O bambu

Como plantar bambu

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. 15 março 2017
Como plantar bambu

O bambu é uma das plantas com mais usos e versáteis que existem, pois a planta pode servir como matéria-prima para fazer móveis, trabalhos de artesanato, para além de poder ser usado como objeto decorativo, na fabricação de papel, na alimentação humana e ainda como substituto da madeira. Esta planta pertence à subfamília Bambusoideae, que se subdivide em bambus lenhosos (Bambuseae) e bambus herbáceos (Olyrae). Se quer dar um toque diferente ao seu jardim, quintal ou varanda, então o bambu pode ser a planta que estava procurando. Para saber como plantar bambu, de seguida no umCOMO vamos explicar tudo o você precisa saber.

Também lhe pode interessar: Tipos de bambu
Passos a seguir:
1

A maioria das espécies de bambu desenvolvem-se melhor em climas tropicais. Por isso, a primeira coisa a fazer é identificar a espécie de bambu que melhor se adapta as condições climáticas da sua região, para conseguir ter sucesso na hora do cultivo. Para se certificar que faz a escolha certa, o melhor é solicitar orientação de um profissional na área.

As espécies de bambu tropicais são indicadas especialmente para cultivar em áreas desde o nível do mar até altitudes medianas. Enquanto que as espécies de clima temperado se desenvolvem melhor em áreas mais elevadas.

Como plantar bambu - Passo 1
2

Para plantar bambu no seu quintal deve escolher um espaço onde a planta receba uma grande quantidade de sol por dia. No entanto, dependendo da espécie de bambu que plantar pode ser que ela precise de sombra nas horas de maior calor. Se na sua região ocorrerem geadas durante o inverno, o indicado é escolher um local de meia-sombra.

A época ideal para o plantio de bambu vai depender da espécie e da região. No entanto, na maioria dos casos o indicado é plantar o bambu durante uma época quente, como a primavera, para evitar as geadas. Se você vive numa região de clima muito quente, em que atinja temperaturas superiores a 38ºC, então deve realizar o plantio do bambu no final do inverno ou no início do outono para evitar as temperaturas altas do verão.

3

O bambu costuma se desenvolver bem em praticamente todo o tipo de solo, à exceção de solos encharcados. Mas ele apresenta melhores resultados quando plantado em solos arenosos. Faça uma cova do dobro do tamanho do broto e coloque estrume no fundo. De seguida, coloque a muda de bambu no buraco e espalhe suas raízes delicadamente sobre o estrume. Tape o buraco e regue de maneira a ficar com o solo úmido, mas não encharcado.

4

O bambu pode atingir, em média, de 8 a 15 metros de altura. Mas também existem espécies ornamentais herbáceas que atingem apenas 15 centímetros de altura. Por isso, se você estiver plantando mais de uma planta de bambu de grande porte, deve manter um espaçamento de 7 a 8 metros entre as covas e linhas. No caso de espécies de menor porte, o indicado é realizar o plantio em alinhamento contínuo em uma vala rasa.

Se a espécie de bambu escolhida for de tamanho grande, para controlar o seu crescimento pode instalar uma barreira a cerca de 5 a 8 cm abaixo do nível do solo e rodear o bambu com ela.

Como plantar bambu - Passo 4
5

Caso pretenda plantar bambu através de sementes, deve começar por as secar ao sol por 1 ou 2 horas. De seguida, coloque as sementes em água e deixe-as cerca de 8 horas. Prepare sacos de plástico cheios de terra para plantar as sementes de bambu. A mistura ideal de terra deve ser feita com 4 partes de solo superior, 1/2 parte de lascas de madeira e 1/2 parte de cinzas. Antes de encher os sacos com esta mistura, deve filtrá-la para remover detritos. No centro de cada saco de plástico faça buracos de cerca de 2 cm de profundidade e coloque apenas uma semente por cada buraco, cobrindo com cuidado com terra. Regue o solo de maneira a ficar úmido e continue regando diariamente. As suas sementes de bambu devem ficar em uma zona de meia-sombra.

6

Após 10 a 25 dias do plantio das sementes de bambu é quando elas começam a germinar. Porém, apenas após quatro meses é que é indicado transplantar as mudas de bambu para o seu local definitivo, uma vez que a planta demora este tempo a produzir o caule.

As mudas de bambu podem ser plantadas diretamente no solo ou em vasos. Se optar por plantar bambu em vasos, deve escolher um vaso resistente e forte, pois a planta ao crescer pode rompê-lo. É importante ter em conta que quanto mais espaço o bambu tiver, mais crescerá. Então o tamanho do vaso pode ajudar a restringir o crescimento da planta. Determinadas espécies de bambu quando plantadas no solo ou em vasos podem atingir alturas diferentes precisamente por isso.

7

Deve regar o bambu regularmente, mas sem deixar as raízes encharcadas. Durante as épocas de ventos fortes regue o seu bambu de três a quatro vezes por semana, nas restantes épocas 2 vezes por semana serão suficientes.

8

Os fertilizantes ricos em nitrogênio são os indicados para promover o crescimento do bambu. O indicado é aplicar fertilizantes no início da primavera e durante o verão.

Uma vez por ano deve remover galhos velhos do bambu, aparando-os conseguirá dar uma boa aparência à planta. Se for necessário cortar o bambu, corte sempre acima do nó, desta forma ele conseguirá crescer novamente.

9

Por norma o bambu não costuma ser atingido por doenças e pragas, mas se algum problema ocorrer basta aplicar fungicida e inseticida. Algumas pragas que pode atingir o seu bambu são as cochonilhas, ferrugem e ácaros vermelhos. Para evitar ferrugem no seu bambu, entre no nosso artigo e siga nossas dicas.

Se quiser aprender a plantar bambu da sorte, entre no nosso artigo e siga os passos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar bambu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Hiadas Costa Reis
Ja ha algum tempo me interest pelo plantio do Bambu, Mesmo porque soube que exists uma empresa planta ndo uma éspecie gig ante com vista a producao de Moveis. Gostaria de ver um e de plantar também. Gosteu muito da materia e vou continuar lendo a respeito. Obrigada.



Uli ressel
Tenho muitos bambu mosso e não consigo fazer mudas quando estão nascendo novos brotos tento retirar com cuidado mas desse jeito todos morrem e como então?
Abadia Salete Rosa
gostaria de saber onde comprar sementes de bambu pela internet. Ou mudas. Para cultivar em vaso.
Gilberto Galharde Mazeto
Sei que existe uma forma de plantar bambu direto no solo, através do corte dos colmos do bambu. Gostaria de saber este método, quanto ao tamanho correto do corte do colmo, como e quanto deve ser enfiado na terra, se vai esterco e quantidade de vezes na semana tem que ser irrigado?
Eduardo
Escolha a espécie desejada, corte uma vara dela, que esteja adulta. Recorte apenas os nós, onde tem uma gema de brotação, prefira os mais próximos da base. Enterre eles num vaso sem muita umidade e luz indireta. Foi assim que consegui. Boa sorte.
antonio magno garcia ribeiro
Meus parabéns, muito interessante e oportuno este site. Sou agropecuarista e farei bom uso dos vossos ensinamentos.

Editor umComo.com.br
Oi Antonio! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando nossos artigos!
Jacinto Antunes Moreira
Gostaria de saber onde consigo comprar sementes de BAMBU
1 de 3
Como plantar bambu