Remover as manchas do tecido

Como remover manchas de tinta

Como remover manchas de tinta

As manchas de tinta em qualquer tipo de tecido costumam ser muito difíceis de remover. Isso porque a tinta é um produto muito forte e penetra muito rápido sobre qualquer superfície. Por isso, aconselha-se agir o quanto antes para que ela não penetre e a sua eliminação não se complique. De qualquer forma, há sempre alguns truques que lhe podem ajudar na difícil tarefa de acabar com manchas quase impossíveis, e neste artigo de umComo.com.br mostramos os ideais para que você saiba como remover manchas de tinta. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como remover uma mancha de caneta permanente
Passos a seguir:
1

Perante uma mancha de tecido, se for possível, o melhor é que atue com rapidez e tente limpá-la o mais rápido possível, uma vez que se aderirem por completo aos tecidos são muito mais difíceis de eliminar. No caso da mancha estar fresca e ser recente, coloque uma folha de papel absorvente sobre ela e pressione com firmeza para que absorva a maior quantidade de tinta possível. Deve evitar dar batidinhas ou esfregar o papel sobre o tecido, uma vez que a tinta irá se espalhar para outras zonas da peça.

2

Um dos truques mais eficazes para remover manchas de tinta é deixar a peça repousar num recipiente com leite. Faça-o depois de levar a cabo o passo anterior, deixe a peça mergulhada no leite durante pelo menos 60 minutos, enxague e, por fim, lave-a da mesma forma que faz normalmente. Verá como a mancha de tinta terá desaparecido.

Como remover manchas de tinta - Passo 2
3

Outra opção, dependendo da delicadeza do tecido, é utilizar álcool para eliminar a mancha de tinta, uma vez que é um produto que permite neutralizar o pigmento da tinta. Compre um frasco de álcool daqueles que se vendem em farmácias, umedeça um disco de algodão com ele e aplique-o diretamente sobre a mancha. Deixe-o atuar durante alguns minutos e, quando secar, se a mancha não tiver desaparecido, volte a repetir o mesmo procedimento.

Se tiver limão em casa, também poderá aplicar sobre a mancha um pouco de suco de limão logo antes do álcool e, assim conseguirá amolecer ainda mais a mancha.

4

Se o tecido permitir e a mancha já estiver seca, pode tentar usar amoníaco para dissolver a tinta; é provável que a força deste produto acabe com ela de forma definitiva. Aplique-o diretamente na mancha e deixe atuar durante uns minutos antes de lavar a peça de novo.

5

Outra preparação útil para eliminar manchas de tinta é a que combina o bicarbonato de sódio com a água oxigenada. Misture ambos ingredientes, aplique a solução sobre a mancha a tratar e deixe atuar durante pelo menos uma hora antes de lavar a peça de novo.

Como remover manchas de tinta - Passo 5
6

Existem no mercado muitos produtos especiais para eliminar manchas de todo o tipo. Vá a um centro especializado e pergunte diretamente deixando claro o tipo de tecido que se manchou, além de que tinta se trata. Com certeza que lhe recomendarão o produto ideal para acabar com a mancha e a sua peça ficará como nova.

7

Se, além disso, quer saber como eliminar outras manchas difíceis da roupa, não perca os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover manchas de tinta, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Peça conselhos a um especialista.
  • Tenha muito cuidado com o tipo de tecido.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
leticia
Minha calça Jeans Mancho com tinta de Tecido Já fiz de tudo Mais Não sai ! será que Você Teria uma dica Especifica Para meu Problema
Jaque
Também quero saber.
Gabriel
a minha calça jeans claro, manchou com tinta de tecido vermelha, já botei na maquina e não sai, ficou mas claro a tinta mas a mancha não sai pfv tem alguma sujestões
1 de 3
Como remover manchas de tinta