PARTILHAR

Como tirar manchas

Como tirar manchas

As manchas são as grandes inimigas dos nossos tecidos, podendo danificar a nossa roupa ou peças de uso quotidiano como toalhas de mesa e de banho. Saber atuar de forma rápida na hora de eliminá-las é fundamental para conseguir manter os tecidos em bom estado, ano após ano. Existem muitos tipos de manchas, por isso em umComo.com.br compilamos as mais frequentes, com soluções simples a considerar para desaparecer com elas e manter as suas roupas em bom estado. Descubra como tirar manchas com produtos eficientes.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de jamelão

Remover uma mancha

É muito importante que, para que qualquer um destes truques funcione, limpe rapidamente o tecido manchado ou o que se manchou, uma vez que se a mancha ficar por muito tempo será mais difícil de limpar. E se, atuar rapidamente poderá salvar a sua peça sem problema.

No caso de tecido manchado, o mais recomendável é colocá-lo de imediato em água fria em abundância e depois pressionar a zona com papel de cozinha, repita isto várias vezes até que a cor fique mais clara e deixe de molho. Isto ajudará a que a mancha não seque.

É importante lavar a peça antes de já ter passado muito tempo, se poder fazê-lo antes de terem passado 2 horas, melhor.

Tirar manchas nos vidros

Primeiro deverá tentar retirar a mancha raspando-a com a unha. Se a mancha estiver colada, coloque um pedaço de jornal molhado com álcool sobre a mancha. Depois deixe atuar e raspe a mancha com muito cuidado com uma faca ou uma colher.

Se a mancha estiver pegajosa, aplique primeiro sabão com uma esponja, faça muita espuma e depois seque-a. Uma vez que comece a secar, limpe-a com álcool.

Tirar manchas de sangue

Para tirar da sua roupa uma mancha de sangue seco, o melhor é lavá-la com água e amoníaco. Para saber mais sobre este procedimento, consulte o nosso artigo sobre como tirar manchas de sangue seco da roupa.

Como tirar mancha de café

Para roupa branca ou de cores claras pode misturar em um copo uma parte de vinagre branco ou de álcool e outra parte igual de álcool etílico. Após misturar, coloque a parte manchada por dois minutos no líquido e deixe atuar. Antes de secar, lave normalmente.

Para roupa colorida faça uma mistura de vinagre e água, deixe de molho 5 minutos e depois enxágue com água morna em abundância. Se não sair, tente repetir mas só com vinagre e sem água. Depois lave normalmente com sabão em abundância sobre a mancha.

Como tirar manchas - Como tirar mancha de café

Como tirar uma mancha de vinho

Se acabou de manchar a toalha de mesa ou alguma peça de roupa com vinho, coloque um punhado de sal fino sobre a mancha e depois lave de imediato antes que o tecido absorva e seque.

Se a mancha já secou ou for antiga, pode experimentar deixando de molho durante várias horas em leite quente. Depois da mancha ter desaparecido, lave à mão com sabão branco.

Como tirar manchas - Como tirar uma mancha de vinho

Como tirar uma mancha de batom

Para tirar as manchas de maquiagem da sua roupa, mergulhe a peça em água com vinagre antes de lavar como costuma fazer habitualmente. Outra opção é aplicar álcool ou solvente sobre a mancha, depois esfregar com amoníaco e detergente líquido e lavar com água morna em abundância. Repita até que a marca despareça.

No nosso artigo como tirar as manchas de batom da roupa encontrará mais opções excelentes para eliminar estas marcas.

Como tirar manchas - Como tirar uma mancha de batom

Como tirar uma mancha de gordura

Toda a mancha velha, seca ou fixa deverá ser tratada com muito cuidado. Na maioria das vezes acaba sendo complicado resolver este problema já que é necessário "reavivar a mancha" e depois limpá-la.

Para manchas de gordura seca é conveniente colocar de molho a zona manchada em água muito quente. Escove de imediato com muito sabão branco de mãos, por 2 minutos; volte a molhar na água quente. Repita até que saia o máximo possível. Se for roupa branca, após experimentar isso, pode adicionar algumas gotas de água sanitária na água morna e repetir.

Com as manchas de gordura fresca experimente lavar a roupa com muito sabão sempre com água fria, assim não se espalha mais. Se não sair, tente colocar de molho com vinagre e depois esfregar bem com sabão branco.

Como tirar manchas da roupa branca

Se o tecido for branco pode colocar em um recipiente água e duas ou três colheres de sopa de água sanitária. Coloque a roupa e deixe um bom tempo até que a mancha desapareça.

Se for uma mancha difícil, após fazer o procedimento anterior esfregue com muito vinagre, depois lave com sabão branco e antes de enxaguar deixe ao sol por uma hora. Depois enxágue com água em abundância.

Como tirar manchas - Como tirar manchas da roupa branca

Tirar manchas de tapetes

Faça uma pasta com água e sabão em pó, que deve ser bastante leve e não tão espessa. Cubra a mancha e depois seque com uma toalha; para terminar, com detergente de cozinha faça muita espuma sobre a mancha e enxague com água fria.

Existem muitas opções para eliminar estas manchas, por isso convidamos você a consultar os nossos truques para limpar tapetes que certamente serão muito úteis para você.

Como tirar manchas - Tirar manchas de tapetes

Tirar manchas de tinta

Deve colocar a mancha sobre um papel secante, uma folha grossa com características muito especiais. Quando colocamos o tecido manchado sobre o papel especial, devemos colocar sobre a mancha um algodão com muito álcool e pressionar com força. Repita várias vezes.

No nosso artigo como tirar manchas de tinta temos outras alternativas úteis que ajudarão você a conseguir bons resultados.

Tirar mancha de refrigerante ou bala

Água quente e muito sabão, esfregue com uma escova e lave normalmente. Também recomendamos usar um bom sabão em pó se usar a lavadora ou sabão branco se lavar à mão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Isabel
Manchei minha calça jeans com pingos de alvex, o que posso fazer pra tampar essas manchas ?
Márcia Rodrigues Maura
Como tirar mancha de jamelão
valeria
como tirar mancha de desodorante em roupa escura, pois a mancha fica como se aroupa fosse molhada na região perto dos seios
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Valeria! Você pode tirar a mancha de desodorante com bicarbonato, saiba tudo sobre o procedimento neste link http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-eliminar-manchas-de-desodorante-com-bicarbonato-467.html Espero que dê certo!
Ruth Santos
Bom Dia, e quando a mancha de sangue ja secou na roupa, meu filho manchou uma bermuda de brim com sangue de um suino pois estava ajudando seu cunhado a matar um, e não se deu conta tirou a bermuda e só foi ser lavada no outro dia.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ruth! Para tirar manchas de sangue seco da roupa, confira as dicas deste artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-tirar-manchas-de-sangue-seco-da-roupa-1264.html Espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como tirar manchas
1 de 6
Como tirar manchas

Voltar ao topo da página ↑