Remover as manchas do tecido

Como tirar manchas de tinta do couro

Como tirar manchas de tinta do couro

Manchou de tinta uma peça de roupa ou móvel forrado de couro? A primeira sensação é de pânico, mas o que deve fazer é agir com rapidez para que a mancha não se espalhe, dificultando a tarefa de encontrar um remédio eficaz. As manchas de tinta no couro são um pouco complexas de eliminar, mas com os conselhos que vamos dar com certeza que saberá o que fazer. Em umComo.com.br explicamos a você como tirar manchas de tinta do couro.

Passos a seguir:
1

Cada vez que estamos perante a tarefa de tirar manchas, costuma ser um momento muito estressante; se ainda por cima a peça em questão tiver muito valor, a preocupação aumenta. A primeira coisa que deve fazer é descobrir se é de couro acabado ou semiacabado; o semiacabado costuma ser muito complexo de tratar sem ajuda profissional, já que é um tecido muito absorvente. Para saber se é de couro semiacabado basta colocar apenas uma gota de água na superfície: se penetrar terá que ir a um serviço profissional de limpeza. Se a gota não for absorvida, poderá começar a limpar o couro.

2

Deve determinar a profundidade da mancha de tinta. Se estiver seca, terá que levar a peça a um serviço de limpeza profissional, o mais provável é que nestes casos recomendem que tinja o tecido. Se a mancha ainda estiver úmida ou recém feita e for superficial poderá começar a tratá-la. Leia as instruções sobre o cuidado do couro da sua peça, já que é provável que o fabricante recomende o uso de um produto de limpeza específico para este tecido e que esteja indicado que não use remédios naturais e desconhecidos para limpar o couro, porque o poderia danificar.

3

Antes de começar a limpar todo o tecido tente começar a limpar uma pequena parte, pouco visível, para ver se danifica ou desbota, desta forma saberá se a solução não estraga o couro. Comece limpando o couro com suavidade e com um pano molhado com um produto de limpeza à base de sabão. Este tipo de produtos de limpeza são bem mais suaves que os que usam solventes, e isso costuma estar indicado na embalagem do produto de limpeza.

Recomenda-se limpar a mancha com uma barra de tinta feita para tratar e limpar o couro, são produtos caros mas considerando o valor do couro, vale a pena comprar. Em umComo damos alguns conselhos sobre como cuidar do couro.

Como tirar manchas de tinta do couro - Passo 3
4

Também pode experimentar com um pouco de sabão feito para selas. Este tipo de sabão protege e limpa o couro das selas de cavalo. Este tipo de produto é uma combinação de sabão suave e de emolientes como a glicerina e a lanolina, que hidratam o couro depois da limpeza. Para dar um tratamento mais duradouro ao couro pode inclusive aplicar uma certa quantidade deste tipo de sabão de forma regular sobre o tecido. A melhor forma de cuidar e manter bem o couro é um tratamento constante.

5

Também pode optar por usar o produto de limpeza e condicionador clássico para tratar o couro. São produtos que limpam, hidratam o couro e previnem a formação de rachaduras. Para eliminar manchas de tinta pode experimentar este tipo de soluções para ver se fazem algum efeito.

Para aplicar estes produtos deve usar alguma esponja ou pano que não seja abrasivo, mas com o qual possa esfregar e remover a mancha. Em umComo contamos a você como cuidar dos sapatos de couro para que não se estraguem com o uso.

Como tirar manchas de tinta do couro - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de tinta do couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
SUELI DE MARI FABBRI
Gostaria de saber se vocês pintam sofá de couro não esta estragado só desbotado.sodas de 2 e 3 lugares.obg.
A sua avaliação:
Admilson cunha
minha camisa tem um detalhe em couro mas ao lavar deu uma mancha como tirar
Silvia Nöthen de Azevedo
Gostaria de saber como retirar manchas de tinta de cabelo de um casaco de couro verde e suave. O couro é muito macio de verde bem claro. Muito obrigada e espero que me ajudem. Abraço
MARIA TERESA SOTERO
encostei numa porta com tinta fresca. estava usando um casaco de couro vinho que sujou muito como tirar a tinta sem manchá-lo ou desbotar pois experimentei até agua só e esta manchando.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Experimentou as dicas do texto?
1 de 3
Como tirar manchas de tinta do couro