Como escolher as plantas para a minha varanda
Nem todas as pessoas podem desfrutar de um jardim em sua casa, em que possam plantar árvores e flores que trazem sempre vida a uma casa. Mas são muitas as casas que têm uma varanda ou em terraço, com dimensões mais reduzidas, que fazem as vezes de um jardim e que as plantas servem como decoração. A parte mais difícil desta tarefa geralmente não costuma ser cuidar das plantas na nossa varanda, mas sim escolher corretamente em função das características do terraço ou da varanda. Nem todas as plantas são resistentes ao sol ou à falta dele, algumas podem aguentar mais tempo sem água que outras, etc. Para que possa escolher corretamente, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos sobre como escolher as plantas para a sua varanda.
Varandas com muito sol
Se a sua varanda tiver muito sol direto durante a maior parte do dia, terá de escolher plantas que exijam luz e que resistam bem ao calor. Algumas das quais pode escolher são:
- Gerânios: pode colocá-los pendurados nas grades na varanda ou em vasos.
- Petúnias: devem ser protegidas do vento.
- Tulipas: poderá combinar as diferentes cores e obter um resultado bonito. Leia aqui quais são as variedades das tulipas.
- Rosas: existem as rosas trepadeiras que podem colocar-se nas grades ou nas colunas; as arbustivas, para floreiras e vasos até à borda, e as plantadas que é preferível para vasos perimetrais.
- Laranjas: se tiver espaço suficiente, ficam bem nos cantos exteriores.
Varandas à sombra
Se a sua varanda ou terraço não está exposto ao sol, as plantas que poderão servir de decoração podem ser:
- Begônias: pode combinar cores distintas em pequenos vasos e colocá-los nos trilhos ou nos parapeitos das janelas.
- Balsaminas (beijo-de-frade): deverão estar sempre protegidas de ventos frios.
- Camélias: requerem umidade e ventilação.
Varandas com sol e sombra
Para aquelas varandas que têm sol durante uma parte do dia e sombra durante o resto do dia, é conveniente decorá-las com plantas como:
- Hortênsias: é aconselhável protegê-las do sol da tarde e dos ventos mais frios.
- Sinos: deverá colocá-las no lado este da sua varanda, ou seja, o lado onde houver sol de manhã.
- Fúcsia: resultam espetacularmente bem se colocadas em vasos nas grades da varanda.
- Louro: também pode optar por um arbusto que mais tarde servirá para cozinhar. Devemos protegê-lo dos ventos frios e secos.
Trepadeiras
Se tiver uma cerca ou um sítio onde os ramos possam trepar, poderá decorar o seu terraço ou varanda com:
- Bignônias;
- Buganvileas;
- Celestinas;
- Hera;
- Jasmim;
- Tecomarias.
Aromáticas e culinárias
Outra opção para decorar a varanda são as plantas aromáticas que se adaptam muito bem a todo o tipo de condições e, também nos deliciam com o seu cheiro e podemos utilizá-las na cozinha. Alguns exemplos recomendáveis são os seguintes:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher as plantas para a minha varanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
Conselhos
- Escolha as plantas para a sua varanda ou terraço em função das suas características.