Partilhar

Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

Por Nathália Oliveira. 1 julho 2018
Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

A planta sapatinho de judia, cujo nome científico é Thunbergia mysorensis, tem sua origem no sul da Espanha e no sudeste da Índia. É uma planta trepadeira de porte considerável, tropical, e suas pétalas possuem um formato que lembram um sapatinho - daí a origem do apelido. É uma belíssima planta para deixar seu jardim mais bonito e ter uma casa mais alegre. A sapatinho de judia é muito usada no paisagismo, é uma planta fácil de cuidar e dá um toque todo especial à decoração. Todos que passarem pelo seu jardim se encantarão com a planta!

No artigo de hoje em umCOMO vamos ensinar a você como plantar e cuidar da sapatinho de judia da melhor forma para que ela cresça vigorosamente. Continue lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma flor de cera

Como plantar sapatinho-de-judia

O plantio da trepadeira sapatinho de judia é feito por de sementes ou mudas. O preço costuma ser bastante em conta: paga-se em torno de R$6 pela muda da trepadeira (informações referentes a 2018).

Ao plantá-la, o lugar escolhido deve ser pensado com muito cuidado. Não a coloque em muros aonde ela pode não se desenvolver muito bem. Uma boa opção é plantar a trepadeira sapatinho de judia em pergolados altos ou caramanchões para que ela ganhe o devido destaque ornamental na decoração e paisagismo de sua casa e jardim, mas você também pode plantá-la próxima a muros ou cercas que tenham boa sustentação.A sapatinho de judia é uma planta de porte considerável, uma vez que, quando adulta, seus ramos podem atingir até 6 metros de altura. Não esqueça de levar isso em consideração na hora de escolher o melhor lugar para o plantio.

O solo para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e bem particulado. Você pode usar uma mistura de composto orgânico e adubo de animal de curral curtido na proporção de 3:1. Outra opção, caso você esteja cultivando sua sapatinho de judia em vaso, é utilizar fertilizante NPK de formulação 4-14-8, cerca de 100g por muda (mais ou menos 10 colheres de sopa).

Lembre-se de adicionar o mesmo fertilizante NPK rico em fósforo sempre no início da época de floração (julho, setembro e janeiro), que é quando a planta necessita de mais nutrientes. A planta pode ter uma época de floração diferente dependendo do lugar aonde você mora. Vale checar as informações na hora de comprar a muda.

Como cuidar de sapatinho-de-judia

Deve-se levar em conta o clima do local em que você está querendo plantar sua sapatinho de judia. A planta não tolera geadas e ventos fortes. Em climas mais frios, ponha a planta em algum lugar que tenha sol pleno. Em climas mais quentes, o local escolhido deve pegar sol pela manhã e sombras no período da tarde.

A questão da rega também é importante. Enquanto sua planta sapatinho de judia for jovem, vale regá-la duas vezes na semana, sem encharcar, apenas para umedecer o solo. Regas moderadas e diárias são a melhor opção para a sua planta, uma vez que, de maneira geral, trepadeiras odeiam terra encharcada.

A poda não é necessária, mas pode ser feita para conduzir o crescimento da planta e para a retirada de ramos secos e mal-formados.

As flores da sapatinho-de-judia merecem uma atenção especial! Além de uma linda coloração de amarelo e tons de vermelho, elas contém muito néctar e atraem muitos beija-flores! Sua casa estará sempre rodeada por pássaros e cada vez mais cheia de vida.

Sugestão: Trepadeira brinco-de-princesa em pergolado - Como cultivar e manter

Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar - Como cuidar de sapatinho-de-judia

Como fazer muda de sapatinho-de-judia

A técnica utilizada para fazer mudas da sapatinho de judia é a estaquia. Através desse método, é possível realizar novas plantações a partir de uma planta original. Você pode comprá-la pronta em lojas de jardinagem ou fazer em casa caso já tenha uma sapatinho de judia, se quiser plantá-la novamente em outro local ou até mesmo presentear alguém. A estaquia é fácil de fazer, mas exige cuidado e atenção.

Limpe bem a tesoura que será utilizada no procedimento para que possíveis fungos presentes na tesoura não contaminem a planta. Depois, corte os ramos da planta que já cresceram o suficiente e retire-os juntamente com a raiz para que sejam plantados em outro local. Para auxiliar no enraizamento, utilize um biofertilizante à base de estaca no local escolhido para o replantio. Saiba mais no artigo "como fazer estaquias".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ursula Boss Sakamoto
Eu tenho um tipo de pergolado e está lindíssima mas não sabia que tinha sementes...vou verificar, pois estou querendo fazer mudas para plantar em vários lugares...é muito linda e de fácil cuidado.

Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar
1 de 2
Sapatinho-de-judia: como plantar e cuidar

Voltar ao topo da página