As plantas carnívoras

Tipos de planta carnívora

 
Theo Meireles
Por Theo Meireles. 23 setembro 2021
Tipos de planta carnívora

Plantas carnívoras é como são chamadas todas as plantas que capturam e digerem insetos e artrópodes, utilizando métodos e armadilhas engenhosas para isso. Assim como plantas comuns, elas também fazem a fotossíntese, mas as carnívoras são plantas que precisaram se adaptar a solos mais pobres em nutrientes, então por isso, elas adquiriram este comportamento atípico.

Existem mais de 583 plantas carnívoras registradas, e elas podem ser encontradas em todos os continentes, exceto a Antártica. A diversidade entre essas espécies é tamanha que as diferenças não são apenas na aparência e tamanho, mas também na forma na qual elas capturam os animais, as armadilhas utilizadas e as substâncias produzidas por cada uma delas.

Se interessou e quer saber mais sobre plantas carnívoras? O umCOMO escreveu este artigo que explica um pouco mais sobre tipos de planta carnívora.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma planta carnívora

Índice

  1. Sarracenia purpurea
  2. Nepenthes
  3. Drosera
  4. Dioneia (Dionaea muscipula)
  5. Heliamphora
  6. Cephalotus follicularis
  7. Como plantas carnívoras atraem e capturam suas presas?
  8. Como cuidar de uma planta carnívora

Sarracenia purpurea

Nativa da América do Norte, a Sarracenia Purpurea é uma planta carnívora de flor de um vermelho profundo ou roxo e também com tons de verde. Geralmente crescem de 15 a 20 centímetros e são bem atraentes. Elas precisam de exposição completa ao sol para crescerem, e o solo ideal para a Sarracenia é pantanoso, tornando ela um pouco mais difícil de ser criada em qualquer lugar. Algumas plantas raras das espécie se apresentam também com folhas verdes e pétalas amarelas.

Tipos de planta carnívora - Sarracenia purpurea

Nepenthes

Muito presentes no Sudeste Asiático e na Oceania, as exóticas Nepenthes são plantas carnívoras geralmente de cor verde com tons vermelhos, e com flores em formatos semelhante a jarros. Chamadas em inglês de “Monkey Cups” (copo de macaco), ela é conhecida assim, pois já foram avistados macacos bebendo água de dentro delas.

Essa planta pode chegar a tamanhos tão grandes que podem conter até mesmo um litro de água! São plantas carnívoras relativamente fáceis de serem cuidadas (inclusive, temos este artigo sobre como cuidar delas!), e utilizam um sistema de armadilhas para capturar presas considerado um mecanismo passivo.

Tipos de planta carnívora - Nepenthes

Drosera

Há mais de duzentas espécies diferentes de Drosera, e todas elas variam muito em tamanho, cores e cuidados necessários. Mas uma característica em comum entre quase todas elas é possuírem pequenos tentáculos que se movem e ajudam ela a sufocar e digerir os insetos que são pegos por elas.

Esses tentáculos produzem uma substância grudenta, que é responsável por imobilizar a presa à medida em que ela se debate e tenta fugir da planta. A Drosera é o tipo de planta carnívora que está mais presente ao redor do mundo.

Tipos de planta carnívora - Drosera

Dioneia (Dionaea muscipula)

Provavelmente a planta carnívora mais famosa, não só por ser mais facilmente encontrável para venda, mas também por ser a mais representada em filmes. Com um formato que pode se assemelhar com uma boca com dentes afiados, a Dioneia tem uma aparência muito adaptável para uma planta ameaçadora em filmes de terror e animações, embora ela seja inofensiva como qualquer outra.

Também conhecida como Apanha-moscas ou Venus Flytrap, a Dioneia pode ser a melhor opção para você começar a cuidar de uma planta carnívora. É uma planta que pode ornar bem com sua sala de estar. Elas não podem ser plantadas em terra e não precisam estar em solo adubado.

Tipos de planta carnívora - Dioneia (Dionaea muscipula)

Heliamphora

Talvez uma das mais chamativas e bonitas entre os tipos de planta carnívora e presente na América do Sul, a Heliamphora é uma planta desafiadora de ser cuidada. Muitas vezes com mais tons vermelhos do que verdes, uma planta deste tipo pode levar até cinco anos para produzir sua primeira flor!

Apesar de ter um formato parecido com o da Sarracenia, o seus cuidados são bem diferentes. Elas precisam estar em um ambiente muito úmido e com temperaturas inferiores à 26ºC para ter um crescimento saudável, mas sem dúvida é recompensador conseguir cultivar corretamente uma Heliamphora, visto que é uma belíssima planta.

Tipos de planta carnívora - Heliamphora

Cephalotus follicularis

Relativamente mais parecidas com as plantas carnívoras de jarro (como a Nepenthes), a Cephalotus follicularis é uma pequena planta carnívora de coloração roxa escura, é uma das mais raras mas também populares entre colecionadores por conta de sua aparência extremamente única.

Diferente de outras plantas, o contato excessivo com água pode fazer com que suas raízes apodreçam, possivelmente o principal motivo para a chamada “síndrome súbita de morte de Cephalotus”, então ela precisa estar num solo poroso onde a drenagem funcione bem.

Tipos de planta carnívora - Cephalotus follicularis

Como plantas carnívoras atraem e capturam suas presas?

Como dito acima, as estratégias e armadilhas utilizadas pelas plantas carnívoras se alimentarem são variadas. Algumas delas conseguem produzir um néctar forte, atraente para os insetos. Outras conseguem, até mesmo, se camuflarem no ambiente, se estiverem na natureza, passando despercebidas na vegetação, parecendo que é na verdade uma planta comum.

É possível encontrar plantas carnívoras que utilizam armadilhas adesivas, algumas utilizam métodos de sucção, outras conseguem simplesmente fazer com que as presas sejam atraídas para uma cavidade e mantê-las "reféns" por lá.

Como cuidar de uma planta carnívora

Eternizadas no imaginário popular pelo filme de terror de 1986 A Pequena Loja de Horrores, como você pode ver, plantas carnívoras não são nada aterrorizantes como mostrado neste clássico filme, muito pelo contrário!

Elas são inofensivas para animais domésticos ou humanos, e podem muito bem estar ornando a sua sala, jardim, ou quintal, desde que cuidadas da forma correta, visto que elas necessitam de alguns poucos cuidados especiais.

Independente da espécie, se você quiser cuidar de uma planta carnívora, todas as seguintes dicas são válidas para a grande maioria delas:

  • Garanta que o solo utilizado não tenha muitos nutrientes e tenha boa drenagem.
  • Não tente forçar o acionamento da armadilha das plantas encostando nelas. Isso pode ser prejudicial para a planta.
  • Permita que ela seja exposta ao sol e que o solo seja sempre úmido.
  • Dê preferência à água filtrada para regá-las.
  • Não alimente-as com insetos forçadamente. Deixe que isto aconteça naturalmente, apenas deixe-a em um lugar que possibilite a captura.
  • Não utilize fertilizantes, pois isso pode matar as plantas, visto que elas são acostumadas a crescerem em solos com poucos nutrientes.
  • É importante podar as flores mortas de plantas carnívoras.
  • Embora seja uma planta com capacidade de capturar insetos, esteja atento a pragas. Plantas carnívoras não conseguem lidar com moscas-varejeiras, por exemplo.

Se você gostou de conhecer os tipos de planta carnívora e quer saber mais sobre como cuidar de uma planta carnívora, este artigo que nós escrevemos pode ser útil para você!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de planta carnívora, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • PINHEIRO, B, REVISTA ARCO, UFSM É seguro cultivar plantas carnívoras em casa? Disponível em: <https://www.ufsm.br/midias/arco/e-seguro-cultivar-plantas-carnivoras-em-casa/> Acesso em 21 de setembro de 2021
  • BARRY, L. 7 of the best carnivorous plants & how to care for them Disponível em: <https://www.bhg.com.au/7-of-the-best-carnivorous-plants> Acesso em 21 de setembro de 2021
  • INTERNATIONAL CARINVOROUS PLANT SOCIETY, What Are Carnivorous Plants? Disponível em: <https://www.carnivorousplants.org/cp/carnivory/what> Acesso em 21 de setembro de 2021

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Tipos de planta carnívora