Partilhar

Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Por Julia Latorre. Atualizado: 16 novembro 2018
Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Suculentas morrendo, suculenta murcha, suculentas com folhas moles, amareladas e outros casos preocupantes podem ter salvação. Saiba como recuperar suculentas com as soluções para os principais problemas com suculentas. Neste artigo do umCOMO reunimos todas as respostas para a triste pergunta 'minha suculenta está morrendo, o que fazer?'.Lendo essas dicas e agindo o quanto antes, você ainda consegue salvar a sua plantinha!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de suculentas

Suculentas com folhas moles

Suculentas com folhas moles podem ser sintomas de:

Fungos

Excesso de água, condições não ideais, proximidade com outras plantas infectadas ou falta de nutriente são alguns dos fatores que podem explicar o aparecimento de fungos nas suculentas, sendo que um dos sintomas podem ser as suculentas com folhas moles.

1. Como tratar fungos nas suculentas

Se este é o caso, trate de cortar as folhas contaminadas e até parte do caule (com uma faca limpa), se ele também estiver e replante-a, de acordo com as dicas explicadas neste post, em um vaso bem drenado.

Útil: Como eliminar fungos das plantas

Suculenta com folhas moles por excesso de água

Suculenta com folhas caindo ou moles, podem indicar excesso de água ou um vaso inadequado que esteja prejudicando a raíz. A morte das suculentas por 'afogamento' são uma causa comum. Por isso, vale se atentar a chuvas frequentes e a não incluí-las na rotina de plantas que precisam de mais rega do que a suculenta.

2. Mude a frequência da rega

Se você desconfia que a causa é excesso ou pouca água, é hora de mudar um pouco a sua rotina com as suas plantinhas. Embora a recomendação mais básica seja regar a suculenta uma vez por semana ou a cada 10 dias, evitando molhar as folhas e regando a terra diretamente. Se você percebe que essa frequência não é a ideal para a sua plantinha, experimente mudar. Em épocas de chuva, esse intervalo pode chegar até a 20 dias, por exemplo.

Na dúvida, utilize a técnica do dedo: basta encostar na terra: se ela estiver úmida, ainda não é o momento de regar a sua suculenta. Outra possibilidade é o teste do palito: espete-o na terra, se sair seco, é hora de regar a sua plantinha suculenta. E para evitar que a raiz fique encharcada, lembre-se de descartar a água que passa para o pratinho.

Suculenta com folhas caindo por vaso inadequado

Suculentas e cactos necessitam de bons sistemas de drenagem para evitar o acúmulo de água e o consequente apodrecimento da raíz.

3. Trocar a suculenta de vaso

Se você desconfia que a sua suculenta está morrendo porque o vaso é inadequado, na hora de replantá-la é importante apostar em um bom vaso, maior do que o anterior. Uma boa dica é escolher um que seja pelo menos 3 cm largo a mais.

4. Adubar suculentas

A suculenta também gosta de nutrientes. Se você for trocá-la de vaso, esse é um bom momento para 'alimentá-la'. Uma colher de sopa para vasos grandes, uma colher de sobremesa para vasos médios e uma colherzinha de café para vasos pequenos são quantidades ideais. A receita do adubo passo a passo você pode conferir no artigo sobre como fazer adubo natural.

Minha suculenta está morrendo, o que fazer? - Suculenta com folhas caindo por vaso inadequado

Suculenta murcha

Antes de sair por aí testando os métodos para salvar suculentas que estão morrendo, é preciso entender porque isso acontece. Algumas possibilidades comuns para suculentas murchas são:

Suculentas com folhas murchas por falta de sol

Neste caso elas costumam ficar com as folhas moles amareladas. A falta de luz natural também pode afetar a sua suculinda. Apesar de se adaptarem a quase qualquer canto da casa, uma dose de luz natural diária pode fazer a diferença. Se você não tem certeza se a sua suculenta gosta de sol o tempo todo ou não, vale dar uma olhada no guia do umCOMO sobre 6 suculentas de sol pleno e outros tipos.

5. Como recuperar suculentas com folhas murchas

Nem sempre é preciso trocar de vaso, mas simplesmente trocar o vaso de lugar, quando a suspeita é por excesso ou escassez de iluminação. Experimente um pouco de luz natural ou retirá-la da exposição solar o dia todo e veja como a sua planta reage.

Vale considerar mudá-la de lugar também quando você percebe que ela está próxima demais de outra (s) planta(s). A proximidade com outras plantas pode afetá-la de diferentes maneiras: falta de espaço para respirar, que ela não receba luz suficiente e problemas relacionados.

Suculenta apodrecendo, o que fazer?

Se você percebe que a sua suculenta está morrendo lentamente, com o caule apodrecendo, vale considerar o excesso de água ou as colchonilhas de raíz.

6. Aplique um sistema de drenagem

Também vale para o momento de trocar a suculenta de vaso. Os vasos de cerâmica, barro e fibra de coco proporcionam uma drenagem natural a qual as suculentas costumam gostar, assim como o uso de argila expandida e manta de bidim no fundo do vaso da suculenta.

O acabamento pode ser feito com pedrinhas sobre a terra, que ajudam a conservar a umidade natural e previnem o aparecimento de matinhos e musgos.

Sugestão: Qual é a terra ideal para cactos?

Porque sua suculenta está morrendo - Outras causas

Além das causas comuns para suculentas morrendo citadas anteriormente, você também deve ficar atento às seguintes possibilidades:

7. Suculentas com folhas amareladas por falta de água

É verdade que as suculentas, assim como os cactos, não precisam de tanta água. Mas isso não quer dizer que elas sobrevivam a grandes períodos sem nenhuma água. Um dos sintomas mais fáceis de se identificar quando uma suculenta está com sede são as folhas amarelas. Se a sua suculenta está amarelando, pode ser um sinal de falta de água.

Quanto mais juntinhas e gordinhas estiverem as folhas, mais saudável está a suculenta, mas lembre-se que quando a terra do vaso está úmida significa que ela não precisa de água.

8. Falta de ventilação

Apesar da facilidade de adaptação a diferentes ambientes, uma ventilação inadequada também pode prejudicar a saúde da suculenta. Certifique-se de que ela receba ar fresco, luz natural e não esteja em uma área externa em uma época de muita chuva.

Insetos e pragas nas suculentas

Sob suspeita de pragas nas suculentas, verifique se não há insetos e pragas ao redor da sua suculenta, embaixo das folhas e onde mais for possível. Insetos e pragas podem aparecer nas suculentas por estarem próximas a outras plantas ou por condições inadequadas para aquele tipo de planta, por isso é muito importante inspecionar suas plantinhas regularmente e até retirar algum bichinho manualmente, caso você encontre, antes que ele prolifere e afete o desenvolvimento da planta.

9. Como recuperar suculentas de pragas

Se as pragas são as responsáveis pelo definhamento da sua planta, o ideal é experimentar primeiro as soluções caseiras e menos agressivas. As alternativas apresentadas no artigo sobre remédios caseiros contra o pulgão também podem ser usadas contra colchonilhas e outros insetos nas suculentas.

Estude um pouquinho sobre cada espécie

Apesar de os cuidados, no geral, serem parecidos, vale lembrar que as suculentas são classificadas em diferentes espécies e cada planta pode ter as suas particularidades e preferências. As suculentas coloridas, por exemplo, costumam se adaptar melhor a ambientes externos do que internos.

Se você já tentou de tudo com a sua plantinha e ela não apresenta melhoras, antes de desistir experimente pesquisar um pouco sobre aquela espécie para saber se ela não tem alguma especificidade ou exceção em relação às outras. Afinal, plantas são especiais demais e também gostam da nossa atenção.

Leitura super complementar: Como cuidar de suculentas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Minha suculenta está morrendo, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • HEWITT, Terry. 101 sugestões de cactos e plantas suculentas. Portugal: Livraria Civilização Editora, 199
  • CAVALCANTE, Arnóbio. Cactos do semiárido do Brasil: guia ilustrado / Arnóbio Cavalcante, Marcelo Teles, Marlon Machado. -- Campina Grande: INSA, 2013.
  • https://extension.psu.edu/cactus-and-succulents-get-stuck-on-them
  • https://www.nexojornal.com.br/servico/2016/12/06/Um-guia-de-como-parar-de-matar-plantas-em-casa
  • https://extension.psu.edu/diagnosing-poor-plant-health

Escrever comentário sobre Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rebeca Machado
Tenho duas suculentas com manchas pretas, o que devo fazer? Não quero que elas morram!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Rebeca. Além das sugestões do artigo, você também pode se guiar pelas dicas de como tratar manchas pretas nas folhas das plantas.

Minha suculenta está morrendo, o que fazer?
1 de 2
Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Voltar ao topo da página