menu
Partilhar

Como regar suculentas

 
Por Redação umCOMO. 4 março 2021
Como regar suculentas

As suculentas são uma variedade de plantas que se diferenciam do resto por absorver grandes quantidades de água e guardá-las em suas raízes, folhas ou talo para manterem-se hidratadas durante a época de seca. Por essa razão são uma das plantas mais fáceis de manter e uma das favoritas em muitos tipos de clima.

O aspecto que tem suas folhas e talo é o que denotará a quantidade de água que necessitam. Você deve regá-la quando vejo que eles se encontram secos. Sua rega é de suma importância, já que quando é em excesso, poderia matar a planta. Hoje, no umCOMO, te contamos como regar suculentas para dar-lhes o melhor cuidado possível.

Também lhe pode interessar: Como regar cactos

Quando regar suculentas

Para saber a cada quanto tempo regas as suculentas é importante que você observe e preste atenção nela todos os dias. As suculentas podem reservar água em seu interior, por isso é necessário regá-las todos os dias.

Uma regra geral que você pode seguir para saber quando regar as suculentas é observar se a terra está seca. Crave um palito na terra ou coloque o dedo para sentir a umidade. Se está completamente seco é hora de regar as suculentas.

As suculentas necessitarão maior ou menor quantidade de água dependendo do lugar onde se encontrem. Se estão em um lugar com grande umidade não será necessário regá-las com muita frequência.

De qualquer fora, é bom regar as suculentas a cada 3 ou 4 dias. Você deve tê-las plantadas em vasos com furos para que a água se drene com maior facilidade. Se você tem suculentas de interior, é provável que deva regá-las com maior frequência.

No umCOMO preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para manter as suculentas sãs e fortes, veja as dicas no nosso artigo como cultivar suculentas.

Como regar suculentas - Quando regar suculentas

Como regar suculentas corretamente

Apesar de poderem resistir muito tempo sem regá-las, as suculentas crescerão com raízes grandes e fortes se lhe damos a quantidade de água adequada para o seu desenvolvimento. Para regar suculentas corretamente, tenha em conta este conselhos:

  • Regue a suculenta até que a terra fique completamente empapada.
  • Espere que a terra se seque por completo para voltar a regar.
  • Não afogue a planta, a água excessiva pode causar danos letais a suculenta.
  • Durante a seca as suculentas desenvolvem novas raízes. Estas serão o suficientemente saudáveis e grossas para armazenar água por um tempo maior.

Como regar cactos

Os cactos se regam da mesma forma que as suculentas. A melhor maneira de regá-los é com água de chuva, ainda que também possa fazer com água da torneira. Entretanto, se o pH da água é alto, é necessário deixar a planta repousar por um dia, de maneira que os metais se concentrem debaixo do recipiente.

Este tipo de planta se encontra em climas extremamente quentes, razão pela qual é importante regá-lo uma ou duas vezes por semana. Se se trata de um cactos pequeno, que se encontra em um vasinho plástico, pode regá-lo diariamente já que nesses recipientes não se concentra umidade.

No caso de que a planta se encontre no jardim ou em um vaso de barro, pode regá-lo a cada 7 ou 10 dias durante o verão.

Erros ao regar suculentas

Muitas vezes se cometem erros no momento de regar as suculentas. Erros graves na rega deste tipo de plantas pode provocar doenças ou a morte. Por essa razão, é importante evitar os seguintes erros:

  • Utilizar um pulverizador: muitas pessoas tendem a regar as suculentas com um pulverizador para utilizar menos quantidade de água, entretanto, esse método prejudicará o crescimento de suas raízes.
  • Utilizar um substrato inadequado: é importante plantar as suculentas em solos secos, caso contrário podem morrer logo depois de terem sido plantadas. Descubra como plantas suculentas corretamente no nosso outro artigo.
  • Usar fertilizante em excesso: logo depois de ter regado a planta, é importante não utilizar grandes quantidades de fertilizante, porque impossibilitam o crescimento de flores e de algumas raízes, como no caso do cactos.
  • Usar vasos sem orifícios de drenagem: quando se utilizam vasos fechados, a terra não se oxigena corretamente e isso traz consigo complicações na rega das suculentas. Por essa razão, se recomenda o uso de vasos de cerâmica ou barro, já que favorecem a concentração de nutrientes.

As plantas nos ajudam a embelezar a casa e a forma que você as rega será fundamental para aumentar sua vida e agora você já sabe como regar suculentas corretamente. Elas dão muita muita a casa e você pode ter mais de uma porque são fáceis de cuidar. No umCOMO te explicamos como cuidar de suculentas para que você encha seu jardim ou sua casa com suas formas e cores.

.

Como regar suculentas - Erros ao regar suculentas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regar suculentas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como regar suculentas
1 de 3
Como regar suculentas

Voltar ao topo da página