Partilhar

Como tirar manchas de tinta de caneta da roupa

As canetas esferográficas são uma das grandes aliadas da modernidade, nos permitindo fazer anotações sempre que necessário não importa onde estejamos, entretanto, as manchas originadas pela tinta de uma caneta são muito comuns e ao mesmo tempo difíceis de eliminar. As camisas são suas vítimas favoritas, principalmente se temos o costume de guardá-las em nossos bolsos, ainda que ninguém esteja a salvo destes aborrecimentos de manchas de caneta.

Se você tem em seu armário alguma roupa manchada com tinta de caneta que não pode ser removida, leia atentamente esse artigo do umCOMO pois aqui iremos te mostrar como tirar manchas de caneta da roupa através de diferentes métodos.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de tinta da roupa

Limpe a mancha o quanto antes

Sujar nossas roupas com tinta é algo um pouco desesperador, afinal, por vezes corremos o risco de perder aquela peça da qual tanto gostamos e que dificilmente iremos encontrar novamente para vender. A primeira e mais importante dica de como tirar manchas de caneta da roupa para não correr o risco de ter que se desfazer dela, é que você deverá recorrer aos métodos de remoção da tintura o quanto antes. Quanto mais o tempo passa, mais a tinta seca e se torna difícil de retirar.

Como acontece com a maioria das manchas, a tinta de caneta é eliminada melhor quanto mais recente for, por isso, é importante que você trate da roupa o mais depressa possível, ou seja, nada de colocar a peça no armário e esperar um tempo livre no fim de semana para correr atrás do prejuízo.

Remova a tinta molhada

Seja qual for o método escolhido para remover a tinta, o primeiro e mais urgente passo será remover a tinta que ainda estiver seca, a fim de reduzir desde o início a mancha resultante do acidente.

Para conseguir remover a tinta, pegue um algodão seco ou então um tecido que possa ser sujado e, cuidadosamente pressione a mancha visando retirar o que ainda não estiver completamente impregnado no tecido. O processo não irá resultar em grandes mudanças de início, de forma que poderá parecer que o esforço foi ineficiente, entretanto, isso irá facilitar a remoção da tinta seca depois pois você terá menos pigmento para remover.

Evite esfregar

É muito comum que, ao nos depararmos com alguma mancha em tecido, seja de tinta ou comida, corramos para a pia mais próxima para esfregar o tecido e remover a tinta com água corrente, o que é feito sem que tenhamos refletido muito acerca da eficácia do método. Em momentos do tipo, é importantes termos calma e pensar logicamente em qual é a melhor forma de manusear o tecido danificado para não aumentar ainda mais o que já não estava bom.

Além de correr para remover a tinta o quanto antes, também é necessário saber que as manchas de tinta não devem ser esfregadas para que não se estendam pela parte limpa da roupa.

Algodão úmido

Em vez de correr para a água corrente e remover a tinta de forma desordenada, para evitar que a tinta se espalhe, é possível utilizar a água de forma contida pelo uso do algodão, que irá permitir que você apenas molhe a parte do tecido atingida pela tinta, sem que a mancha acabe por ficar maior e que difícil de ser removida.

Se tiver sorte de que a tinta ainda esteja fresca, tente retirar a maior quantidade possível com um pano. Se pelo contrário a tinta de caneta já secou, umedeça um algodão em água e tente retirar a máxima quantidade.

Se você sujou tecido claro e quer saber como tirar tinta de canetinha da roupa, justamente por isso, olhe também outras dicas em como tirar manchas de roupa branca.

Álcool ou acetona

Uma vez retirada toda a tinta possível com água, coloque um pano embaixo da mancha e umedeça com álcool ou removedor de esmalte. Com a ajuda de outro pano retire toda a tinta possível e repita o processo até que a mancha desapareça.

Usando os produtos indicados, não se esqueça de lavar a peça de roupa após a remoção da tinta pois é possível e até mesmo provável que tanto o álcool quando a acetona acabem por deixar manchas em sua roupa. Além de evitar manchar, uma lavagem poder ajudar a remover ainda mais a tinta da caneta, principalmente se a higienização for feita em água quente.

Vinagre ou creme de barbear

Caso você não tenha nenhum dos itens citados acima, não de preocupe pois ainda tem como tirar tinta de caneta da roupa. Para conseguir atingir o objetivo e recuperar aquela peça que parece sem salvação, experimente o mesmo método com vinagre branco ou creme de barbear.

Assim como o álcool e o removedor de esmaltes, ambos produtos aqui citados podem resolver seu problema, entretanto, podem causar manchar no tecido caso deixados em contato com sua peça durante muito tempo. Pra evitar o problema, lave a roupa e remova todos os resquícios de produto assim que tiver terminado de remover a tinta ou assim que possível.

Leite ou suco de limão

Por último, e se a mancha persistir, outro método muito simples consiste em pôr a roupa manchada de molho em um recipiente com leite morno ou com suco de limão. Quando conseguir desfazer a mancha de caneta, você só precisará lavar a roupa como normalmente.

Em ambos casos, é importante que o líquido esteja morno pois a temperatura irá ajudar a desprender a tinta já seca do tecido de forma a facilitar a remoção da mancha.

Importante: se você quer saber como tirar mancha de caneta de roupa branca, é recomendável evitar o limão pois o suco da fruta é sutilmente esverdeado e pode acabar manchando o tecido.

Além dos truques que lhe damos, existem umas canetas com um produto para tirar este tipo de manchas que são, além de baratas, feitas exatamente para isso, ou seja, para eliminar manchas de nossas roupas. As canetas do tipo irão te poupar tempo e também esforço.

Veja também: Como tingir roupa preta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de tinta de caneta da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

62 comentários
Rosemary Martins
Como faço pra remover uma mancha de caneta de um tecido este tecido e crepe ?
FranMenezes
A minha blusa limpou com alcool
patricia
espero que resulte meu irmao mais novo pintou me umas calças que so usei duas vezes e ja fartei de lavar e tudo e nao sai..
A sua avaliação:
Antonio de catigero do nascimento
Tenho umas luvas de látex suja com tinta de pincel atonico como sai.
Thomas Edson Cormack
Compre outra luva
evandro
creme de barbear
A sua avaliação:
ANA
Obrigada pela dica resultou numas calças novas da minha filha que estavam toudas riscadas co caneta, às vezes compram-se tira nodoas caros que nao tiram nodoas nenhumas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
patricia
isso é verdade.. dizem que ate liquido da loiça ou fairy - melhor - mas tambem nao faz nada
A sua avaliação:
dener
otima postagem funciona
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dener! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
José Helio da Silva
A mancha de caneta saiu com a aplicação de álcool gel.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Que bom saber que deu certo. Muito obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
victor augusto
Não tira nada, fiz todos os passos. Mas não saiu, ate piorou.
dona de casa preocupada
Não deu certo ,joguei ate agua benta e nada☹
Regina Helena Carneiro Presto
Estava aborrecida com uma roupa perdida com mancha de caneta quan do li suas orientações. Ganhei uma blusa nova!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Voltar ao topo da página