Partilhar

Como cultivar Flor de Jade - plantio, mudas e cuidados

Por Sara Viega. Atualizado: 1 julho 2018
Como cultivar Flor de Jade - plantio, mudas e cuidados

Você deseja saber como plantar Flor de Jade, de nome científico Strongylodon macrobotrys? Esta planta originária das Filipinas é uma trepadeira rara e muito bonita que é usada para decorar jardins, casas, varandas e caramanchões. Da família das leguminosas, a rara flor de jade pode chegar aos 20 metros de comprimento, sendo que o habitual é atingir apenas oito. As suas folhas verdes abundantes proporcionam boas sombras e as flores têm o formato de garras, com um brilho de pérola e um tom azul turquesa intenso (daí o seu nome de jade), o que chama os beija-flores. Se essa informação foi suficiente para despertar o seu interesse em ter essa linda flor em sua casa, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como cultivar Flor de Jade!

Também lhe pode interessar: Como cultivar Flor de Maio

Como fazer muda de Jade?

O jeito mais simples de fazer muda de Jade é através da estaquia. Retire o galho que deseja para fazer a muda, podando perto da forquilha do galho principal, usando ferramentas afiadas para não ferir o galho ou a trepadeira. Procure uma estaca com caule grosso e folhas saudáveis. Garanta que deixa um espaço entre a extremidade do caule e as folhas para que, ao plantar, não seja necessário cortá-las.

Em seguida, coloque o galho em substrato preparado e cubra até 15 centímetros da base. Um tônico ou hormônio, uma combinação de hormônios de plantas, faz com que as estacas cresçam com mais força, o que aumenta as chances de sucesso do cultivo da planta.

A muda de Jade deve ser mantida na sombra até as raízes fixarem bem. Um jeito eficaz de fazer isso consiste em tirar algumas folhas de palmeiras e colocar na vertical ao lado da muda. Depois de estabelecer as raízes, esse sombreamento deve ser retirado para que a planta receba luz solar.

Dica: Para saber mais sobre este procedimento, confira esse artigo que explica como fazer estaquia.

Planta Jade: como cuidar?

Para manter sua flor de jade bonita durante todo o ano, confira essas dicas sobre o cuidado da planta:

  • A flor de jade é perene e vigorosa e a sua altura depende do suporte em que se encontra. A sua floração ocorre na primavera e no verão, altura em que forma inflorescências axilares longas.
  • A nível de luz, o cultivo da planta Jade deve ser feito sob meia-sombra (em lugares quentes) ou sol pleno (em lugares mais frios). A flor tolera temperaturas baixas até 5 º, mas não menos. Procure lugares com temperaturas com cerca de 15 º noturnos e entre 23 º e 26 º durante o dia. Se você levar uma flor de jade de luz indireta para luz direta sem ajustar a mudança, ela pode queimar com a luz, por isso tente fazer uma mudança gradual.
  • O solo deve ser arenoso, espaçoso fértil e enriquecido com matéria orgânica. Se você preferir fazer o sue próprio solo, pode misturar perlita, areia e um tipo de compostagem. A irrigação deve ser feita em intervalos regulares e a adubação anual nas estações de primavera e verão é essencial para garantir o florescimento abundante. O adubo recomendado é NPK 10-10-10, sendo que o solo deve ser substituído a cada 3 a 4 anos. Isso garante que você nota se as raízes apresentam algum problema de apodrecimento.
  • Por ser uma planta de áreas tropicais, a flor de jade gosta de calor e umidade, não tolerando bem temperaturas baixas com frio intenso ou geadas.
  • Para conter o crescimento e renovar a folhagem desta planta, também é recomendado podar com regularidade. O ideal é podar os galhos durante todo o ano, removendo os ramos mais secos após a florada e da adubação. Se a flor de jade estiver muito doente, uma poda radical é recomendada, mas só neste caso.
  • Para fazer a planta de Jade florir, faça uma adubação excepcional com esterco curtido e farinha de osso. Regue sempre no final da tarde, evitando encharcar a planta.
  • Se a planta for atacada por insetos, use um cotonete com um pouco de álcool isopropílico para limpar as folhas. Pequenos depósitos felpudos e brancos na planta podem indicar a presença de pragas.

Sugestão: Consulte esse artigo para saber o que se pode colocar na compostagem.

Flor de Jade - cores

Apesar da cor tradicional ser o azul turquesa, a flor de jade também pode ser encontrada em outros tons como branco, tonalidades de verde, laranja avermelhado, entre outros. Os tons mais buscados incluem:

  • Flor de jade preta ou negra
  • Flor de jade vermelha: Apesar de serem idênticas, a jade vermelha não é a mesma espécie que a planta trepadeira jade. Contudo, é da mesma família - fabaece. A jade recebeu o nome, como mencionado antes, pelo seu tom de pedra preciosa. A jade vermelha possui esse nome porque as suas flores possuem um formato semelhante ao da jade trepadeira.
  • Flor de jade amarela
  • Flor de jade azul

Sugestão: Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

Como cultivar Flor de Jade - plantio, mudas e cuidados - Flor de Jade - cores
Imagem: flora1000flores.blogspot.com

Outras plantas e flores

Se você é fã de flores e quer descobrir como cuidar de outras plantas perfeitas para deixar o seu jardim ou varanda cheios de vida, não hesite em conferir esses artigos do umCOMO:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar Flor de Jade - plantio, mudas e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar Flor de Jade - plantio, mudas e cuidados

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Marli Muratori
Gostaria de saber se posso cultivar a jade em valos pois tenho quinta calçado mas gostaria de plantar para fazer um caramanchão na lateral da casa. Quando me mudei para cá tinha uma jade linda plantada no solo, mas com o calçamento do quintal ela ficou muito exprimida e depois morreu porque tivemos que colocar remédio para matar formigas enormes que fizeram toca bem nas suas imediações. Sinto falta da planta que era muito linda e dava flores maravilhosas. Agradeço se puderem me orientar.
Maria José Possati de Moraes
Minha Jade já cobriu todo o meu pérgola. Porém depois de ter dado flores todos os anos. Este ano ainda não florou, e agora está com as folhas todas amareladas e caindo. O tronco dela está com rachaduras. Agradeço se alguém puder me orientar para salvar minha jade.
Roselane Nogueira
Eu acho que está no tempo das folhas ficarem amarela e caindo, mas tbm vc tem que colocar adubo, e podar tbm pra da força, espero que ajudei um pouquinho,bjs fica com JESUS
Ari Délcio Cavedon
Tenho uma muda de flor de jade vermelha. Sem mais nem menos, ela murchou toda ainda no saco original com terra original que comprei. Tirei toda a terra fora, deixei as raízes expostas, replantei em terra vegetal com esterco e ela brotou vigorosamente. Uma de suas folhas está aparecendo com manchas brancas. Não são cochonilhas, aparentemente não é praga. O que seria? Alguma deficiência mineral? Em tempo, sou agrônomo e entendo um pouco de plantas. Que lhe parece?
Josy
Olá, sua jade vai brotar
Porém sugeria vc por farinha de ossos nela é ótimo, a minha tem 9 meses e super embalou e está até com flores.
Roselane Nogueira
Boa tarde, qual qunidade, pra planta adulta, esta no chão, obrigado
Luis
Boa noite!!! Tenho uma trepadeira jade faz mais ou menos 1 mês e meio... só que ela não está soltando brotos. Jogo água todos os dias e nada, fiz adubação também e nada. Ela está viva só que sem se desenvolver.
O que posso fazer?
Como posso estimular a brotação com a poda? Em qual parte da planta posso cortar?
Vanessa Cabral
tenho uma jade , plantei a 3 meses , já teve praga que tratei com koltrini , agora depois que adubei , está com manchas brancas nas folhas . como devo tratar ?
Editor umComo.com.br
Oi Vanessa! O fungo branco indica que tem mofo no vaso. Confira as dicas desse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-eliminar-fungos-das-plantas-cuidados-simples-27945.html
Weber
Olha, meus parabéns pela excelente matéria. Plantei três mudas de jade no pergolado de casa e fui procurar informações sobre o cultivo no google e depois de pesquisar em vários sites, encontrei apenas aqui informações completas:
1: Como planta
2: como rega:
3: como aduba:
4: adubação periódica para obter uma carga grande na floração.

Meus parabéns!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Weber! Valeu pelo comentário! Continue acompanhando as dicas do umCOMO :)
Agda Maria Coelho Vivian
Minha planta flor de Jade trepadeira está plantada em local que recebe apenas o sol da manhã. O que fazer para compensar a falta do sol pleno? Qual adubo devo usar?
Zoraide Ferreira Santos Ferreira Santos
Tirei minha jade trepadeira da terra fui obrigada. Agora ela está num vaso. Caiu quase todas as folhas. Será que ela vive num vaso ? O que me indica a fazer com ela
amelia kaiser garcia
Gostaria de comprar duas mudas grandes. Posw indicAR onde comprar? Moro no sul de minas

Como cultivar Flor de Jade - plantio, mudas e cuidados
Imagem: flora1000flores.blogspot.com
1 de 2
Como cultivar Flor de Jade - plantio, mudas e cuidados

Voltar ao topo da página