Partilhar

Como remover manchas de tinta

Como remover manchas de tinta

As manchas de tinta em qualquer tipo de tecido costumam ser muito difíceis de remover. Isso porque a tinta é um produto muito forte e penetra muito rápido sobre qualquer superfície. Por isso, aconselha-se agir o quanto antes para que ela não penetre e a sua eliminação não se complique. De qualquer forma, há sempre alguns truques que lhe podem ajudar na difícil tarefa de acabar com manchas quase impossíveis, e neste artigo de umComo.com.br mostramos os ideais para que você saiba como remover manchas de tinta. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de tinta do couro
Passos a seguir:
1

Perante uma mancha de tecido, se for possível, o melhor é que atue com rapidez e tente limpá-la o mais rápido possível, uma vez que se aderirem por completo aos tecidos são muito mais difíceis de eliminar. No caso da mancha estar fresca e ser recente, coloque uma folha de papel absorvente sobre ela e pressione com firmeza para que absorva a maior quantidade de tinta possível. Deve evitar dar batidinhas ou esfregar o papel sobre o tecido, uma vez que a tinta irá se espalhar para outras zonas da peça.

2

Um dos truques mais eficazes para remover manchas de tinta é deixar a peça repousar num recipiente com leite. Faça-o depois de levar a cabo o passo anterior, deixe a peça mergulhada no leite durante pelo menos 60 minutos, enxague e, por fim, lave-a da mesma forma que faz normalmente. Verá como a mancha de tinta terá desaparecido.

Como remover manchas de tinta - Passo 2
3

Outra opção, dependendo da delicadeza do tecido, é utilizar álcool para eliminar a mancha de tinta, uma vez que é um produto que permite neutralizar o pigmento da tinta. Compre um frasco de álcool daqueles que se vendem em farmácias, umedeça um disco de algodão com ele e aplique-o diretamente sobre a mancha. Deixe-o atuar durante alguns minutos e, quando secar, se a mancha não tiver desaparecido, volte a repetir o mesmo procedimento.

Se tiver limão em casa, também poderá aplicar sobre a mancha um pouco de suco de limão logo antes do álcool e, assim conseguirá amolecer ainda mais a mancha.

4

Se o tecido permitir e a mancha já estiver seca, pode tentar usar amoníaco para dissolver a tinta; é provável que a força deste produto acabe com ela de forma definitiva. Aplique-o diretamente na mancha e deixe atuar durante uns minutos antes de lavar a peça de novo.

5

Outra preparação útil para eliminar manchas de tinta é a que combina o bicarbonato de sódio com a água oxigenada. Misture ambos ingredientes, aplique a solução sobre a mancha a tratar e deixe atuar durante pelo menos uma hora antes de lavar a peça de novo.

Como remover manchas de tinta - Passo 5
6

Existem no mercado muitos produtos especiais para eliminar manchas de todo o tipo. Vá a um centro especializado e pergunte diretamente deixando claro o tipo de tecido que se manchou, além de que tinta se trata. Com certeza que lhe recomendarão o produto ideal para acabar com a mancha e a sua peça ficará como nova.

7

Se, além disso, quer saber como eliminar outras manchas difíceis da roupa, não perca os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover manchas de tinta, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Peça conselhos a um especialista.
  • Tenha muito cuidado com o tipo de tecido.

Escrever comentário sobre Como remover manchas de tinta

1 comentário
leticia
Minha calça Jeans Mancho com tinta de Tecido Já fiz de tudo Mais Não sai ! será que Você Teria uma dica Especifica Para meu Problema
Jaque
Também quero saber.
Gabriel
a minha calça jeans claro, manchou com tinta de tecido vermelha, já botei na maquina e não sai, ficou mas claro a tinta mas a mancha não sai pfv tem alguma sujestões

Como remover manchas de tinta
1 de 3
Como remover manchas de tinta

Voltar ao topo da página