Partilhar
Partilhar em:

Como tirar manchas de sangue seco da roupa

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,4 (1471 votos)
14 comentários
43 vezes partilhado
 
Como tirar manchas de sangue seco da roupa

Quando fazemos uma ferida na pele, sofremos um pequeno acidente e nos lesionamos ou sangramos do nariz, é provável que alguma das nossas peças de roupa acabe manchada com um pouco de sangue. Perante essa situação, o ideal seria agir o quanto antes para que eliminar essa mancha não se converta em um processo complexo. No entanto, pode acontecer por qualquer motivo você deixar esta tarefa para mais tarde e, quando for lavar a peça se depare com uma mancha de sangue completamente agarrada ao tecido. O que fazer? Como tirar as manchas de sangue seco da roupa? Não se preocupe! Mostramos passo a passo o que deve fazer no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de Hipoglós da roupa
1

As manchas de sangue na roupa devem ser limpas o quanto antes, pois quantos mais dias passarem e mais secas estiverem, mais difíceis de eliminar serão. Tenha em conta que as manchas de sangue se dissolvem facilmente com água fria e que, por isso, a primeira coisa que deve fazer é deixar a peça de molho em água fria em abundância durante umas horas para que o sangue seco se vá desintegrando. É fundamental que não faça isto com água quente, pois o calor, pelo contrário, faz com que a mancha fique ainda mais agarrada ao tecido.

Uma vez que a peça tenha estado de molho por algum tempo, esfregue a parte manchada com as mãos para tirar o máximo de restos de sangue possível.

2

De seguida, aplique diretamente sobre a mancha de sangue seca uma colher de sopa de detergente líquido e deixe que os seus componentes atuem na peça durante pelo menos 15 minutos. Passado esse tempo, pegue uma escova de cerdas suaves e esfregue energicamente com movimentos circulares e volte a passar a peça de roupa em água fria.

Agora já pode lavar a peça na máquina de lavar como faz habitualmente. Não se esqueça de consultar antes a etiqueta da peça para verificar os símbolos de lavagem, para evitar estragar essa peça de roupa que tanto gosta.

3

Se com o método anterior não conseguiu eliminar por completo essa mancha de sangue seca tão resistente, pode colocar à prova algumas das soluções que lhe vamos mostrar de seguida. Uma bastante eficaz é a de usar uma mistura de amoníaco e água, pois normalmente esta preparação consegue eliminar as manchas mais complicadas. Caso a peça de roupa em questão seja muito delicada, de seda ou de lã deve evitar fazê-lo.

Tem apenas que verter 1 colher de sopa de amoníaco em uma xícara de água, mexer e aplicar a mistura sobre o sangue seco. Deixe penetrar durante 5 minutos e, de seguida, passe por água fria enquanto esfrega com as suas mãos a zona manchada com um pouco de detergente líquido. Esta preparação pode servir também para eliminar manchas de sangue de outras superfícies como tapetes e carpetes.

4

Outro produto que é igualmente útil para eliminar as manchas de sangue secas das peças de roupa é a água oxigenada, que servirá especialmente para aquelas peças de cores claras. Primeiro, deixe a peça de molho durante duas horas em um banheiro com água fria e, uma vez passado este tempo, aplique diretamente umas gotas de água oxigenada sobre a mancha e deixe atuar por uns minutos. Verá que a água oxigenada está fazendo efeito e desintegrando o sangue do tecido quando começar a criar bolhas sobre a mancha.

5

E se o que pretende é fazer um produto comercial para o ter sempre à mão, a nossa recomendação é que adquira um dos chamados detergentes enzimáticos, que lhe ajudarão a eliminar por completo as manchas mais difíceis da sua roupa em um instante. Este tipo de detergentes contêm, como o seu nome indica, uma grande percentagem de enzimas naturais que são capazes de amolecer substâncias sólidas, remover manchas e muitos resíduos. Além disso, oferecem uma atuação muito mais rápida que outros produtos de limpeza convencionais. Confira as instruções da embalagem para utilizar corretamente este produto e informe-se previamente se é compatível com o tipo de peça que quer tratar.

6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como tirar manchas de sangue seco da roupa , recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Relacionados
Comentários (14)

Escrever comentário sobre Como tirar manchas de sangue seco da roupa

Muito útil
14 comentários
Mariluzi
A mancha de sangue passou para o colchão, como tirar essa mancha
marle fraga
Obrigada, agradeço como tirar manchas de sangue seco das roupas, foi-me muito util, sei como assim sera para muitas pessoa.Obrigada
Claudia Andrade
está dando voltas,ficam alternado um e outro,manchas de sangue secas? tratar o tecido antes de tirar amancha: como? que produto? Não ficou claro.
Stela Maris
Muito boas informações!!!
Sara Viega
Oi Stela, que bom que você gostou! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Luciana
O sangue secou na roupa branca. Coloquei agua fria...sabao de alcool em pedra...esfreguei com escovinha e saiu...facil assim.... O sangue estava na roupa seco ha 2 dias... Nao foi dificil nao !
Sara Viega
Oi Luciana, obrigada por partilhar conosco a sua experiência ;)
Esther
Tem Uma Blusa Q Amo Muuito E Eu a Sujei de Sangue Há 1 Mes Atras, Nem Sabia Q Sangue Manchava ! .. Dois Dias Depois Minha Mae Disse Q Manchava . Ja Tentei de Tudo Que Promete Tirar Mancha Mais Nada Adiantou . Alguma Dica ? ME AJUDEM POR FAVOR
Vanusa
Coloque como concentrado e uma pedra de gelo. Vá trocando a pedra de gelo até a mancha sair.
Maria
Experimente a água oxigenada. Uma solução de água oxigenada de 3%, a mais popular, pode ser despejada na mancha ou aplicada em uma bola de algodão. Tome cuidado, pois isso provavelmente descolorirá alguns tecidos. Mantenha o tecido em um lugar escuro por 5-10 minutos, visto que a luz quebra a água oxigenada. Em seguida, absorva o líquido com uma esponja ou pano.
Sara
Shaieny obrigada pelo comentário e pela dica :)
shaieny
Uma ótima dica para retirar sangue de roupa, é colocar pedras de gelo em cima da mancha, sai tudinho. Incrível!!!
Vanusa
Verdade pedra de gelo é um milagre. Grata.
Sara Viega
Obrigada pela dica ;)
Mariangela
Tenham dó. O melhor produto é... Água pura. No local, deixa no molho e depois, quando amolecer ao máximo, o melhor sabão para retirar o resíduo é sabonete. Qualquer saponaceo antes do primeiro molho em água pura, irá fixar a mancha.
Usuário anônimo
o que são enzimas?

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Como tirar manchas de sangue seco da roupa
1 de 3
Como tirar manchas de sangue seco da roupa