menu
Partilhar

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar

 
Por Redação umCOMO. 31 maio 2021
Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar

O fim do inverno e o aumento progressivo das temperaturas anuncia que esse é o momento de checar o estado das plantas que enfeitam nossos jardins e sacadas. É hora de remover folhas e galhos secos, arejar a terra endurecida por meses e talvez fertilizá-la. Da mesma forma, a primavera é a época ideal para renovar vasos e canteiros de flores com o plantio de novos exemplares, que tornarão nossa casa e seus espaços exteriores mais alegres, acolhedores e agradáveis. Árvores e arbustos, plantas vivas ou trepadeiras, plantas com flores... são seres vivos e, ao escolhê-las, deve-se levar em consideração diversos fatores. Entre eles estão os cuidados básicos, o clima da região onde você mora, as características do terreno ou o tempo que você tem para cuidar das plantas.

Se na hora de renovar o seu jardim você estiver buscando por plantas para jardim fáceis de cuidar, tome nota sobre a lista diversa que vamos te mostrar neste artigo do umCOMO, já que são algumas das mais bonitas e resistentes, mas que não exigem cuidados complicados.

Também lhe pode interessar: Nomes para plantas

Lírio azul

Na hora de selecionar plantas de jardim que precisam de pouca água, uma das mais recomendadas é a Iris germanica, pois ela lhe dará suas lindas e aromáticas flores com poucos cuidados. Esses lírios são plantas com folhas largas em forma de fita, que podem ser cultivadas no jardim ou em grandes vasos. Eles crescem "sozinhos", e a única precaução que você deve tomar ao cuidar delas é de evitar o alagamento do solo, ou seja, elas exigem o mínimo de irrigação. São resistentes, ainda, a temperaturas altas em pleno sol, meia-sombra e geadas. Na primavera, suas flores geralmente azuis e roxas, embora também possam ser brancas, são a melhor decoração para qualquer jardim.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Lírio azul

Viburnum

O Viburnum tinus pode lidar com quase tudo. É um dos arbustos mais resistentes que podem ser plantados, tanto diretamente no solo do jardim, ideal para formar arranjos, como em vasos amplos. De folhas perenes, também mantém as flores brancas em cachos durante a maior parte do inverno, dando um toque de cor a qualquer pátio ou terraço. Se você está procurando plantas que suportam geadas e muito sol, saiba que essa planta é capaz de aguentar as temperaturas mais extremas.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Viburnum

Gerânio

O gerânio não pode faltar entre as plantas para jardim mais decorativas e alegres. Na primavera e no verão, suas flores são uma explosão de cores que adornam pátios e varandas. Já no inverno suportam baixas temperaturas, embora não aguentem muito bem as geadas, e para protegê-las basta colocá-las cobertas num local seguro. Esse é o único cuidado que você deve ter, porque o gerânio cresce perfeitamente a pleno sol e é pouco exigente em termos de rega.

Descubra neste outro artigo como cuidar de gerânios.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Gerânio

Jasmim

Entre as muitas variedades de jasmim que existem, uma das mais populares e resistentes é o jasmim estrela, reconhecível pelas suas belas flores brancas e pelo seu aroma delicado e inconfundível. Destaca-se entre as plantas de jardim resistentes ao frio e ao calor, necessitando de cuidados simples para exalar seu perfume a cada primavera. É uma planta trepadeira, perfeita para decorar as paredes ou treliças de uma varanda ou jardim. Para florescer, o jasmim requer luz solar plena, sendo capaz também de suportar temperaturas tão baixas quanto 3°C abaixo de zero.

Aqui te contamos mais sobre Como cuidar de uma planta de jasmim e damos dicas para seu plantio.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Jasmim

Agapanto

Outro nome de planta de jardim fácil de cuidar é o Agapanto, também conhecido como Agapanthus ou lírio africano. É uma planta fácil de encontrar em parques e jardins, porque requer pouca atenção e tem grande valor ornamental. Você também pode cultivá-la no seu próprio jardim, e aguardar a chegada da primavera/verão para desfrutar das suas belas flores reunidas, geralmente de cor intensa azul ou branca. Das folhas frondosas surge a flor, cujo caule pode ultrapassar um metro de altura. Ela cresce ao sol e à meia-sombra, e é capaz de suportar temperaturas muito baixas.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Agapanto

Buxo

É um arbusto de crescimento muito lento, ideal para a decoração de terraços, pátios e varandas. Você também pode usá-lo para criar arranjos originais no jardim ou terraço, podando-os com frequência. Cuidar de um buxo é muito simples, pois requer rega moderada, suporta muito bem o sol e resiste às baixas temperaturas, de até -15ºC, mantendo suas folhas durante todo o ano.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Buxo

Oleandro

Procura por uma planta de exterior resistente ao frio e ao calor? O Oleandro, com suas flores rosas, brancas ou vermelhas, são uma aposta segura. Este é um arbusto de floração exuberante, que pode atingir alturas consideráveis, adaptando-se também a praticamente qualquer tipo de terreno. A planta adora o sol, a luz direta e as altas temperaturas, inclusive as que ultrapassam os 30ºC. Os Oleandros precisam de pouca rega nos meses frios e um pouco de irrigação mais frequente durante o verão. Além disso, sobrevivem ao inverno, mesmo com geadas moderadas.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Oleandro

Buganvília

Uma das melhores plantas trepadeiras para se ter no jardim, a Buganvília é capaz de encher de cor qualquer treliça, cerca ou parede. A planta, com suas belas pétalas e brácteas que circundam as pequenas flores brancas, aparece em tons de rosa brilhante, roxo, vermelho, branco, amarelo ou laranja marcante, resistindo perfeitamente aos dias mais quentes, mesmo que você esqueça de regá-la de tempos em tempos. Você também pode cuidar dela no inverno, embora nessa estação a planta perca suas flores e brácteas, que voltam a aparecer na primavera seguinte, sempre que estiver protegida das geadas fortes.

Aqui te mostramos algumas dicas extra para aprender Como cuidar de uma Buganvília.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Buganvília

Lavanda

A bela cor de suas flores e seu aroma agradável fazem da lavanda uma das melhores opções para alegrar um jardim ou uma varanda quando plantadas em canteiros. Essa planta de jardim, que requer poucos cuidados, floresce em quase qualquer tipo de substrato, mesmo em zonas rochosas, e precisa de muito pouco para que possa ser exibida em todo o seu esplendor. Precisa de sol direto e requer irrigação mínima. O inverno, mesmo com geadas, não é um perigo para ela, mesmo que não mostre suas famosas flores durante a estação.

Neste link você saberá mais sobre Como cuidar da lavanda.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Lavanda

Yucca

Existem diferentes variedades dessa planta, que é resistente como poucas outras. A yucca de jardim pode ser plantada, é claro, em um jardim, diretamente no solo ou em um vaso grande. Em ambos os casos, você terá uma planta que dará um toque exótico a qualquer espaço sem ter que se preocupar apenas com seus cuidados. É uma das plantas de exterior fáceis de cuidar, precisando do mínimo de irrigação e sendo resistente tanto ao frio quanto ao calor, embora o sol seja seu melhor aliado.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Yucca

Hibisco

Inconfundível por conta de suas folhas de cor verde intensa e suas grandes flores em tons vivos, o hibisco é uma das plantas resistentes e fáceis de cuidar que melhor se adaptam a jardins ou vasos amplos colocados em um terraço. Você deve, apenas, escolher o lugar certo para plantá-la, pois precisa de bastante luz natural - a não ser durante o verão, quando a luz direta do sol pode acabar danificando suas flores e folhas. Rega moderada e certa proteção frente a geadas severas são o que você deve ter em mente.

Saiba mais sobre Como plantar hibiscos acessando esse link.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Hibisco

Petúnias

Para finalizar essa lista de nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar, mencionaremos as famosas petúnias. Perfeitas para decorar terraços e varandas, as petúnias são um clássico do verão, quando florescem em todo o seu esplendor, suportando sem problemas o sol e as altas temperaturas. Rosa, branco, vermelho, violeta... sua variedade de cores é extensa, e outra de suas vantagens é que planta é pouco exigente em relação à riqueza do solo onde é plantada. Como se não bastasse, também se adapta ao frio moderado e, embora no inverno perca as flores, geralmente volta a florescer na primavera.

Saiba mais sobre Como cuidar das petúnias nesse outro artigo.

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar - Petúnias

Plantas para jardim resistentes ao sol e ao frio

Neste vídeo deixamos também 10 plantas para jardim resistentes ao sol e ao frio, para que você conheça suas características e cuidados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar
1 de 13
Nomes de plantas para jardim fáceis de cuidar

Voltar ao topo da página