Partilhar

Como cuidar de uma planta trepadeira

Por Sara Viega. Atualizado: 1 julho 2018
Como cuidar de uma planta trepadeira

As plantas dão vida às nossas casas, jardins e terraços, e a sua beleza depende, em grande parte, do cuidado que lhes oferecemos. As videiras, das quais existem múltiplas variedades, são bonitas e muito decorativas. No entanto, merecem alguns cuidados especiais. Em umComo vamos explicar para você como cuidar de uma planta trepadeira.

Também lhe pode interessar: Glicínias: como plantar e cuidar
Passos a seguir:
1

É imprescindível que saiba que você é o responsável por orientar o crescimento da planta trepadeira, portanto, decida onde deseja colocá-la e o espaço que deseja que ocupe. Embora possa parecer óbvio, tenha cuidado e não permita que cresça tampando uma porta ou uma janela. Arames, ramos e flanges serão de grande ajuda para redirecionar a sua planta trepadeira.

2

No inverno, todas as plantas exigirão alguns cuidados especiais. Certifique-se de prender bem a planta à grade ou parede para que o vento não acabe jogando a planta trepadeira no chão. Além disso, com relação ao frio -e dependendo sempre do tipo de trepadeira- se as temperaturas baixarem muito, estas devem ser cobertas. Se estas recomendações forem sempre seguidas sobre como cuidar de uma trepadeira, certamente que a planta suportará todo o inverno sem problemas.

3

No verão, devemos ter cuidado com as altas temperaturas. A própria planta volta-se para o sol, sendo necessário termos cuidado para que não acabe se queimando. Se estiver muito calor, pulverize água sobre os seus ramos para refrescá-la sem abusar. Também não queremos encharcá-la de água. Para que fique bonita no verão, recomendamos que regue a sua trepadeira pela manhã. Deste modo, ela se manterá úmida durante parte do dia e poderá suportar melhor o calor.

4

Em relação à primavera, devemos lembrar que é a época em que há mais pragas. Assim, devemos ter muito cuidado para evitá-las. Nunca é demais utilizar remédios caseiros para que a nossa trepadeira não seja atacada por uma praga. Esta é a estação da poda e, portanto, o momento de dar forma à sua planta. Pense bem como deseja que ela continue crescendo. Aproveite para tirar tudo que não interessa e limpá-la.

Veja também: Trepadeira brinco de princesa em pergolado - como plantar e cuidar

5

No outono é o momento certo para podar para que resistam às mudanças de temperatura do inverno. Assim, durante esta estação devemos diminuir a irrigação, tanto em quantidade como em assiduidade, já que não é necessária tanta água.

Como pode ver, o cuidado das plantas trepadeira não difere muito do de uma planta normal, e o mais importante é nos responsabilizarmos de que tome a direção adequada.

Sugestão: Glicínias: como plantar e cuidar - Dicas para uma trepadeira perfeita

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma planta trepadeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma planta trepadeira

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Onilda Andrade de Almeida Barbosa
Fiz um pergolado de 2m e meio de altura , quero plantar trepadeira jade, qual tempo para crescimento? Qual distanciamento entre uma muda e outra?
cida
Preciso de informacoes sobre como fazer a poda em uma planta.E preciso que seja feita por um profissional habilitado, ou leigos tem como fazer
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cida! Durante os primeiros dois anos uma planta trepadeira não precisa de poda, deve deixá-la crescer ganhar altura e densidade de folhas. Durante este tempo basta remover os galhos que estiverem doentes. Mas quando a trepadeira já for adulta, então precisa de uma poda de manutenção. A melhor altura para o fazer é quando a planta estiver em repouso, ou seja, no inverno. O que deve fazer é remover galhos mortos, secos, quebrados, novos rebentos fracos e flores ou frutos passados. Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida, não hesite em deixar nos comentários! Obrigada pelo seu comentário :)

Como cuidar de uma planta trepadeira
Como cuidar de uma planta trepadeira

Voltar ao topo da página