Partilhar

Como cultivar bromélias

Como cultivar bromélias
Imagem: infojardin.com

As bromélias são plantas ideais para dar vida e cor ao seu jardim. As bromélias são típicas do continente americano e existem pelo menos duas mil espécies, mas graças à sua versatilidade podem ser cultivadas com qualquer clima. Descubra neste artigo de umComo.com.br o que deve fazer para cultivar bromélias em casa e como deve cuidar delas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma bromélia
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber para cultivar bromélias é que este tipo de planta cresce ao lado das árvores, mas pode se adaptar a um vaso preferivelmente de cerâmica ou plástico e com ventilação por baixo e dos lados. Encha o vaso com diversos tipos de terra. Para garantir a drenagem da planta, encha o vaso com argila e carvão.

2

Para o crescimento da planta você deve garantir sua fertilização. Nos primeiros 15 dias é recomendável colocar adubo foliar universal e nos 15 dias seguintes adubo para floração, para ajudar sua planta a crescer com uma cor chamativa e saudável. Vá a uma loja de confiança e peça que lhe recomendem os fertilizantes mais confiáveis.

3

As bromélias costumam floresceruma vez, algumas rapidamente e outras podem demorar anos. Quando uma bromélia floresce é comum que nasçam filhos da planta; se deseja retirá-los é recomendável fazê-lo com uma tesoura, pois cortar com uma faca poderia deteriorar a planta.

4

Se for inverno, não se preocupe pela temperatura. Esta planta costuma suportar de 0ºC até 40ºC sem sofrer nenhuma variação ou colocar em risco seu cultivo. No entanto, é importante que a intensidade da luz seja alta, pois quanto mais luz tiver melhor será a cor das suas folhas e de suas flores.

5

A água é indispensável para as bromélias, já que elas vivem da umidade. Por isso, regue suas bromélias de duas a três vezes por semana quando tiver pouca umidade. Apesar de tolerarem períodos de seca, é importante que tenham sempre um pouco de água no fundo.

6

Esta planta é resistente a quase todas as pestes, mas pode chegar a apresentar algum tipo de escamas marrons ou brancas. Nesse caso vá até à floricultura mais próxima e peça um produto repelente para estas bactérias. Além disso, é importante que afaste dela todo o tipo de inseticidas pois podem causar danos importantes nas suas folhas e raiz. Evite sempre o ar condicionado e o excesso de irrigação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar bromélias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar bromélias

4 comentários
Marcos Rodrigues de Morais
Quero saber como cuidar de bromélias e outras espécies de plantas de jardim
A sua avaliação:
Luiz Sukarno
Gostei muita da matéria sobre como cuidar das bromélias .
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
Vilma
Gostaria de saber como devo proceder estou com uma bromélia as fls. ainda tá verde mas a chupeta ou flor estar sem vida e as pontas queimadas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Vilma! Confira essas dicas para cuidar de bromélias podem ser que ajudem: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-uma-bromelia-14378.html
A sua avaliação:
Gislaine Luzardo
Boa tarde ! tenho uma bromelia daquelas q ten um copinho no centro, me falaram q esse copinho tem q estar sempre com agua, só q agora começou a sair o botãozinho da flor, continuo colocando agua no copinho dela ou deixo secar? por favor me ajudem, não sei o q fazer. Obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gislaine! Agora você deve umedecer o substrato da planta, evitando encharcar para evitar a proliferação de fungos, mas também não a deixe ficar seca. Pode encontrar mais informações sobre os cuidados da bromélia nesse artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-uma-bromelia-14378.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como cultivar bromélias
Imagem: infojardin.com
Como cultivar bromélias

Voltar ao topo da página