Como cultivar a Stevia
A Stevia é uma planta com muitos efeitos benéficos para nosso dia a dia. Por isso, cultivar Stevia em casa pode ser muito útil para enfrentar problemas quotidianos de digestão ou fadiga, além de ser útil para múltiplos tratamentos de pele. Se quer aprender a cultivar Stevia em casa, em umComo.com.br explicamos alguns simples passos que ajudarão você a plantar esta maravilhosa planta e tirar o maior partido de suas propriedades medicinais.
Passos a seguir:
Preencha o vaso com areia fértil, terra com esterco ou adubo, e regue até ficar bem encharcada. Você pode encontrar sacos de areia preparados em qualquer loja de jardinagem ou floricultura.
Corte os últimos 10 cm de um broto de Stevia e tire as 2 ou 3 folhas da parte inferior do caule, facilitando o afundamento na terra.
Coloque a planta na areia úmida e pressione fortemente com os dedos ao redor do caule, até cobrir a parte inferior da planta.
Situe o vaso com o broto de Stevia em um lugar à sombra e sem muita corrente de ar. Lembre-se que o sol pode fazer ela se desidratar impedindo que a planta enraíze bem, assim como a corrente de ar pode ressecá-la.
- Se fizer calor, tente refrescar a planta com frequência, com água. Pode usar um spray ou vaporizador.
28-30 dias depois de plantar a Stevia, o broto começará a crescer. Quando observar que as primeiras folhas começam a nascer, leve o vaso para um espaço mais ensolarado para que possa crescer com mais força. A partir deste momento, regue a Stevia só quando a terra não estiver úmida.
- Durante o verão: regue todos os dias.
- Períodos de primavera e outono: Só regue se perceber que a terra está seca.
- Durante o inverno: é a época de maior crescimento da planta. Regue pouco, evitando que as raízes apodreçam.
Depois de outro mês, volte a transplantar a Stevia para o lugar definitivo: no jardim, horta, estufa ou em um vaso maior. Lembre-se de situar a planta ao ar livre para facilitar seu máximo crescimento.
No outono, quando a Stevia tiver florescido, pode-a e deixe-a com apenas 10 cm de altura.
Depois de podar, seque as folhas ao ar livre. Lembre-se que é melhor pouca quantidade de sol, por isso vá controlando as folhas. Se preferir pode secá-las em casa, onde a temperatura será mais agradável para elas.
No verão, seque as folhas da planta sem que o sol pegue de maneira direta, assim a Stevia conservará todas as suas propriedades medicinais.
Aprenda a cultivar a Stevia e aproveite todas as suas propriedades benéficas seguindo estes passos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar a Stevia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
Conselhos
- Tente cortar o broto de Stevia e plantá-lo imediatamente. Entre uma ação e a outra você pode colocá-la em uma jarra com água, como se acabasse de cortar umas flores.
- Se transplantar a planta definitivamente para uma estufa, lembre-se que na primavera crescerá mais e no outono menos. Nas épocas de verão tente fazer sombra na estufa para evitar um excesso de calor. Deste modo você pode simular o clima tropical original da Stevia e ela brotará com mais força.
- Depois de conseguir que a Stevia cresça, use os novos brotos com raízes para cultivar novas plantas para o próximo ano.
- Prefira o adubo orgânico em vez do químico ou mineral. Lembre-se que a Stevia não precisa de grandes quantidades de nutrientes.
- Aplique o adubo mineral ou químico quando a planta estiver transplantada em seu lugar definitivo. Use pequenas quantidades a cada 50-60 dias.
- Se for usar adubo orgânico, será suficiente aplicar uma vez por ano. Tente fazer isso no início da primavera.