Cuidados das plantas

As folhas da minha suculenta estão caindo, o que fazer?

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 29 março 2021
As folhas da minha suculenta estão caindo, o que fazer?

As suculentas são plantas originárias de locais secos e quentes e, por isso, são capazes de armazenar grande quantidade de água e nutrientes em seu interior[1], o que justifica serem assim chamadas. Por serem bastante resistentes, são plantas fáceis de cuidar e que não costumam dar trabalho. Entretanto, todas as plantas precisam de condições mínimas de sobrevivência, como um ambiente adequado e suprimento básico de nutrientes. Sendo assim, mesmo as mais resistentes das espécies pode passar por problemas e apresentar um aparência pouco saudável, até mesmo chegando a perder folhas.

As folhas da minha suculenta estão caindo, o que fazer? Para descobrir as causas e soluções para esse problema, leia esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Índice

  1. As folhas da minha suculenta estão caindo, o que pode ser?
  2. Falta de luz
  3. Falta de água
  4. Queimaduras

As folhas da minha suculenta estão caindo, o que pode ser?

As plantas, assim como os seres humanos e animais, acabam demonstrando fisicamente quando sua saúde não vai bem. Sendo assim, por vezes recebemos diversos sinais de nossas mudas que indicam cuidado inadequado ou presença de pragas. Em relação especificamente às suculentas, por serem plantas bastante resistentes, é raro que tenhamos problemas em seu cultivo, entretanto, pode acontecer de percebermos "minha suculenta está com as folhas moles" ou até mesmo caindo.

Se você tem uma suculenta enrugada, com as folhas caindo e apresentando má aparência, saiba que existem duas possibilidades: insuficiência de elementos básicos (como nutrientes, água e luz) ou queimaduras. Para saber mais e descobrir a causa da queda de folhas, independente das espécies de suculentas que você tem em casa, continue lendo esse artigo.

Dependendo do problema causador da queda de folhas, você pode acabar com sua suculenta morrendo, entretanto, há casos em que ainda há solução. Quer saber como recuperar suculentas? Veja também minha suculenta está morrendo, o que fazer? e descubra truques poderão recuperar a sua planta.

Falta de luz

As plantas precisam de luz solar para realizar a fotossíntese, processo químico que ocorre também em algas e em alguns micro-organismos e que tem a função de transformar energia solar em química, ou seja, é por meio da fotossíntese que as plantas adquirem energia para sobreviver.[1]

Já que é por esse meio que a energia é obtida, quando a planta não recebe luz suficiente, acaba ficando fraca e uma das consequências possíveis da falta de luz é, segundo o estudo Desenvolvimento da parte aérea de xGraptosedum 'Francesco Baldi' (Sedum carnicolor) sob diferentes condições de sombreamento, apresentado no curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia[2], o estiolamento, que é o crescimento exagerado da parte inferior da planta em detrimento à superior. Quando isso ocorre, já que as folhas das plantas não conseguem obter energia suficiente para de desenvolver, acabam caindo. Além disso, frequentemente também acabam com uma tonalidade desbotada e facilmente perceptível.

Ainda que estejamos falando de suculentas e sobre o que fazer quando as folhas da minha suculenta estão caindo, saiba que o estiolamento pode ocorrer com qualquer planta que não estiver recebendo quantidade suficiente de luz. Por isso, ao adquirir uma espécie nova, pesquise previamente seus costumes em relação à luz do sol para dar um tratamento adequado à planta.

Para mais dicas de cuidado desse tipo de planta, veja também como cuidar de suculentas, o que pode até mesmo te ajudar a descobrir como recuperar suculentas queimadas, atacadas por pragas ou que aparentem estar doentes.

Falta de água

As suculentas, por serem bastante resistentes, são muito escolhidas por pessoas que desejam dar um ar natural e verde ao lar sem, para isso, precisar se preocupar muito. Afinal, o cuidado de plantas pode ser complexo e tomar tempo. Além disso, colocar uma suculenta pendente ou formar um pequeno jardim com diversas espécies do tipo pode ser algo bastante interessante.

Apesar de serem plantas resistentes e fáceis de cuidar, quando são colocadas em situações extremas, ou seja, aquelas na quais a escassez de nutrientes, a planta pode sofrer consequências. Segundo informativo publicado pela Universidade do Arizona[3], quando em situações do tipo em que há, por exemplo, falta de água ou luz for considerável, a planta pode parar de crescer, podendo até mesmo perder folhas.

Para se certificar de que o problema é a falta de água e saber se já é necessário regar sua planta, uma ideia é colocar o dedo na terra e verificar a umidade. Caso você precise de uma ajudinha extra com isso, veja também como regar suculentas e cactos e nunca mais tenha dúvida sobre o momento certo de hidratar suas plantas.

Queimaduras

Ainda segundo informativo publicado pela Universidade do Arizona[3], outro problema comum e que atinge as suculentas são as queimaduras, que ocorrem principalmente em plantas cultivadas em estufas, canteiros abertos ou quando essas plantas são transplantadas para locais abertos com muito mais incidência de luz do que estavam acostumadas. Quando isso ocorre, as partes da planta que não estavam adaptadas ao sol irão acabar queimando, mesmo quando se trata de suculentas que, em tese, são bastantes resistentes e até mesmo preferem quando são expostas à enormes quantidades de luz solar.

Caso a queimadura atinja um nível severo, as regiões atingidas irão amarelar e acabar morrendo, o que pode fazer com que folhas caiam, quando são essas as atingidas pelo sol. Em casos do tipo é bastante fácil identificar o ocorrido justamente em razão da coloração amarelada consequente da queimadura.

Se, mesmo com todas as dicas acima, você ainda não conseguiu descobrir o que se passa com sua planta e gostaria de aprender mais sobre suculentas, especificamente, cactos, uma possibilidade é ir até uma floricultura e perguntar a um especialista, até mesmo levando a planta se for de pequeno porte. Outra opção é consultar nosso artigo como salvar cactos morrendo e descobrir novas dicas para salvá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As folhas da minha suculenta estão caindo, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. GONZÁLEZ, F. H. D. Fotossíntese. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/fotossintese.pdf.> Acesso em: 24 de março de 2021.
  2. COLETO, A. F. Desenvolvimento da parte aérea de xGraptosedum 'Francesco Baldi' (Sedum carnicolor) sob diferentes condições de sombreamento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrônoma) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30006/1/DesenvolvimentoGraptosedumSombreamento.pdf.> Acesso em: 24 de março de 2021.
  3. ARIZONA COOPERATIVE EXTENSION. Problems and pests of agave, aloe, cactus and yucca. Tucson: University of Arizona, 2011. Disponível em: <https://extension.arizona.edu/sites/extension.arizona.edu/files/pubs/az1399.pdf.> Acesso em: 24 de março de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
As folhas da minha suculenta estão caindo, o que fazer?