Cuidados das plantas

Minha planta está morrendo, o que fazer?

Minha planta está morrendo, o que fazer?

A beleza de certas plantas é o que motiva as pessoas a utilizá-las como elementos decorativos, tanto em casa como no local de trabalho, já que desta maneira, se dá um toque de vitalidade ao espaço em questão. Da mesma forma, os amantes da natureza também podem tê-las em seu jardim.

Entretanto, se deve ter uma série de cuidados para preservar sua vida útil, cuidados que ultrapassam a rega diária e o uso de fertilizantes. Essas tarefas ajudam muito, mas, infelizmente, não são suficientes na hora de salvar uma planta que está grande parte das folhas secas ou que estejam infectadas por algum tipo de fungo.

Mas, não se desespere! Se você veio até aqui se perguntando "minha planta está morrendo, o que fazer?", nós aqui do umCOMO vamos te ensinar as dicas e os truques para salvar sua plantinha.

Também lhe pode interessar: Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Índice

  1. Como salvar uma planta seca passo a passo
  2. Como salvar uma planta afogada
  3. Minha planta está morrendo, o que fazer: remédios para salvá-la

Como salvar uma planta seca passo a passo

Se você se pergunta como salvar uma planta seca, deve ter em conta uma série de conselhos e passos fundamentais. Além de regá-la com água, leve em conta as seguinte instruções:

  1. Corte todos os ramos que se encontrem secos.
  2. Em seguida, retire-a da terra com muito cuidado. Independentemente de onde se encontre, seja em um vaso ou plantada no jardim. Assegure-se de retirá-la com suas raízes e ter cuidado com elas durante o transpasso.
  3. Coloque-a em um recipiente grande coberto com terra e água morna.
  4. Deixe que a mistura repouse por 10 minutos aproximadamente.
  5. Acomode a planta em um prato para que a água escorra.
  6. Finalmente, volte a colocá-la no mesmo vaso ou plante-a no jardim. Quando já se encontre em seu local de plantio, finalize regando-a com um pouco de água.

Como salvar uma planta afogada

Uma planta afogada é aquela que se rega excessivamente. Na maioria dos casos, a solução deste problema tende a ser difícil, já que grandes quantidades de água podem acabar matando definitivamente uma planta. O excesso de água impede que se realize a troca de gases corretamente, assim como a absorção de nutrientes.

Entretanto, te oferecemos um passo a passo para que identifique o problema rapidamente e possa solucioná-lo. Assim é como você pode salva-la:

  1. Avalie a frequência da rega: você vai notar que sua planta tem um excesso de água porque as folhas inferiores começarão a ficar amarelas e cair. Diante dessa situação, muitas pessoas acham que a solução é colocar a planta no sol para que se seque, mas você deve saber que isso é um erro. Busque lugares escuros para que a sua planta repouse.
  2. Pode as raízes e envolva a planta: uma vez realizado o passo anterior, tire a planta do vaso com muito cuidado para não romper as raízes. Aquelas que estejam com a cor marrom devem ser podadas. Deixe somente as raízes de cor branca. Em seguida, terá que pegar um papel absorvente e enrolá-lo na terra da planta durante um dia aproximadamente.
  3. Utilize fungicida: passado esse tempo, você poderá retirar o papel e adicionar um pouco de fungicida às raízes para evitar o crescimento de fungos e salvar sua planta.
  4. Volte a plantar: finalmente, volte a plantá-la na terra completamente seca para retirar o excesso de umidade. Para realizar todo esse processo corretamente te convidamos a ler como transplantar uma planta de interior.
Minha planta está morrendo, o que fazer? - Como salvar uma planta afogada

Minha planta está morrendo, o que fazer: remédios para salvá-la

Assim como os seres humanos, as plantas também podem ficar doentes como consequência do contato com fungos, bactérias e qualquer outro microorganismo. Para preveni-los existem vários remédios caseiros para salvar plantas que podem te ajudar. Alguns deles são:

  • Cascas de banana: as cascas de banana são um excelente remédio para plantas com folhas que caem, já que contam com um alto índice de potássio, o que favorecerá sua recuperação consideravelmente. Para isso, deverá coloca a casca da banana em uma panela com água e deixá-la ferver durante aproximadamente 15 minutos. Quando já esteja fria, coe e regue a planta com essa água, sem encharcá-la.
  • Resíduos de café: os resíduos de café também são um bom remédio para as plantas, já que proporcionam grandes quantidades de nitrogênio a terra. Faça uma infusão, assim como a das cascas de banana, com os resíduos do café e, após esfriar, regue a planta com ela.
  • Cascas de ovo: são um elemento muito utilizado para melhorar a saúde das plantações de tomates, pimentões, abobrinhas, etc. Isso se deve ao fato que as cascas de ovo contam com muito cálcio. O que você deverá fazer é o seguinte: lave-as bem, triture-as até que elas se convertam em pó. Depois coloque este pó no vaso da planta.
  • Fertilizante caseiro a base de leite: para prepará-lo você terá que misturar uma parte de leite de vaca e quatro partes de água. Vale ressaltar que o leite conta com nitrogênio e cálcio, dois nutrientes fundamentais para o bom desenvolvimento das plantas. Elas agradecerão muito as propriedades deste remédio caseiro. Você verá resultados ao utilizar esse fertilizante uma vez por semana.

O excesso de rega costuma vir acompanhado da aparição de vários fungos. Por isso, quando pensar "minha planta está morrendo, o que fazer?" observe se as folhas mudam de cor, se enrugam, caem, etc. e comece a utilizar fungicidas. Aqui no umCOMO te ajudamos com um artigo sobre como fazer fungicida caseiro, rápido, econômico e muito fácil.

É importante proteger as plantas e dar-lhes os cuidados adequados diariamente, pois, assim, seu tempo de vida será maior e poderão seguir dando muita vitalidade ao ambiente que as rodeia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Minha planta está morrendo, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Franciele
Olá 👋 ameiii as dicas
1 de 2
Minha planta está morrendo, o que fazer?