica do restaurante Tuju revelou uma fórmula pouco conhecida usando leite e yakult para eliminar pulgões de plantas como a mostarda, por exemplo. Nesse caso, experimente misturar yakult com leite e 5 partes de água.

Não deixe de conferir: Como controlar as pragas de forma natural

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros contra o pulgão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Estes remédios naturais são muito eficientes, no entanto, para manter seus efeitos e caso o pulgão retorne com frequência, é recomendável aplicar sobre suas plantas a cada 15 dias.
  • Faça testes em uma folha de planta antes de aplicar o produto sobre ela para evitar o risco reações inesperadas ou queimaduras nas folhas.
  • Prefira sempre aplicar as soluções aquosas em horários de baixa incidência solar.
Referências
  1. http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/07/1897209-zelador-usa-mistura-com-leite-e-yakult-para-eliminar-pulgoes-na-horta-do-restaurante-tuju.shtml

Escrever comentário sobre Remédios caseiros contra o pulgão

65 comentários
A sua avaliação:
ASTENGO MIRTA YOLANDA
quisiera saber de la huerta en el balcon (con macetas) estoy facinada con todo sobre planta y como cuidarlas..FELICITACIONES
A sua avaliação:
odair
Muito bom
Luciana Azevedo
Como tirar o pulgão da Folha de louro que já foi colhida da árvore(pé). ganhei folhas de louro, porém estão cheias de pulgão, não sei como tirar. Grata pela atenção, abraço as todos.
Jefferson leal lima
Eu tenho um plantio de laranja enchertada e um plantio de pimenteira ambas estão com pulgões como devo acar essa praga
João Sérgio Zangirólami
como acabar com o Grili ea eliminadora de plantas frutíferas
Kenya
Obrigada pelas excelentes dicas. Tenho horta em vasos de apartamento e elas são muito úteis. Beijos!
KELI CRIS
otimas receitas vou fazer no meu jardim
Editor umComo.com.br
Oi Keli! Que bom que você gostou das receitas. Continue nos acompanhando :)
Ana
Muito bom as receitas e recomendação.
ricardogouvea
gostei das informações,parabéns:
Carlos Azevedo
Matéria com muito interesse para experimentar.
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)

Remédios caseiros contra o pulgão
Fonte: senasica.gob.mx
1 de 5
Remédios caseiros contra o pulgão

Voltar ao topo da página