Outros As plantas

Tipos de bambu

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 17 agosto 2023
Tipos de bambu

Se você estiver pensando em levar para casa uma planta deste tipo, seja para alegrar qualquer ambiente ou para plantar no seu jardim, saiba que existem centenas de variedades de bambu que se agrupam em diferentes tipos, levando em conta as suas principais características como o tamanho, a cor do caule ou a forma como se desenvolve e cresce.

Este extenso conjunto de gramíneas da família das bambuseae está mais na moda do que nunca, mas cada exemplar tem peculiaridades que devem ser conhecidas para escolher a melhor para cada proposta. Quer ter uma destas lindas plantas?... Continue lendo este artigo do umCOMO onde contamos sobre os tipos de bambu.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um bambu

Índice

  1. Bambu Phyllostachys
  2. Bambu Fargesia
  3. Bambu Bambusa
  4. Bambu Sasa
  5. Bambu Arundinários

Bambu Phyllostachys

Os bambus da família Phyllostachys são plantas resistentes, mesmo ao frio e geadas moderadas, com tronco lenhoso e altura considerável. Como todos os bambus, estes são nativos da Ásia, especificamente da China. De todas as variedades possíveis, destaca-se o Phyllostachys aurea, assim chamado porque seu tronco de cana apresenta belos tons dourados quando a planta é adulta.

O cultivo desse bambu requer um local ensolarado e um solo rico em nutrientes capaz de reter um pouco de umidade. Esta variedade, cujo tronco é utilizado como madeira, pode ultrapassar os 10 metros.

Outras variedades cada vez mais populares são: o Phyllostachys bissetti, que é muito fácil de cuidar em vaso ou direto na terra do jardim, sendo também uma excelente opção para formar cercas vivas grossas e bonitas, e o Phyllostachys nigra, um tipo de bambu um tanto invasivo devido à sua extensa rede de raízes no rizoma.

Neste outro artigo, contamos quais são As melhores plantas para a varanda.

Tipos de bambu - Bambu Phyllostachys

Bambu Fargesia

Se você procura um bambu para jardins, o tipo fargesia também é uma ótima opção, pois não é uma espécie invasora e é uma planta de crescimento rápido. Em pouco tempo, suas folhas perenes se multiplicam, fazendo com que o bambu dê um toque de cor elegante e fresco onde quer que seja plantado.

Existem duas variedades principais: fargesia robusta Campbell, caracterizada por suas pequenas folhas verdes brilhantes, e fargesia scabrida, reconhecível por seus caules alaranjados. Qualquer um deles precisa de luz suficiente, mas não muito sol direto. Embora não exijam rega excessiva, requerem um substrato capaz de manter bons níveis de umidade, mas evitando sempre o encharcamento das suas raízes.

Tipos de bambu - Bambu Fargesia

Bambu Bambusa

A principal característica desse tipo de bambu é a altura que pode atingir e também a robustez e flexibilidade de seu tronco apesar de ser oco por dentro, o que o tornou muito apreciado e utilizado em construções como cabanas, pontes, até barcos em países do sudeste asiático, de onde são originários os diferentes tipos de bambusa.

Não é uma espécie muito invasora por isso, além do solo, cresce muito bem em vasos ou grandes floreiras e também existem diferentes subtipos dela. Por exemplo: a bambusa vulgaris, que cresce silvestre principalmente em terrenos úmidos como as margens dos rios, ou a bambusa multiplex, muito utilizada em jardinagem por ser muito frondosa sem atingir muita altura.

Muito pelo contrário ocorre com o bambusa oldhamii, conhecido como bambu gigante, uma verdadeira 'árvore' capaz de ultrapassar 20 metros de altura e 20 centímetros de diâmetro nas hastes esguias transformadas em troncos robustos.

Tipos de bambu - Bambu Bambusa

Bambu Sasa

São bambus de tamanho pequeno a médio, mas cuidado, algumas variedades são bastante invasivas e é preciso saber onde colocar para que não sobrecarreguem outras plantas do jardim.

Esta família específica de bambus é originária do Japão e agrupa diferentes variedades, sendo uma das mais conhecidas o bambu sasa japônica, um bambu polivalente, muito resistente tanto ao calor como às baixas temperaturas, que pode ser plantado em vaso ou no jardim.

Muito apreciado como planta ornamental, possui folhas grandes, longas e largas, e um caule de cana que cresce absolutamente reto, por isso também é conhecido como bambu 'flecha'.

Tipos de bambu - Bambu Sasa

Bambu Arundinários

Na verdade, este bambu é uma variedade específica do tipo bambusa, mas, neste caso, a planta é nativa da Índia, embora tenha se espalhado por toda a Ásia e agora possa ser encontrado em climas tropicais em quase qualquer lugar do mundo.

Além disso, os chamados bambus arundinários são uma das variedades mais utilizadas na medicina tradicional chinesa, principalmente pela obtenção da seiva extraída dos nós que seus caules apresentam.

É um bambu de crescimento rápido e, como os outros bambus, pode atingir uma altura considerável. Entre as subvariedades desta família, destaca-se o semiarundinária fastuosa, assim chamado devido à folhagem, pouco invasivos e ideais para cobrir áreas específicas.

Te ensinamos a Como plantar bambu.

Tipos de bambu - Bambu Arundinários

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de bambu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Tipos de bambu