Cuidar de uma planta

Como cuidar de uma pimenteira

Como cuidar de uma pimenteira
Imagem: donaflorgarden.com.br

Uma pimenteira, além de bonita tem as suas utilidades dentro de casa, seja para temperar alguns pratos com o seu aroma ou apenas deixar a sua horta mais bonita, essa planta tem o seu lugar garantido na sua horta. Neste artigo, umComo te mostra como cuidar de uma pimenteira pois por mais que não exija grandes cuidados para se desenvolver, como toda planta frutífera a pimenteira precisa de alguns cuidados para que ela dê bons frutos.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma begônia
Passos a seguir:
1

Para que a sua pimenteira se desenvolva ela precisa estar no local adequado, com boa incidência de luz, ao menos 4 horas por dia, lembrando de evitar os períodos de pico do sol, do meio dia às duas horas da tarde.

2

A composição do vaso é feita quase que como na maioria das plantas normais, primeiro você adiciona pedras ou cacos de telhas, depois areia e então o substrato, já misturado com adubo orgânico que pode ser comprado em qualquer loja de plantas. Lembre se que o tamanho do seu vaso determina o tamanho que a planta pode alcançar.

Para a pimenteira, tente não usar o pratinho no final do vaso, ele acumula água e além de poder se transformar num berçário de mosquitos a sua umidade acumulada pode gerar fungos ou bactérias que podem fazer mal a saúde da sua pimenteira.

Como cuidar de uma pimenteira - Passo 2
Imagem: blogers.com.br
3

A rega pode ser diária e com constância, lembre-se de nunca encharcar o vaso pois toda essa umidade pode fazer mal a sua planta. Caso o vaso ainda esteja úmido quando chegar a hora de regar, vale a pena considerar a possibilidade de adiar esta rega, lembre-se, o vaso não pode ficar encharcado.

4

Algo que acontece com a maioria das pessoas que plantam pimenteira é que elas notam que após a frutificação, a planta, por ter gastado muita energia para gerar frutos geralmente fica frágil e nesse período sem os devidos cuidados a sua planta pode morrer.

O que se deve fazer é manter a rega e exposição ao sol de no mínimo 4 horas diárias e além disso, deve ser feito um replantio. Você deve adubar novamente e repetir o processo de plantio, tomando cuidado com o caule da planta e com as raízes. Assim que a planta já estiver firme no seu novo vaso, realize uma poda, tirando alguns galhos mais secos e folhas mais muchas, isto faz com que a planta canalize energia novamente para crescer e se desenvolver, se afirmando no seu novo vaso.

Como cuidar de uma pimenteira - Passo 4
Imagem: donaflorgarden.com.br
5

Com os devidos cuidados, é possível que a sua pimenteira realize sua primeira frutificação quando atingir 15 centímetros de altura, não se esqueça dos cuidados após a frutificação da sua pimenteira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma pimenteira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Augusto Sousa
Boa.....
Muito legal o artigo escrito aqui, gosto muito de cultivo de plantas principalmente pimentas.
como faço para adquirir sementes, tenho algumas pimenteiras como:
Dedo de Moça; Biquinho verde; Malagueta; e outras.
A sua avaliação:
Marli
Plantei pimenta de cheiro daquelas tipo flor, está florindo a flor cai e não frutifica,pode ajudar.(plantada terra,areia,compostagem seca de verduras,frutas e casca de ovo
A sua avaliação:
Antoninho Rapassi
Adepto das pimentas de grande ardência, cuidei com carinho das plantinhas que surgiram das sementes de comprida pimenta trazida de Turim. Consegui colher uma dúzia delas, com as quais fiz um molho que muito me agradou. Depois vieram formigas que atacaram as folhas e fungos que acabaram matando o pé da pimenta ardida. Outras sementes lancei ao solo, porém as formigas são as responsáveis pela eliminação da planta que desejava fosse produtora protegida das pimentas que tanto me agradam, como também agradam as formigas.
Manuel Mendes Lopes
Gostava de saber qual a variedade mais picante que existe.
Antoninho Rapassi
Sem dúvida nenhuma, a pimenta mais picante que existe e é facilmente encontrada nos mercados, é a "TRINIDAD SCORPION". Ainda ontem comprei dela ao preço de R$49,50/Kg. Recomendo tomar cuidado ao manuseá-la.
A sua avaliação:
Kelly
Olá, Eu amo pimentas, tenho comprado pimenteiras e nunca dou sorte, elas sempre morrem.. não sei o que estou fazendo errado.. geralmente deixo fora de casa em vasos.. por favor me ajudem.. obrigada.
Ylana
A pimenteira no pode ser colocada mas entradas dos apartamentos? Onde n tem sol? Ela morre?
Imagem: donaflorgarden.com.br
Imagem: blogers.com.br
Imagem: donaflorgarden.com.br
1 de 3
Como cuidar de uma pimenteira