Cuidados das plantas

Como cuidar de uma trombeta americana

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 23 fevereiro 2017
Como cuidar de uma trombeta americana

A trombeta americana é conhecida na botânica pelo nome de Campsis radicans, no entanto, pode receber popularmente vários nomes como o de trombeta americana, jasmim-da-virgínia, bignônia vermelha ou trombeta trepadeira. Trata-se de uma planta originária do sudeste dos Estados Unidos e caracteriza-se por suas flores, que são muito vistosas e crescem com uma forma genuína de trombeta, deixando o jardim com diversos tons que vão desde o laranja até o vermelho, encontrando também exemplares cujas flores apresentam uma cor similar ao fúcsia. Dispõe de espaço suficiente no exterior de sua casa? Então esta espécie pode ser muito adequada para decorar o seu jardim e neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como cuidar de uma trombeta americana.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma buganvília

Índice

  1. Solo e clima
  2. Irrigação da trombeta americana
  3. Tutor
  4. Poda da trombeta americana
  5. Uso de fertilizantes

Solo e clima

Sua floração acontece entre o verão e o outono dando lugar a flores amplas, que podem atingir dimensões de 4-5 centímetros de diâmetro. Isso, em conjunto com a sua folhagem densa, fazem da trombeta americana uma das melhores opções para cobrir superfícies verticais. Esta planta é perene, possui um caule lenhoso e cresce de forma muito rápida, podendo chegar a uma altura de 10 a 12 metros, por isso é utilizada normalmente como uma planta trepadeira.

A trombeta americana pode se adaptar praticamente a qualquer tipo de solo, mas claro que possui as suas preferências. Cresce bem em solos ricos, úmidos e bem drenados, mas também pode se desenvolver tanto em pH ácido como alcalino e tanto em solo argiloso como arenoso.

Quanto ao clima é surpreendentemente resistente, pois às vezes pode chegar a tolerar temperaturas extremamente frias, por isso é uma das melhores plantas para o jardim, pois resiste bem às geadas e permanece vigorosa. O ideal é que desfrute de uma plena exposição ao sol, pois se por um lado tolera a semissombra, é uma planta que pode chegar a demorar anos para produzir as primeiras flores e, quando a exposição solar direta se reduz, a floração pode demorar ainda mais.

Apesar de não ser a melhor opção, a trombeta americana também pode ser plantada em um vaso.

Como cuidar de uma trombeta americana - Solo e clima

Irrigação da trombeta americana

Para cuidar de uma trombeta americana temos que ter em conta a sua irrigação. Dependerá da exposição solar da planta, do clima, do terreno e da estação do ano, mas será sempre necessário manter a terra úmida de forma constante.

No verão é preciso regar com frequência e não deixar que a terra seque, pois a planta poderia mostrar sinais de desidratação como decaimento e curvatura na folhagem.

No inverno requer muito pouca irrigação, mas será igualmente importante não deixar a terra secar e prestar atenção ao estado de saúde da planta para ir adaptando a irrigação às necessidades dela.

Neste outro artigo poderá ver como cuidar de uma planta trepadeira.

Tutor

A trombeta americana é uma planta bastante autônoma quando se trata de trepar, visto que possui raízes aéreas abundantes que crescem desde seu caule lenhoso e que a planta utiliza para se fixar nas superfícies, crescendo especialmente bem em cercas, pérgolas e árvores.

No entanto, inicialmente deve ser fixada com a ajuda de um tutor (colocar ao semear a planta para não a danificar) até que o caule lenhoso se desenvolva o suficiente como para permitir uma expansão e suporte adequados da planta.

Poda da trombeta americana

Para cuidar de uma trombeta americana temos que a ir podando. As bainhas que esta planta possui atraem as aves, que formam ninho na sua folhagem, liberando uma grande quantidade de sementes que germinam sem dificuldade. Por este motivo a trombeta americana pode ser muito invasiva, principalmente fora do seu habitat natural.

A poda deve ser o principal meio de controle desta planta trepadeira e é absolutamente necessária. Devem ser retiradas todas as flores secas para estimular o crescimento das novas e também podar no final do inverno os caules que já floresceram.

Como cuidar de uma trombeta americana - Poda da trombeta americana

Uso de fertilizantes

Quando se trata de utilizar um fertilizante para plantas é sempre recomendável escolher um produto de qualidade, o mais natural possível, pois a contaminação do meio ambiente deve ser sempre considerada.

Do mesmo modo deverão ser seguidas as recomendações de dose fornecidas pelo fabricante de cada produto, pois na atualidade existem inúmeros fertilizantes e a concentração de macro e microelementos varia de um para o outro.

Desde o início da primavera até meados do verão a fertilização deve ser semanal, durante o resto do ano não é necessário o uso de nenhum fertilizante.

Neste outro artigo pode ver como fazer um fertilizante caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma trombeta americana, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria João Correia
Boa tarde gostaria de saber se a trombeta americana pega de estaca e também com consigo as sementes da mesma, pois tenho tido muito dificuldade em encontrar esta planta no mercado mas tenho visto imensas pelas casas ,e se for fácil de pegar por estaca ou sementes também gostaria que me ensinasse o processo , obrigada pela atenção.
1 de 3
Como cuidar de uma trombeta americana