Partilhar

Como tirar tinta guache de roupa

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como tirar tinta guache de roupa

Um dos tipos de manchas mais comuns em uniformes escolares é a de tinta guache, que é conhecida por ser uma espécie de tinta aquarela, porém opaca e em consistência mais líquida. Ela é muito usada com crianças por apresentar um baixo risco de toxidade e acaba sendo uma das sujeiras mais populares nas camisetas de crianças e quem costuma mexer com tintas. Se você se deparou com um tecido sujo de guache, o umCOMO te ensina agora como tirar tinta guache de roupa.

Passos a seguir:
1

Leve em conta que quanto mais recente for a mancha, mais fácil ela é removida. A tinta guache é conhecida por ser lavável - o que não significa que não deixa manchas. Portanto, em caso de mancha com tinta guache fresca busque a fonte de água mais próxima e enxágue o borrão de tinta. Com esse procedimento, é bem possível que a roupa volte à aparência normal após algumas lavagens.

2

Se você tem a oportunidade de lavar a mancha na hora do acontecimento, você pode tentar tirar tinta guache de roupa com sabonete. Molhe um sabonete, preferencialmente branco e passe-o sobre a tinta guache no tecido.

Esfregue-o sobre a roupa até começar a fazer espuma, então você pode deixar de molho por cerca de 15 minutos. Passado o tempo do molho, esfregue mais um pouco e lave normalmente. Como a tinta guache é considerada lavável, ela quando fresca costuma sair com o sabonete comum.

3

Manchas de tinta guache secas dão um pouco mais de trabalho. O procedimento básico nesses casos é sempre tentar raspar a mancha antes de lavar. Após tirar a maior quantidade que você conseguiu raspando, passe por água corrente. É bem possível que sobrem resquícios de cor sobre o tecido. Para acabar com eles, você pode tentar algum dos procedimentos explicados nos próximos passos.

4

Dentre as tantas utilidades do vinagre branco, é conhecida a sua eficácia em clarear roupas. Para tirar tinta guache de roupa você pode aplicar o vinagre branco em um pedaço de algodão e passar sobre a mancha até que ela desapareça completamente.

5

Na teoria, a mancha de guache deveria ter saído com água, sabão e vinagre branco, mas pode acontecer de aquela tinta não ser 100% guache com substâncias laváveis. Nesse caso, ou também como alternativa ao vinagre branco, você pode tentar a acetona removedora de esmaltes. Umedeça um algodão e passe sobre a região com tinta na roupa até que a mancha desapareça. Depois, lave normalmente a roupa.

Veja também: Como tirar slime da roupa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar tinta guache de roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como tirar tinta guache de roupa

2 comentários
Claudia
Eu consegui retirar as manchas da blusa branca da minha filha, esfregando com Vanish em barra e Bicarbonato de Sódio. Deu muito trabalho, deixei de molho e esfreguei várias vezes com uma escovinha, mas deu certo!!
ELISABETH Ferreira Alves
adorei gostaria de mais dicas

Como tirar tinta guache de roupa
Como tirar tinta guache de roupa

Voltar ao topo da página