PARTILHAR

Como tirar manchas de água sanitária da roupa - 8 soluções ÚTEIS

Como tirar manchas de água sanitária da roupa - 8 soluções ÚTEIS
Imagem: hogartotal.imujer.com

Você sabe como tirar mancha de roupa branca causada por materiais de limpeza, como cloro e cândida? Ou como como tirar manchas de água sanitária da roupa, seja ela branca, colorida e de diversos materiais, como jeans? O maior problema da água sanitária é que a substância descolora o tecido onde é usada, deteriorando assim os pigmentos da roupa e fazendo com que sua cor original desapareça. No local no qual a roupa entrou em contato com a água sanitária ficam manchas avermelhadas, alaranjadas ou amarronzadas que com certeza não combinam com suas peças. Por isso, neste artigo do umCOMO te daremos 8 soluções úteis de como tirar manchas de água sanitária da roupa para que você possa resolver os problemas causados por este produto.

Como tirar mancha de água sanitária salpicada

Quando se deixa cair um pouco de água sanitária na roupa leva algum tempo para que o produto comece a descolorir a peça. Por isso, se você percebeu que o líquido salpicou em algumas das suas roupas ainda é possível salvar a peça. Assim, confira como tirar mancha de água sanitária de roupa branca ou colorida assim que o produto foi derramado de 3 maneiras:

Como tirar mancha de água sanitária com detergente

  1. Para tirar mancha de água sanitária de roupa branca ou colorida, em todos casos, o primeiro passo é umedecer um pedaço de pano com água gelada e passá-lo pela área da roupa que teve contato com o produto químico. Um conselho importante nessa hora é dar tapinhas com o pano na peça de roupa e não esfregá-lo nela para evitar que a água sanitária danifique ainda mais o tecido.
  2. Depois disso, misture uma xícara de água morna, aproximadamente 240 ml, com uma colher de sobremesa de detergente e passe o líquido sobre as regiões com água sanitária.
  3. Deixe a mistura de molho por cerca de 5 minutos.
  4. Para finalizar, passe uma esponja ou pano limpos e úmidos na área com a solução de detergente. Faça movimentos suaves e novamente de batidinhas para evitar que a água sanitária não se espalhe mais pela peça.

Como tirar mancha de água sanitária com vinagre

Muitas pessoas se perguntam se vinagre tira mancha de água sanitária e a resposta é sim, vinagre costuma ser usado para tirar mancha de água sanitária de roupas, tapetes e outros tecidos em geral. E o modo de utilizá-lo é muito parecido com o explicado acima, com detergente.

Para tirar mancha de água sanitária de roupa branca ou colorida com vinagre realize os mesmos passos mostrados anteriormente, mas, ao invés de misturar uma colher de sobremesa de detergente líquido com um uma xícara de água morna, junte uma colher de sobremesa de vinagre branco destilado à mesma quantidade de água morna.

Leia também: Como clarear a roupa com vinagre

Como tirar mancha de água sanitária com bicarbonato de sódio

  1. Como nos casos anteriores, para tirar mancha de água sanitária primeiro passe um pano com água fria para tirar o excesso do produto da área afetada.
  2. Misture bicarbonato de sódio com água, criando uma pasta grossa que deve ser passada em cima da área molhada pela água sanitária.
  3. Deixe a pasta secar e, em seguida, esfregue suavemente a região das manchas com uma escova de dentes velha ou algum outro objeto parecido.
  4. Por fim, passe a esponja ou pano úmidos para retirar a solução da roupa.

Essas 3 soluções rápidas e úteis também podem ser respostas de outras perguntas, por exemplo, "como tirar mancha de cândida" ou "como tirar mancha de cloro de roupa branca". Aliás, se você têm dúvidas de como tirar manchas de roupa branca não deixe de ler esse artigo do umCOMO.

Como tirar mancha de água sanitária com álcool

Se a água sanitária já tiver atuado e descolorido alguma parte de sua roupa e se você for bom pintor e gostar de artesanato, você pode fazer com que a mancha de água sanitária de sua roupa desapareça pintando sobre ela. Desta maneira, você acabará com o problema da mancha e de quebra também terá uma peça única e original. Para isso, confira alguns conselhos de como tirar mancha de roupa branca ou colorida atingida por água sanitária, ou melhor, de como disfarçá-la com artesanato.

Usar álcool para tirar manchas de água sanitária de roupas pode ser uma ótima solução se a peça atingida pelo produto por mais escura e de menor tamanho. Confira o que fazer nesse caso:

  • Se a mancha for recente, mas os conselhos que ensinamos acima não resolveram o problema, aplique um pouco de álcool ou água de colônia em um pedaço de algodão e o passe suavemente na área afetada pela água sanitária da parte mais externa da mancha para a mais interna, nunca ao contrário. Quando fizer isso, a cor original do tecido deverá voltar a se espalhar pela área manchada já que o álcool consegue soltar o excesso de tinta que o tecido conta.

Como tirar mancha de água sanitária com tintura para roupa

Se a água sanitária já tiver atuado e descolorido alguma parte de sua roupa, você já não poderá se desfazer do problema. Uma das melhores soluções, então, é tingir a roupa manchada com água sanitária com tintura para roupa. Isso pode ser feito com manchas grandes ou pequenas, mas é preciso ficar atento para não errar na cor que você irá usar.

  1. Vá um supermercado, papelaria ou loja especializada em materiais de pintura e artesanato e compre uma tintura para roupa da cor mais parecida com a da peça que você quer tingir.
  2. Caso você queira tingir toda a peça novamente, se ela for toda preta ou branca, por exemplo, não se esqueça também de comprar um removedor de cor pra antes tirar toda a tintura original da roupa.
  3. Assim, passe o removedor e depois a tintura na sua peça. Leia com atenção às instruções dos dois produtos para que nada saia errado.
  4. Não se esqueça de usar luvas e roupas velhas quando for tingir a peça molhada por água sanitária para prevenir novas manchas.
  5. Assim, quando você conseguir a tinta adequada, poderá tingir toda a roupa, ou cobrir somente o fragmento que a água sanitária tenha descolorido com sucesso.

Disfarce as manchas com artesanato

Agora, se você tiver uma mancha menor e não quiser arriscar e tingir uma peça inteira você também pode comprar uma caneta de tecido. Para isso:

  1. Vá a um supermercado, papelaria ou loja especializada em artesanato e compre uma caneta de tecido, que como o nome indica são canetas específicas para pintura em tecido, da cor mais próxima a da sua roupa.
  2. Nestes casos, pode ser difícil ter o tom exato que coincida com sua roupa. Por isso, cabe perguntar a algum vendedor ou até especialista no assunto sobre as cores disponíveis.
  3. Outro conselho útil é levar a peça de roupa para a loja quando for comprar a caneta para poder comparar melhor as cores e fazer a melhor decisão.
  4. Depois de comprada, é só passar a caneta sobre a mancha de água sanitária e esperar o tecido secar.
  5. Além disso, se quiser, você também pode estilizar sua peça de roupa usando uma cor de caneta ou tinta diferente da do tecido ou até fazendo desenhos junto das manchas.

Nesse post do umCOMO explicamos 4 técnicas de tingimento que servem para tingir roupa manchada de água sanitária, vejacomo tingir roupa preta desbotada ou manchada

Como tirar manchas de água sanitária da roupa - 8 soluções ÚTEIS - Disfarce as manchas com artesanato
Imagem: drolim.com

Descolorir o tecido por inteiro com água sanitária

Outra alternativa de como tirar mancha de água sanitária é descolorir o tecido totalmente para um novo tingimento. Utilize luvas e roupas que possam ser manchadas para esse processo:

  1. Para fazer isso, prepare um balde com água sanitária e água fria na proporção de 1 parte para cada 5;
  2. Prepare outro balde com água fria e água oxigenada em proporções iguais;
  3. Coloque a roupa no balde com água e água sanitária e utilize uma espátula ou colher de madeira que você não use na cozinha para mexer e uniformizar;
  4. A camiseta pode ficar de molho nessa solução de 10 minutos a 1 hora e vá checando a cor até que chegue em um tom que você goste. Quanto mais tempo, mais claro o tecido fica;
  5. Passado o tempo, tire a camiseta do balde, torça ela (usando luvas);
  6. Enxágue a camiseta com água corrente;
  7. Então, coloque a camiseta no balde com água oxigenada e deixe que ela fique por 15 minutos. Isso evita que as fibras do tecido se danifiquem pela água oxigenada;
  8. Enxágue e lave normalmente a peça e deixe secar.
  9. Você terá uma peça de uma nova cor ou pronta para ser tingida!

Também pode te interessar: Como saber se posso lavar minha roupa com água sanitária

Como tirar mancha de água sanitária de roupa jeans

Para as perguntas "como tirar mancha de água sanitária de jeans" ou "como tingir calça jeans manchada de cloro", a melhor resposta é dizer que os mesmos processos valem. No entanto, a diferença é que a coloração da calça ficará mais "desbotada" do que uniforme, e isso por causa do tipo de tecido.

  • Nesse casos, a dica é, além de desbotar, também usar outros processos de customização de jeans como colocar tachinhas, rasgar um pouco a peça ou colar novos tecidos na roupa jeans.

Se te faltam inspirações, dê uma olhada no artigo sobre como customizar suas calças jeans.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de água sanitária da roupa - 8 soluções ÚTEIS, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Lembre-se de que um bom truque para prevenir as manchas de água sanitária na roupa é utilizar sempre roupas velhas quando manipulamos o produto.
  • Ao mexer com água sanitária, use sempre luvas!
Bibliografia
  • Persil. How to remove bleach stains from clothes and prevent future stains. Disponível em: <https://www.persil.com/uk/laundry/laundry-tips/stains/how-to-remove-bleach-stains-from-clothes-prevent-future-stains.html>. Acessado em: 12 de junho de 2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
67 comentários
A sua avaliação:
Ana
Usei a técnica de passar o álcool para trazer um pouco da tinta da blusa para a mancha, e deu certo a tinta soltou um pouco e coloriu a manchinha que estava mais clara, obrigada.
A sua avaliação:
Vera Lúcia
Lavei uma blusa branca com clorofina e parece que queimou pq ñ sai de jeito nenhum, já tentei de tudo..literalmente..
A sua avaliação:
Jane de Aguiar
tenho uma bluza de malha verde oliva que usei uma unica vez e deu uns 3 pingos de agua sanitaria que ficaram meio marron.... o que fazer para solucionar e voltar a usar?
A sua avaliação:
Vania
como tirar mancha de quiboa?
Igor
E possível tirar realmente ? A gola da minha camisa e um Azul escuro e quando minha mãe lavou a cor ficou um meio vermelho e uma por quase toda a gola e sem contar na parte dos botões que ficou uma cor cinza bem estranha
Lih
Como tirar mancha de qboa em blusa preta?
Carla
Como tirar mancha de kiboa de roupa preta ja tentei de tudo por favor preciso de uma Dica urgente pois é um uniforme e preciso usar mas esta muito manchado
Lais
Como tiro mancha no meu short jeans branco? ficou com mancha de água sanitaria, como tiro me ajuda.
Veronica
Tenta só pingar àquela tinta pra colorir tecido ao invés de tingir toda a peça só pinga no local da mancha.
Eu não testei mas ao ler a matéria vou tentar do meu jeito.
A sua avaliação:
Maria
Calça azul-Marinho, com alguns pingos, de k.Boa.. O QUE FAZER?
A sua avaliação:
Julia
Ontem mesmo eu transformei uma blusa seguindo as instruções desse artigo sobre como tirar mancha de água sanitária. A blusa era azul escura e agora ficou linda toda marrom/laranja! Eu adorei!
Edenilson Paulo de Siqueira
Tenho algumas camisas de futebol azul escura com branca... a parte branca, em algumas, esta bem amarelada pelo uso de água sanitária na retirada de bolor (ficou 24hr de molho) assim esta muito distorcida quanto as outras como posso minimizar esse amarelão e deixar próximo as outras??
Editor umComo.com.br
Oi Edenilson! Talvez as dicas desse artigo sejam úteis no seu caso: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-eliminar-manchas-amarelas-da-roupa-branca-10593.html
kassileni alvesda silva
como tirar mancha de agua sanitaria da roupa
Regina Reis
Adorei as dicas pra retirar manchas,mas não achei a que preciso:Coloquei oxigenada 40 vol. em uma camiseta branca e a expus ao sol,a mancha que era do tamanho de uma moeda de 1,00 aumentou de tamanho e pega toda lateral das costas.O que eu faço?Tem solução?Obrigada
Antônia
A roupa e branco a água sanitária deixou vermelha o que fazer
A sua avaliação:
Edna
como tirar mancha de quiboa da blusa amarela
Daniel
Meu nome é Daniel minha esposa manchou minha bermuda com água sanitária como faço para tingir vcs podem me ajudar com algum produto
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Daniel! Experimente algum dos métodos desse artigo pode ser que consiga tirar essa mancha: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-salvar-roupa-tingida-18707.html
Maria Cristina
Oi, manchei uma bota de camurça cor nude e pingou água sanitária, o que devo fazer?
Fabiana
Aconteceu comigo também. Pontinhe um hidrocor da mesma cor ou esmalte nos pingos.
Magna
Tenho uma calca azul clara ai ela marchou com agua sanitária,ai eu tingir ela com azul marinho a calca ficou azul só q nas partes manchada ficaram claras não ficou toda em uma cor, o q faco sera q se eu tingir d preto ela fica toda preta? Me ajude
ROSE
para cada cor de roupa preciso da cor da tinta adequada?
Kelly Cristina
Deixei uma blusa branca de molho na candida ela ficou toda manchada de amarelo consegui tira la usando tiracor é da mesma linha desses tingidores q vendem no mercado foi a unica coisa que para mim deu certo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Kelly! Obrigada por partilhar conosco a sua experiência :)
Fernando
Eu tenho uma causa dim preta e minha irmã tava limpando a casa e respingou na calsa como faço
Como tirar manchas de água sanitária da roupa - 8 soluções ÚTEIS
Imagem: hogartotal.imujer.com
Imagem: drolim.com
1 de 2
Como tirar manchas de água sanitária da roupa - 8 soluções ÚTEIS

Voltar ao topo da página ↑