Cuidar de uma planta

Como cuidar de uma planta carnívora

Como cuidar de uma planta carnívora
Imagem: quedecoracion.com

Hoje em dia as plantas carnívoras estão cada vez mais presentes em nossos jardins e pátios. Seu mistério, atrativo, mecanismos e comportamentos fazem delas plantas especiais. Cuidar delas para que cresçam saudáveis e esplêndidas é muito simples, pois as plantas carnívoras são muito resistentes e não requerem muitos cuidados. Mas se tiver dúvidas, preste atenção neste artigo. Em umComo.com.br contamos-lhe como cuidar de uma planta carnívora e mantê-la em bom estado em seu jardim.

Também lhe pode interessar: Tipos de planta carnívora

Passos a seguir:

1

Verifique que tipo de planta carnívora você tem. Há uma grande variedade de espécies, mas as mais comuns são as tropicais, que precisam de muita umidade e uma temperatura alta, e as não tropicais, que são mais resistentes às temperaturas frias e são consideradas mais selvagens.

2

Localize a planta em um lugar adequado. Para isso você precisa ter em conta o tipo de clima de que ela precisa.

3

Se você comprou a planta pequena, o ideal é plantá-la em um vaso e cobrir com um plástico. Isto fará com que fique como em uma estufa. Lembre-se que no início de seu crescimento, as plantas carnívoras são muito delicadas, pelo que você deve ter muito presente o tipo de clima adequado. Em menos de um mês, você poderá libertá-la do plástico e deixar que cresça ao ar livre.

Como cuidar de uma planta carnívora - Passo 3
Imagem: curiosite.es
4

Quando for plantar, acrescente areia pobre e terra grossa. Lembre-se: a terra deve conter esfagnos -musgo de pH ácido- que a nutrirá. Existem areias especiais para plantas carnívoras, você pode consultar em um viveiro.

Como cuidar de uma planta carnívora - Passo 4
Imagem: estilo-y-hogar.blogspot.com
5

Se seu tipo de planta for tropical, lembre-se de que ela precisará de grandes quantidades de umidade e luz. Por isso é recomendável acrescentar água destilada ou de chuva no prato do vaso. É conveniente conferir regularmente se o prato contém água. Lembre-se: durante os meses de verão pulverize com água a planta carnívora com frequência.

Como cuidar de uma planta carnívora - Passo 5
Imagem: notasdehumo.com
6

Quanto à luz, evite expor sua planta diretamente aos raios do sol. Ainda que requeiram muita luz, como outras muitas plantas, não é recomendável que o sol incida de forma direta.

7

Se sua planta carnívora for de interior, você mesmo deverá alimentá-la. Você poderá deixá-la uma vez por dia ao ar livre para que ela mesma capture os seres vivos com os quais se nutre. Caso não seja possível, você deverá fornecer insetos tais como: formigas, moscas, aranhas pequenas ou traças. Lembre-se: as plantas carnívoras podem sustentar-se durante períodos breves com a fotossíntese, mas o mais aconselhável é que capturem os alimentos no exterior.

Como cuidar de uma planta carnívora - Passo 7
Imagem: faunatura.com
8

Cuidado com as pragas! Os parasitas costumam atacar as plantas carnívoras. Se quiser evitá-lo, vá regulando a temperatura e a umidade à qual estão expostas. Também é conveniente retirar as folhas mortas com rapidez.

9

Se sua planta já tiver sido contagiada e os parasitas tiverem conseguido atacá-la, você pode agir usando álcool isopropílico, que atuará como um inseticida e acabará com a praga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma planta carnívora, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Tenha muito cuidado com o clima. Lembre-se que as plantas carnívoras não suportam temperaturas extremas. Consulte no viveiro onde a tiver adquirido as condições mais apropriadas para seu tipo de planta.
  • A temperatura ideal para elas é média. Durante a época de inverno é necessário que invernem, assim estarão melhor durante a primavera.
  • Use pulverizadores antifungos para evitar os contágios da planta.
  • É recomendável transplantar a planta carnívora a cada dois anos, deste modo você evitará que a terra contenha sais minerais demais, pois não é benéfico. Faça-o sempre na primavera.
  • Evite colocar a planta em vasos de barro, já que este material contém sais minerais.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
sueli falsarella
tenho dificuldade em cuidar de planta carnivora. Ja perdi duas e a terceira estah morrendo
Jessica
Bem vc tente trocar o abstrato, mudar de local,colocar mais água , e sol na primeira semana um pouco no sol de manha, na segunda semana deixe a manhã inteira e na outra semana deixe o dia todo,não vão mais morrer... Espero ter ajudado Jessica beijos boa sorte com sua planta
Cícero Pereira Rosa Filho
Comentário muito bom principalmente para eu pois gosto muito de plantas sejam de jardim ou mesmo hortaliças e esta carnívora sou principiante e a minha intenção aumentar mais o cultivo dela se for possível. Sds. Cícero
LUIZ CARLOS
EU tinha uma planta carnivora (incetivora) mas ao alimenta-las as folhas ficavam pretas e apodreciam,até que em alguns dias ela morreu.Por que?
MIRIAN DE l.h.BATISTA
A PLANTA CARNIVORA NEPENTHUS, CONSEGUE SOBREVIVER NUM APTO , ONDE NAO TEM INSETOS
A sua avaliação:
Rosana
Boa tarde, comprei uma planta carnívora e me aconselharam a dar água uma vez por semana, assim fiz... e hj quando fui aguar, ela estava com 3 ( boquinhas pretas ) acho que ela esta secando, ( morrendo ) o que fazer ? obrigada
Fabrício
Oi minha planta carnivora esta amarelando eu cuido certo dela,expirro agua nela como o correto deixo ha na janela pra toma um ar mas mesmo asim esta amarelando!oque fazer?
Jessica
Você tanque colocar no sol primeiro de manha a outra semana a manhã inteira no sol e na outra semana deixa ela o dia todo. Troque o substrato, mude de local,e deixar o pote com mais água e deichar no sol e isso espero ter ajudado
daniela
Tem alguma espécie de planta que são perigosa como a trifhid eu comprei essa semente como planta carnivora bonsai.
Imagem: quedecoracion.com
Imagem: curiosite.es
Imagem: estilo-y-hogar.blogspot.com
Imagem: notasdehumo.com
Imagem: faunatura.com
1 de 5
Como cuidar de uma planta carnívora