Cuidar de uma planta

Como cuidar de uma bromélia

Como cuidar de uma bromélia

A Bromeliaceae é uma família de plantas que engloba aproximadamente 3.300 espécies divididas em 58 gêneros, sendo adaptadas a climas mais secos, as bromélias têm mecanismos que as permitem até mesmo viver sem contato direto com o solo[1]. Se você gosta de plantas, prefere aquelas fáceis de cuidar mas não aprecia especialmente cactos nem suculentas, certamente irá gostar das bromélias, afinal, essa variedade de plantas floridas se adapta bem à maioria dos espaços, quer interiores quer exteriores, por serem muito resistentes. Outra vantagem que as bromélias proporcionam é que, por existirem em grande quantidade quando falamos de espécies, você terá a chance de escolher aquela da qual mais gostar e, assim que você encontrar a sua preferida e a começar a cultivar, ir atrás de informações em relação a seu cuidado.

Se já está na hora de você aprender como cuidar de uma bromélia, leia esse artigo do umCOMO pois podemos ajudá-lo nisso te fornecendo informações detalhadas sobre os cuidados com essa planta.

Também lhe pode interessar: Como cultivar bromélias

Como cuidar de bromélias

Na natureza, é possível vermos bromélias se adaptarem e acabarem por se acoplar ao tronco de árvores, tática que nada mais é do que uma forma de fazer com que a planta tenha mais acesso à luz do sol[1]

Luz

Apesar da adaptação citada, ainda assim, o objetivo não é de posicionar-se em local com uma luz forte e direta, já que, pela baixa altura atingida em relação à planta de suporte, a bromélia estará sendo coberta pela sombra da árvore em questão.

Quando vamos cultivar bromélias, assim como qualquer outra planta, devemos fazer o possível para simular suas condições de vida naturais. Pensando na tática de suporte acima citada, você deverá colocar sua bromélia em um cômodo bem iluminado, porém, sem que a planta receba luz solar direta. Outra opção para o cultivo de bromélias, é de colocá-la no tronco de uma árvore de forma a sustentá-la até que as raízes cresçam e fixem-se suficientemente no tronco.

Caso você vá cultivar a planta em ambiente fechado, saiba que, por ser resistente, a bromélia se dá bem em cômodos mais escuros também, mas isso retarda o seu desenvolvimento e floração.

Como cuidar de uma bromélia - Como cuidar de bromélias

Água

Algumas variedades de bromélia, como a Neoregelia e a Vriesia, acumulam água da chuva no interior das flores em depósitos[2] que têm justamente a função de absorver a umidade disponível e evitar tempos de seca. O acúmulo de água significa que a planta pode receber menos água do que seria de se esperar durante tempos, entretanto, ainda é necessário fornecer umidade para que a bromélia mantenha-se saudável. Uma curiosidade interessante é que alguns vegetais, animais e micro-organismos acabam se tornando dependentes dos estoques de água criados em bromélias[3], de forma que, mantê-las sempre hidratadas é também cuidar do ambiente que as cerca.

Regue a bromélia semanalmente ou quando notar que o substrato se apresenta seco e use a quantidade de água necessária para umedecer o substrato e não encharcá-lo. Em caso de dúvidas em relação à necessidade de regar a planta, esteja atento a alguns sinais: se as folhas da sua bromélia começarem a encolher, significa que a planta precisa de água; se apresentarem manchas escuras, significa que existe água a mais em seu solo.

Em dias quentes é aconselhado que borrife a bromélia com água.

Adubo

Apesar de serem plantas que se acoplam em outras, as bromélias não usufruem de nutrientes das plantas utilizadas de suporte[1], o que significa que todo devemos ter certo cuidado em relação com a quantidade de nutrientes disponível no ambiente onde se localizam. Apesar de serem plantas resistentes, o adubo é fator importante pois bromélias são utilizadas de forma ornamental e, já que o adubo a deixará mais saudável e com melhor aparência, a planta cumprirá de melhor forma sua função de adorno natural.

Caso você esteja habituado com a adubação de plantas, deve saber que adubos costumam ser do tipo NPK, ou seja, uma mistura de nitrogênio, potássio e fósforo cuja proporção dos 3 elementos varia de acordo com a necessidade de cada planta. No momento de adubar a planta, o que deverá ser feito na primavera, evite fertilizantes com boro, cloro ou fósforo em excesso e prefira um de formulação NPK 15-5-15[4].

Como cuidar de uma bromélia -

Como podar bromélia

Por não ser uma planta com grandes quantidades de folhas e muito menos volumosa, a poda da bromélia não é necessária, entretanto, assim como todos vegetais, as bromélias podem precisar de alguns aparos que deverão acontecer em caso de necessidade. As possíveis causar para apararmos bromélias envolvem pragas ou então folhas danificadas ou mortas, de forma que toda a parte que apresentar danos em sua saúde deverá ser removida.

Retire as folhas secas de forma a permitir um melhor desenvolvimento da planta, saiba também que não há prazo para realizar o processo e que você poderá realizá-lo sempre que notar necessidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma bromélia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • As flores das bromélias perduram muito tempo, no entanto muitas das espécies apenas florescem uma vez na vida, e outras demoram anos até voltar a florescer.
  • Para incentivar sua bromélia a florir, plante-a em húmus ou coloque pedaços de maçã a apodrecer no substrato, o que libertará etileno.
Referências
  1. CARVALHAES, M. A. Florística, riqueza e abundância de bromélias epífitas e o manejo de florestas de caixeta, Iguape, São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp013768.pdf. Acesso em: 29/06/2020.
  2. CARVALHO, L. C.; PESSÔA, T. C. R.; FREITAS, A. F. N.; ROCHA, C. F. D. Volume de água armazenado no tanque de bromélias, em restingas da costa brasileira. Acta Botanica Brasilica, Vol. 24, Nº 1, pp 84-95, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abb/v24n1/09.pdf. Acesso em: 29/06/2020.
  3. DIAS, M. L.; PREZOTO, F.; de ABREU, P. F.; MENINI NETO, L. Bromélias e suas principais interações com a fauna. CES REVISTA, Vol. 28, Nº 1. pp. 3-16, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/cesRevista/article/viewFile/51/pdf_15. Acesso em: 29/06/2020.
  4. de AMARAL T. L.; JASMIM J. M.; NAHOUM P. I.; FREITAS C. B.; SALES C. S. Adubação nitrogenada e potássica de bromeliáceas cultivadas em fibra de coco e esterco bovino. Horticultura Brasileira, Vol 27, Nº 3, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hb/v27n3/v27n3a04.pdf. Acesso em: 29/04/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
walter castro da rocha filho
Tenho uma bromelia gigante ou imperial com 1,6 metro de alto. Recentemente ela deu um grande cacho com uma flor. Ela se desequilibrou e tombou. Ficou assim por 7 dias e hoje esta bastante feia . Troquei de lugar deixando-a bem enterrada no chão. Ocorre que ela esta muito feia e sem brilho etc. O que posso fazer para recupera-la ??
Otton José Bertolini
Como replantar uma bromélia que já está ficando velha? Ela vai brotar novamente?
Gisele
Tenho algumas bromélias imperial no jardim. Foram plantadas ja maiores e em sol pleno. Elas estão amareladas , folhas secando. Foram plantadas há 18 meses . Gostaria de saber como fazer para revigorá-las.
SANDRA MARIA SANTOS ALVES
QUERIA ORIENTAÇÃO SOBRE BROMÉLIAS. TENHO UMA QUE GANHEI DEU FLOR E AGORA O QUE FAÇO?
A sua avaliação:
Helenisse Dias
Gostei das informações; nunca tive coragem de ter plantas pois não sei cuidar como deve ser. Ganhei alguma e estou com dificuldades, pois nem as conheço por nome. Pergunto se devo manter a bruméla na sala, uma vez que é o cômodo mais claro. Outra pergunta é como tratar a orquídea linda que ganhei tb. obrigada, valeu este artigo. :)
A sua avaliação:
tania
ola , monha bromelia imperial ,floreceu . e agora a flor (quase 1,60m) de altura esta secando ,devo cortar ou deixar assim ? em tempo ela esta plantada num vaso , e comigo ja esta uns 7 anos .
A sua avaliação:
Teresa Correia
Amei saber sobre as bromélias. Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Teresa! Que bom que o artigo te ajudou. Valeu pelo comentário :)
Maria José
Minhas bromélias se ramificaram muito .Estão muito feias . Não sei se da para plantas os ramos ,se devem ser tirados ? As folhas externas secam e eu vivo tirando . Está certo . Preciso de ajuda . Não sei como cuidar delas
A sua avaliação:
Fernando Rodrigues
Bom dia, eu tenho uma brumélia cupcake e ela está a ficar com as folhas castanhas, porque será, será agua de mais?
A sua avaliação:
Sueli Adolfo dos Santos
Adorei a matéria.Ganhei algumas mudas e as plantei em um vaso de plástico na minha varanda,porém fiquei preocupada pois o ambiente não recebe luz solar direta, mas também não é muito escuro. E essa matéria esclareceu minhas dúvidas.Parabéns.
Editor umComo.com.br
Oi Sueli! Que bom saber que a matéria esclareceu suas dúvidas. Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
JOCILEIDE
AMO PLANTAS
Editor umComo.com.br
Oi Jocileide! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Marcia
Eu quero saber como cuidar de uma bromélias comprei uma linda mais já está desbotada e eu não sei como cuidar ela parece uma escama de peixe e tem uma florzinha rica na ponta linda
Marcia
Quero muito saber como cuidar de uma bromélia fiquei encantada quando vi a flor nunca tinha visto antes ela é rosa com uma pequena flor roxa na ponta parece uma escama de peixe podem me ensinar como cuidar?
Gelzon M, de Jesus
Eu Gelzon , agostaria de saber ou que eu dar as minhas bromélias, para que elas pode dar flores? Eu tenho em minha casa, 3, tipos de especies. E queria que vocês mim explica-se como quitiva. OU Brigado.
Sueli
Posso plantar bromélias com terra? Ou só com substrato? Porque hoje o,substrato é muito usado? Sempre usei terra adubada nas minhas plantas mais sempre tive curiosidade quanto ao substrato abraços
1 de 3
Como cuidar de uma bromélia