O cultivo de plantas

Como cultivar bromélias

Como cultivar bromélias
Imagem: infojardin.com

As bromélias são plantas ideais para dar vida e cor ao seu jardim. As bromélias são típicas do continente americano e existem pelo menos duas mil espécies, mas graças à sua versatilidade podem ser cultivadas com qualquer clima. Descubra neste artigo de umComo.com.br o que deve fazer para cultivar bromélias em casa e como deve cuidar delas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma bromélia
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber para cultivar bromélias é que este tipo de planta cresce ao lado das árvores, mas pode se adaptar a um vaso preferivelmente de cerâmica ou plástico e com ventilação por baixo e dos lados. Encha o vaso com diversos tipos de terra. Para garantir a drenagem da planta, encha o vaso com argila e carvão.

2

Para o crescimento da planta você deve garantir sua fertilização. Nos primeiros 15 dias é recomendável colocar adubo foliar universal e nos 15 dias seguintes adubo para floração, para ajudar sua planta a crescer com uma cor chamativa e saudável. Vá a uma loja de confiança e peça que lhe recomendem os fertilizantes mais confiáveis.

3

As bromélias costumam floresceruma vez, algumas rapidamente e outras podem demorar anos. Quando uma bromélia floresce é comum que nasçam filhos da planta; se deseja retirá-los é recomendável fazê-lo com uma tesoura, pois cortar com uma faca poderia deteriorar a planta.

4

Se for inverno, não se preocupe pela temperatura. Esta planta costuma suportar de 0ºC até 40ºC sem sofrer nenhuma variação ou colocar em risco seu cultivo. No entanto, é importante que a intensidade da luz seja alta, pois quanto mais luz tiver melhor será a cor das suas folhas e de suas flores.

5

A água é indispensável para as bromélias, já que elas vivem da umidade. Por isso, regue suas bromélias de duas a três vezes por semana quando tiver pouca umidade. Apesar de tolerarem períodos de seca, é importante que tenham sempre um pouco de água no fundo.

6

Esta planta é resistente a quase todas as pestes, mas pode chegar a apresentar algum tipo de escamas marrons ou brancas. Nesse caso vá até à floricultura mais próxima e peça um produto repelente para estas bactérias. Além disso, é importante que afaste dela todo o tipo de inseticidas pois podem causar danos importantes nas suas folhas e raiz. Evite sempre o ar condicionado e o excesso de irrigação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar bromélias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Robert
Ótimo artigo, parabéns a toda equipe do blog. Vou recomendar com certeza! Att, Robert Pardim
A sua avaliação:
Robert Pardim
Parabéns pelo blog, conteúdo muito bom, simples e de fácil compreensão. Vou recomendar, com toda certeza!

Comprar Grama, Preço de Grama, Grama Esmeralda, Grama Esmeralda Preço, Grama Batatais, Grama Batatais Preço, Grama São Carlos, Grama São Carlos Preço, Grama Bermuda, Grama Bermuda Preço, Grama Coreana, Grama Coreana Preço, Grama Santo Agostinho, Grama Santo Agostinho Preço, Grama para Jardim.
PAULO PEDRO RANGEL
fraco, preciso de mais informações sobre plantio
Marcos Rodrigues de Morais
Quero saber como cuidar de bromélias e outras espécies de plantas de jardim
A sua avaliação:
Luiz Sukarno
Gostei muita da matéria sobre como cuidar das bromélias .
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
Vilma
Gostaria de saber como devo proceder estou com uma bromélia as fls. ainda tá verde mas a chupeta ou flor estar sem vida e as pontas queimadas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vilma! Confira essas dicas para cuidar de bromélias podem ser que ajudem: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-uma-bromelia-14378.html
A sua avaliação:
Gislaine Luzardo
Boa tarde ! tenho uma bromelia daquelas q ten um copinho no centro, me falaram q esse copinho tem q estar sempre com agua, só q agora começou a sair o botãozinho da flor, continuo colocando agua no copinho dela ou deixo secar? por favor me ajudem, não sei o q fazer. Obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gislaine! Agora você deve umedecer o substrato da planta, evitando encharcar para evitar a proliferação de fungos, mas também não a deixe ficar seca. Pode encontrar mais informações sobre os cuidados da bromélia nesse artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-uma-bromelia-14378.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: infojardin.com
Como cultivar bromélias