Outros As flores

Dicas no plantio de Jasmim

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Dicas no plantio de Jasmim
Imagem: tocadacotia.com

O Jasmim é uma flor muito conhecida pelo seu aroma, mas além dele, também possui uma beleza humilde que chama a atenção de todos os aqueles que se deparam com ela. O seu cultivo não apresenta dificuldades e é bem versátil, podendo ser plantada dentro ou fora de casa, pode alcançar os 10 metros de altura.

Neste artigo de umComo nós lhe ensinamos como plantar Jasmim, da forma mais fácil e produtiva.

Também lhe pode interessar: Qual é o significado da flor de jasmim
Passos a seguir:
1

A primeira etapa do plantio, como deveria ser, é a escolha de qual tipo de jasmim queremos plantar. Existem poucas variações e elas mudam em alguns pontos como a forma como crescem; algumas podem ser arbustos e outras, trepadeiras.

Se o que você deseja é o perfume, sugerimos a Cestrum nocturnum, que geralmente floresce durante a noite e é a variação desta planta que possui nomeadamente o melhor perfume, este, transmitido através do seus grupos de flores que pode ser sentido até 300 metros de distância. Para chás e infusões já recomendamos a Jasminums sambac.

Dicas no plantio de Jasmim - Passo 1
2

Se você já viu as flores do jasmim sabe que no final do verão elas costumam produzir sementes, isto acontece em praticamente todas as variações destas espécies e estas sementes ficam numa espécie de vargem. Para plantar, você pode retirar estas vagens, seja da sua planta - se já possui uma - ou da planta do vizinho ou de algum amigo, lembrando sempre de avisá-los antes. Procure retirar as sementes enquanto elas ainda se encontram nas vagens, esta é a melhor forma de se obtê-las. Depois, armazene-as de forma que elas fiquem protegidas do vento ou umidade e plante-as quando achar que deve.

3

Agora você deve optar pelo método a ser utilizado para plantar. Se você deu um jeito de obter as sementes, lembrando que elas também podem ser compradas, explicaremos como o processo deve ser feito. Mas devo alertar que plantar através das sementes, por mais que seja a forma mais divertida pelo fato de acompanhar todo o processo de desenvolvimento da planta, nem sempre é o método mais rápido e fácil.

Você pode optar pelos outros métodos de reprodução como a estaquia, alporquia e mergulhia. Em umComo temos artigos sobre os respectivos métodos que explicam detalhadamente como devem ser feitos e qual se adéqua a cada tipo de planta, confira!

4

Caso você deseja plantar através das sementes, também explicamos-lhe o que deve ser feito. Em primeiro lugar certifique-se de que as suas sementes estão boas e poderão se desenvolver. Depois, escolha onde pretende plantá-las, recomenda-se plantar diretamente no local em que ela ficará para a sua vida e se precisar realizar replantios, deixe esta etapa para quando ela já estiver mais desenvolvida. Ela pode ser plantada no solo ou em vasos, se for em vaso, escolha um que não seja muito pequeno para que ela não encontre frustrações no decorrer do seu crescimento.

Adicione à terra, do vaso ou solo, uma boa quantidade de substratos para mudas e deposite as sementes sobre uma camada de 1 cm de terra. Molhe estas sementes recém-plantadas com um spray de modo que a superfície da terra nunca fique totalmente seca, mas também não deve ficar encharcada. Este processo pode levar até um mês, quando pode se notar os primeiros brotos da Jasmim.

5

Assim que a jasmim já se encontrar na sua "idade jovem", ou seja, com alguns mas não muitos centímetros de altura, que variam de acordo com o tipo - como foi dito, algumas podem ser trepadeiras e outras podem ser arbustivas. Para evitar doenças, fungos e mofo, o jasmim deve ser plantado no sol e lá deve permanecer para ter uma boa saúde.

A incidência do sol não pode ser muito forte, principalmente sobre os horários de pico. 5 horas de sol diárias são suficientes para esta planta, mas se chegar às 8 horas também não tem problema, desde que este não seja muito forte.

Dicas no plantio de Jasmim - Passo 5
Imagem: belaspaisagens.com.br
6

Para manter o seu jasmim, se a planta tiver sido plantada num vaso, procure move-lo para dentro de casa nas noites mais frias. Isso evita que a planta atrofie a sua floração. Saiba mais em O que fazer se as flores de jasmim não florescem mais.

Quando ela atingir a idade adulta, pode ser regada de duas a três vezes por semana, com intensidade variada aumentada em períodos de seca. E veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas no plantio de Jasmim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Lucia Fanganiello
Meu jasmim esta plantado num vaso, de uma semana para cá esta ficando com as folhas amarelas, como fazer????
maria
Está na hora de por no chão pois a raiz ta necessitando de mais espaço pra expandir.
Imagem: tocadacotia.com
Imagem: belaspaisagens.com.br
1 de 3
Dicas no plantio de Jasmim