menu
Partilhar

Como remover uma mancha de caneta permanente

Como remover uma mancha de caneta permanente

Por serem um objeto bastante útil que pode nos salvas na hora de fazer anotações inesperadas, as canetas são sempre um ótimo aliado para termos conosco e carregarmos sempre. Apesar da praticidade proporcionada, as canetas podem vazar tinta e causar problemas principalmente se forem do tipo permanente, já que a tinta é um tanto difícil de ter removida. Remover uma mancha de uma caneta permanente pode parecer impossível já que lavar apenas a roupa na máquina de lavar não irá eliminar esta mancha difícil, por isso, você deve ter especial atenção para poder retirá-la.

Se você estiver passando por esse problema, aqui no umCOMO iremos te fornecer alguns truques para remover uma mancha de caneta permanente. Nem todos os truques funcionarão com todas as peças de roupa e pode ser um processo de tentativa e erro, mas com o tempo, a mancha vai sair.

Vai precisar de:

Como remover caneta permanente com acetona

A acetona é conhecida por ser uma removedora de tinta, ainda que, usualmente, seja aplicada nas unhas para remover esmalte quando a aplicação estiver já deteriorada. Além do esmalte, também é possível aplicar o produto em tecidos para tirar tinta de caneta permanente da roupa.

Para utilizar o produto com esse objetivo, aplique acetona na mancha e seque com uma toalha de papel ou com algodão limpo até que a mancha de caneta permanente desapareça. Na hora de aplicar a acetona, tome cuidado para não colocar produto demais e acabar molhando regiões que não foram atingidas pela tinta, afinal, a falta de cuidado poderá fazer com que a mancha se espalhe e se torne ainda mais difícil de ser removida

Agora que você já sabe como remover caneta permanente, veja também como tirar manchas de azeite e aprenda a livrar desse outro problema similar e também comum.

Sal e água fria

Situações que parem complicadas por vezes têm soluções das mais simples e essa é a prova. Na hora de remover tinta de tecido, a solução pode ter simplesmente lavar a roupa na máquina de lavar com uma xícara de sal, água fria e sem detergente.

Caso a mancha seja muito grande ou intensa, opte por escolher algum método local, ou seja, que envolva apenas a região manchada, para depois realizar a lavagem. É necessário prestar atenção nesse detalhe pois uma mancha muito carregada de tinta poderá acabar se espalhando durante a lavagem e resultar numa peça repleta de manchas ou com uma marcha ainda maior do que a original.

Laquê de cabelo

Na hora do desespero até soluções inesperadas são válidas, contanto que deem resultados satisfatórios como é o caso da dica que iremos te dar agora. Para remover manchar de roupa causada por caneta permanente, coloque uma toalha de papel debaixo da peça de roupa, borrife a mancha com laquê para o cabelo e esfregue com um cotonete de algodão. A toalha de papel ajudará a absorver a mancha e evita que se manche o outro lado.

O método envolve apenas um detalhe mais do que importante: tome cuidado na hora de espirrar o laquê para evitar que o produto caia em seus olhos, afinal, esse tipo de fixador capilar costume ter tóxico e poderá ser prejudicial para sua saúde caso for inalado.

Caso a mancha tiver sido encontrada em alguma roupa velha, é possível que, além de saber como tirar tinta de pincel permanente, você precise lidar com marcas causadas pelo tempo. Se o tempo que sua roupa passou guardada foi suficiente para que a peça tenha acumulado fungos, veja também como tirar manchas de mofo.

Desengordurante

Aplique algum produto desengordurante na mancha e seque com uma toalha de papel limpa até que a mancha desapareça.

Se você quer saber como limpar quadro branco manchado com pincel atômico, a dica também pode ser útil e ajudar a deixar o quadro como novo.

Vinagre

O vinagre é um produto bastante usado na higienização, além disso, também será bastante útil na remoção de manchas causadas por caneta permanente. Para utilizar o produto com esse fim, mergulhe a zona manchada em vinagre durante pelo menos uma hora e lave na máquina.

Caso julgar necessário, aplique o vinagre na região mais de uma vez até que a tinta tenha saído de forma satisfatória.

Creme tártaro e suco de limão

Misture creme tártaro e suco de limão até formar uma pasta e aplique na mancha. Deixe atuar durante mais ou menos uma hora antes de colocar a peça de roupa na máquina.

A opção costuma ser das menos utilizadas pois não é todo mundo que tem creme tártaro em casa, ao contrário do material utilizado em outras dicas como o bicarbonato de sódio e o sal.

Pasta de dente

A pasta de dente tem função de limpeza e por isso mesmo também será uma opção caso você tenha manchado uma roupa com tinta de caneta. Para realizar o processo e remover a mancha, esfregue a mancha de caneta permanente com pasta de dente e uma toalha de papel. Certifique-se que é pasta, pois um gel não funcionará.

Pode ver outros artigos nossos para eliminar determinar manchas na roupa, veja como tirar manchas de desodorizante com bicarbonato e como tirar manchas de esmalte de unhas.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonado é já grande conhecido daqueles que prezam pela limpeza, principalmente das cozinhas. Além de ter útil na higienização de ambientes e eletrodomésticos, o produto pode ajudar na remoção de manchar de tinta de caneta e também daquelas amareladas causadas pelo tempo e que costumam aparecer em tecidos mais claros.

Para remover manchas utilizando o bicarbonado de sódio, basta colocar o produto na região atingida, molhar a parte manchada com um pouco de água e deixar que a peça descanse de tal forma por aproximadamente 1 hora. Após o tempo, lave a roupa normalmente.

Se você quiser saber como tirar tinta de caneta de boneca com bicarbonato, será necessário misturar o produto com água e esfregar utilizando uma escova. Confira outras possibilidades no post sobre como tirar marca de caneta de boneca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover uma mancha de caneta permanente, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Não lave a peça de roupa manchada na máquina sem tratar primeiro a mancha, uma vez que a mancha se pode fixar e nunca será capaz de a eliminar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
45 comentários
A sua avaliação:
Fabiana
Estou tentando remover caneta permanente vermelha de um fogão branco e não consigo...alguma dica?
A sua avaliação:
Luciana Gonçalves Pacheco
Amei a dica da acetona!!! Coloquei no meu jaleco e super funciona.
João Fontes
Tenho manchas de caneta de feltro no sofá em mapa gostaria que me pudessem ajudar nos procedimentos a efetuar na remoção das mesmas e nos produtos a utilizar! Com os melhores cumprimentos, João Fontes
A sua avaliação:
Edilia Passos
Amei a dica de tirar mancha com acetona. Funcionou, a mancha sumiu na hora.
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Edilia, continue acompanhando nossas matérias :)
A sua avaliação:
GETÚLIO PRATES DE OLIVEIRA
Ótima dica.
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário, Getúlio :) Continue nos acompanhando!
Érica
Consegui com acetona. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Obrigada pelo seu comentário Érica! :)
regianem
vou tentar no blazer
Izapaixao
ola bom dia sou Iza, meu filho de 5 anos manchou uma camisa branca de piloto permanente. O que faço ja lavei com vanish e coloquei acetona e passei o papel toalha fez manchar mais e o que farei? quero solucao se poder.obg
Regina Ornelas
Acabei de tirar a mancha do pijama da minha filha com acetona. Foi ótimo tinha acabado de usar o pijaminha pela primeira vez. Excelente dica.
Monica
Como tirar a escrita de caneta de tecido no pano branco ?
Thais Soares
Kr me ajudoo mtttt mt obrigadaaaa ah mancha desapareceu❤❤
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thais, ótimo! Ainda bem que conseguimos ajudar ;)
Tarciana borba
Oi, socorro qual o produto que tira manchas de lapis retroprojetor na bolsa escolar?
Fabricio
Boa noite, gostaria de saber se vcs tem algum tipo de informação sobre, tinta permanente em papel, se é possível remover, e qual o tipo de solvente mais apropriado. Agradeço a atenção, obg. Aguardo um retorno.
Yasminn
Oiii , consegui tirar a mancha d caneta permanente antes da minha mãe ver...Meu uniforme está limpo sem a mancha da caneta ufaa ainda bem... :D :P
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Yasminn, que bom que deu certo! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sofia
Ola, eu posso passar a acetona mesmo q a blusa nao seja branca? No caso, minha blusa é cinza. Sera q a acetona nao vai desbotar a blusa? Qual é a melhor opcao?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sofia, esses métodos são para roupa branca ou colorida. Se estiver com medo de aplicar acetona e tingir, experimente outro método como o suco de limão ou pasta dentífrica.
Simone
Lavei a peça antes de tentar remover a mancha de um moleton branco. Ainda é possível retirá -la? Qual método poderia utilizar? Obrigada!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone, pode sim tentar retirá-la usando um dos métodos que indicamos acima. Pode começar por experimentar mesmo o primeiro, com acetona. Espero que consiga!
Ana Cristina Cavalcante da Silva
Muito obrigada pelas dicas consegui muito rápido tirar a mancha de caneta piloto com acetona ... estava desesperada adorei a dica !!!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, que bom saber que deu certo! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas novidades :)
Bianca
Muito obrigada pelas dicas..manchei minha almofada com caneta de retroprojetor com a acetona melhorou 90% ESTOU MTO FELIZ obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bianca, que bom saber que conseguimos ajudar! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
Tereza Oya
Adorei conseguir tirar as manchas muito rapido obrigado pela dicas!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tereza, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário :)
Igor m.
obrigado , consegui limpar meu violão.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Igor, que bom que você conseguiu ;) Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos! ;)

Como remover uma mancha de caneta permanente
Como remover uma mancha de caneta permanente

Voltar ao topo da página