Partilhar

Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

A planta sapatinho de judia, cujo nome científico é Thunbergia mysorensis, tem sua origem no sul da Espanha e no sudeste da Índia. É uma planta trepadeira de porte considerável, tropical, e suas pétalas possuem um formato que lembram um sapatinho - daí a origem do apelido. É uma belíssima planta para deixar seu jardim mais bonito e ter uma casa mais alegre. A sapatinho de judia é muito usada no paisagismo, é uma planta fácil de cuidar e dá um toque todo especial à decoração. Todos que passarem pelo seu jardim se encantarão com a planta!

Neste artigo do umCOMO vamos ensinar a você como plantar e cuidar da sapatinho de judia da melhor forma para que ela cresça vigorosamente. Continue lendo para saber mais sobre como ter uma trepadeira sapatinho de judia.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma flor de cera

Como plantar sapatinho-de-judia

O plantio da trepadeira sapatinho de judia é feito por de sementes ou mudas. O preço costuma ser bastante em conta: paga-se em torno de R$6 pela muda da trepadeira (informações referentes a 2018).

Trepadeira sapatinho de judia

Ao plantá-la, o lugar escolhido deve ser pensado com muito cuidado. Não a coloque em muros aonde ela pode não se desenvolver muito bem. Uma boa opção é plantar a trepadeira sapatinho de judia em pergolados altos ou caramanchões para que ela ganhe o devido destaque ornamental na decoração e paisagismo de sua casa e jardim, mas você também pode plantá-la próxima a muros ou cercas que tenham boa sustentação.A sapatinho de judia é uma planta de porte considerável, uma vez que, quando adulta, seus ramos podem atingir até 6 metros de altura. Não esqueça de levar isso em consideração na hora de escolher o melhor lugar para o plantio.

O solo para o cultivo da flor sapatinho de judia deve ser rico em matéria orgânica e bem particulado. Você pode usar uma mistura de composto orgânico e adubo de animal de curral curtido na proporção de 3:1. Outra opção, caso você esteja cultivando sua planta sapatinho de judia em vaso, é utilizar fertilizante NPK de formulação 4-14-8, cerca de 100g por muda (mais ou menos 10 colheres de sopa).

Flor sapatinho de judia

Lembre-se de adicionar o mesmo fertilizante NPK rico em fósforo sempre no início da época de floração (julho, setembro e janeiro), que é quando a planta necessita de mais nutrientes. A planta pode ter uma época de floração diferente dependendo do lugar aonde você mora. Vale checar as informações na hora de comprar a muda.

Como cuidar da sapatinho-de-judia

Deve-se levar em conta o clima do local em que você está querendo plantar sua sapatinho de judia. A planta não tolera geadas e ventos fortes. Em climas mais frios, ponha a planta em algum lugar que tenha sol pleno. Em climas mais quentes, o local escolhido deve pegar sol pela manhã e sombras no período da tarde.

A questão da rega também é importante. Enquanto sua planta sapatinho de judia for jovem, vale regá-la duas vezes na semana, sem encharcar, apenas para umedecer o solo. Regas moderadas e diárias são a melhor opção para a sua planta sapatinho de judia, uma vez que, de maneira geral, trepadeiras odeiam terra encharcada.

A poda não é necessária, mas pode ser feita para conduzir o crescimento da planta e para a retirada de ramos secos e mal-formados.

As flores da sapatinho-de-judia merecem uma atenção especial! Além de uma linda coloração de amarelo e tons de vermelho, elas contém muito néctar e atraem muitos beija-flores! Sua casa estará sempre rodeada por pássaros e cada vez mais cheia de vida.

Sugestão: Trepadeira brinco-de-princesa em pergolado - Como cultivar e manter

Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar - Como cuidar da sapatinho-de-judia

Como fazer muda de sapatinho-de-judia

A técnica utilizada para fazer mudas da sapatinho de judia é a estaquia. Através desse método, é possível realizar novas plantações a partir de uma planta original da flor sapatinho de judia. Você pode comprá-la pronta em lojas de jardinagem ou fazer em casa caso já tenha uma sapatinho de judia, se quiser plantá-la novamente em outro local ou até mesmo presentear alguém. A estaquia é fácil de fazer, mas exige cuidado e atenção.

Limpe bem a tesoura que será utilizada no procedimento para que possíveis fungos presentes na tesoura não contaminem a planta. Depois, corte os ramos da planta que já cresceram o suficiente e retire-os juntamente com a raiz para que sejam plantados em outro local. Para auxiliar no enraizamento, utilize um biofertilizante à base de estaca no local escolhido para o replantio. Saiba mais no artigo "como fazer estaquias".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

4 comentários
Lúcia
Olá, Natália.
Gostei muito das informações. Mas fico receosa. Posso plantar uma muda do sapatinho de judia num vaso grande? Gostaríamos de colocar no quintal de casa, onde pega sol pela manhã e à tarde faz sombra. É possível? Vi o nome do fertilizante que colocou. Só isso ele vai crescer? Onde moramos tem muitos beija-flores e gostaríamos de colocar essa planta...
Aguardo um retorno. Desde já, agradeço.
Lúcia
A sua avaliação:
Keziah Rocha
Como cuidar de parreira de uva no jardim? Qto tempo demora para começar a dar frutos? A parreira aceita bem o pergolado como suporte?
Adriano
Vc dispõe de local para compra de mudas??
Ursula Boss Sakamoto
Eu tenho um tipo de pergolado e está lindíssima mas não sabia que tinha sementes...vou verificar, pois estou querendo fazer mudas para plantar em vários lugares...é muito linda e de fácil cuidado.

1 de 2

Voltar ao topo da página