Cuidar de uma planta

Glicínias: como plantar e cuidar

Glicínias: como plantar e cuidar

A glicínia, também chamada de wisteria, é uma planta trepadeira florífera de tons azuis e roxos que costuma ser utilizada no paisagismo para cobrir arcos e telhados pois seus ramos tombam de tal forma que cobrem o que estiver por baixo dando a impressão de que "chove flores". A glicínia é uma planta ornamental originária de países como a China e Japão que, em situações propícias, podem atingir quase 10 metros, sendo assim, quando se planta a glicínia é necessário ter bastante espaço aberto. Se você se interessa pela planta e quer saber como plantar e cuidar de glicínias, leia este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das plantas de folhas grandes

Índice

  1. Como cultivar glicínias
  2. Em qual época do ano é melhor plantas glicínia?
  3. Onde plantar?
  4. Como cuidar da glicínia
  5. Como podar glicínia
  6. Como plantar glicínia em vaso

Como cultivar glicínias

A glicínia não é das plantas mais fáceis de se fazer florescer, sendo assim, é necessário tomar bastante cuidado com o trato do solo no qual o plantio será feito. Primeiramente, escolha um local de solo fértil, caso não haja em seu terreno, adube a terra com húmus de minhoca, certifique-se de que o solo está devidamente úmido, mas não úmido demais pois muita água pode acabar matando sua planta, além disso também necessário que a terra tenha boa drenagem, também para evitar o afogamento da glicínia. Após o preparo adequado do solo, siga os seguintes passos:

  1. Faça buracos na terra que tenham aproximadamente o tamanho das raízes da planta e o dobro de sua largura;
  2. Mantenha uma distância mínima de 2 metros entre um buraco e outro, afinal, as raízes da glicínia precisam de espaço;
  3. Coloque as plantas nos buracos da terra;
  4. Preencha os espaços vazios com terra adubada.

A glicínia é uma planta trepadeira, você também pode se interessar pelo artigo sobre como cuidar de uma planta trepadeira.

Glicínias: como plantar e cuidar - Como cultivar glicínias

Em qual época do ano é melhor plantas glicínia?

O ideal é que se plante as glicínias durante a primavera ou inverno. Não tenha pressa para o início da floração, as glicínias são plantas de desenvolvimento demorado e pode levar anos até que as primeiras flores apareçam, apesar disso, são plantas que duram quase um século quando bem tratadas.

Glicínias: como plantar e cuidar - Em qual época do ano é melhor plantas glicínia?

Onde plantar?

  • Escolha um lugar aberto que não esteja coberto por outras plantas, a glicínia gosta de espaço para poder se expandir, além disso, a planta gosta muito do sol, sendo assim, outras plantas podem cobrir a luz natural e acabar impedindo que sua glicínia floresça;
  • A glicínia costuma ser colocada em lugares altos para cobrir estruturas devido ao aspecto bonito dado por sua cobertura, entretanto, tome cuidado para não plantá-la muito próxima à janelas e portas pois a planta cresce muito e pode acabar invadindo sua residência;
  • Tome cuidado para não colocar a planta em cima de estruturas fracas pois, quando grande, a glicínia pesa bastante e pode acabar quebrando a estrutura em cima da qual foi depositada.
Glicínias: como plantar e cuidar - Onde plantar?

Como cuidar da glicínia

  • Durante a primavera adube os arredores de sua planta com compostos orgânicos e restos de folhas;
  • Durante o inverno jogue por cima da terra um pouco de farinha de ossos e fósforo, essa mistura é essencial para o florescimento da glicínia;
  • Regue suas plantas semanalmente em caso de escassez de chuva.

Como podar glicínia

A poda é essencial para o florescimento da glicínia, sem ela sua planta florescerá pouco ou nada e ganhará aspecto de descuido. Para podar a glicínia siga os seguintes passos:

  1. Realize a poda sempre durante o fim do inverno;
  2. Remova os brotos e restos do florescimento já passado, o ideal é que se deixe apenas alguns brotos por galho;
  3. Durante o verão, após a queda das folhas, realize novamente a poda sem deixar resquícios velhos que possam atrapalhar a planta, além disso, remova também os brotos velhos que acabaram por não florescer na última primavera. A poda no verão pode ser feita sempre que necessária;

A poda é necessária pois resquícios mortos e velhos da glicínia podem atrapalhar o crescimento de novos e sadios brotos.

Veja também: Trepadeira brinco de princesa em pergolado - como plantar e cuidar

Como plantar glicínia em vaso

  1. Pegue um vaso médio de barro e faça uma camada de pedras, a camada será essencial para evitar a retenção de água na terra e, por consequência, evitará também o afogamento da planta;
  2. Coloque terra preta acima das pedras;
  3. Faça um buraco de aproximadamente 5 centímetros no meio da terra;
  4. Se possível, embebede a base da glicínia com hormônios que facilitem o crescimento das raízes, isso ajudará na fixação da planta em seu vaso;
  5. Insira a glicínia no buraco na terra e preencha o espaço vazio com terra firmemente para garantir a estabilidade da planta.
  6. Regue sempre sua planta, a hidratação é essencial principalmente nesse primeiro momento de crescimento de raízes e fixação no solo.

Veja também: Como plantar primavera Buganvília

Glicínias: como plantar e cuidar - Como plantar glicínia em vaso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Glicínias: como plantar e cuidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
JORGE PAEZ
Aprecio glicínias, tenho chácara gostaria muito de comprar semente ou mudas. e ter mais informações sobre o cultivo.
A sua avaliação:
Cleusa
Como compra uma muda da planta glicínias ? Onde posso comprar ?
A sua avaliação:
ange
Ola, gostaria de receber mais informações sobre esta planta e outras tambm..grata, ange
1 de 5
Glicínias: como plantar e cuidar