Partilhar
Partilhar em:

Como tirar manchas de esmalte da roupa

Passo a Passo
Avaliação: 4,3 (875 votos)
13 comentários
21 vezes partilhado
 
Como tirar manchas de esmalte da roupa

Muitas de nós, alguma vez, logo depois de pintar as unhas já tocamos sem querer na nossa roupa e manchamos de esmalte. Ou enquanto pintamos as unhas, acidentalmente, deixamos cair sobre a nossa calça o esmalte deixou uma mancha horrível nela. Mas não se preocupe, mesmo que a mancha pareça muito feia, existem alguns truques muito úteis para se desfazer delas e deixar sua peça de roupa como nova. Se quiser saber como tirar manchas de esmalte da roupa, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como fazê-lo.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas da roupa
Passos a seguir:
1

A forma mais comum de tirar as manchas de esmalte da roupa é com acetona. Primeiro, se a mancha for recente, tire o excesso com uma toalha; se ela já estiver seca, raspe com uma espátula ou faca o excesso de esmalte para eliminar o máximo possível. Molhe um pano ou algodão com um pouco de acetona e passe por um lugar pouco visível da roupa para ter certeza de que a acetona não a danifica.

Se tudo der certo, coloque um pano por baixo da mancha e com o pano molhado de acetona esfregue suavemente a mancha até ela desaparecer. Depois, lave a peça de roupa normalmente. Este truque é muito útil para peças de roupa de algodão e linho.

2

Se a acetona não for suficiente e a mancha de esmalte continuar, use spray inseticida, qualquer um dos que tiver em casa. Raspe a mancha ou tire o excesso com uma toalha, e aplique o produto sobre a mancha de esmalte de unhas.

Deixe atuar durante 3 minutos e esfregue suavemente com uma escova de dentes fazendo movimentos circulares. Depois, enxágue a peça de roupa com água morna. Se ainda ficarem restos de esmalte, repita o processo até que desapareçam.

3

Se ao experimentar com a acetona em um lugar pouco visível você perceber que a roupa perde a cor ou se danifica, tire a mancha de esmalte com talco em pó. Polvilhe o talco na mancha de esmalte e deixe repousar durante algumas horas para atuar.

Pode fazer este truque antes de dormir e deixar atuando a noite inteira. Depois deste tempo, esfregue a mancha com uma escova de dentes fazendo movimentos circulares suaves. Depois, lave a roupa normalmente.

4

Para manchas de esmalte de unha em roupas de seda e lã não use os truques anteriores pois eles estragariam a sua roupa. Raspe com cuidado o excesso de esmalte ou absorva com uma toalha se a mancha for recente. Depois coloque um pano ou trapo sob a roupa, deixando a mancha para cima. Pegue um pouco de algodão, molhe com éter e esfregue a mancha suavemente.

Se ficarem restos, umedeça um pano com álcool de 90º e esfregue na mancha. Depois, coloque a peça de roupa de molho com água morna, detergente especial para este tipo de tecidos e uma colher de amoníaco para cada litro de água.

5

Outro cosmético que pode deixar manchas na nossa roupa é o batom. Pois se usar um batom muito forte com uma peça de roupa clara, ao despir o batom pode transferir para a roupa e manchar. Saiba como lidar com este tipo de mancha no nosso artigo como tirar manchas de batom da roupa.

E se estava pintando o seu cabelo em casa e, sem querer manchou a sua roupa com a tinta, veja no nosso artigo algumas dicas para tirar a tinta de cabelo da roupa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de esmalte da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Antes de aplicar qualquer método sobre a mancha, experimente sempre em um lugar pouco visível da roupa para ter a certeza de que ela não se estraga. Se isso acontecer, não continue com esse método.
Comentários (13)

Escrever comentário sobre Como tirar manchas de esmalte da roupa

13 comentários
Iris
Bom dia Acabei de manchar minha blusa vermelha, de viscose eu acho, com esmalte preto, bem na frente, como faço?
cléo
manchei uma calça preta com esmalte como faço pra tirar sem manchar a calça?
A calça é de tecido linho preto
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Cléo! Experimentou as dicas do texto? Não esqueça de testar o químico em locais menos visíveis antes de aplicar na mancha.
A sua avaliação:
MARCIA
MINHA CALÇA É ELANCA , COMO TIRO ESMALTE DELA .
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Marcia! Já experimentou algumas das dicas acima? Elas também são válidas para esse tecido.
Telma
lavo roupa em casa, e adorei saber do inseticida, óleo de banana também é muito eficaz.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Telma! Que bom saber que as informações foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
kelly
obrigadaaaaa ^^ Deu super certo usando o inseticida. meu vestido é Branco gelo e deu super certo
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Kelly, que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
carol
Não Resolveu :// To Desesperada, Ate Porque Essa Calça Branca Foi Presente De Alguem Especial :/
Jamilly
Spray inseticida não mancha roupas brancas? Manchei um moletom branco de esmalte preto e também de vermelho. O excessso já saiu, mas ainda restou uma manca aredondada rosa e uma cinza. Grata.
maria elisa dos santos rodrigues
gostei das dicas , vou tentar tirar as manchas de esmalte, da blusa dea minha neta
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Maria, espero que as dicas resultem! Obrigada pela visita ao nosso site :)
kelly
o meu deu super certo com inseticida meu vestido é Branco e manchou de Rosa choque
Sandra Aparecida Madeira de Souza
Bom dia ; Como tirar mancha de esmalte de unha puro glamour de uma camisa branca. Urgente
Rosemeire Figueiredo
Bom dia. Tenho uma camisola branca de seda que tem mancha de esmalte. A mancha não é recente. Posso utilizar o álcool para retirar a mancha? Obrigada e fico no aguardo. Att. Rosemeire
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Rosemeire, no caso de seda deverá raspar com cuidado o excesso de esmalte. Depois, coloque um pano sob a roupa, deixando a mancha para cima. Pegue um pouco de algodão, molhe com éter e esfregue a mancha suavemente. Se ficarem restos, umedeça um pano com álcool de 90º e esfregue na mancha. Depois, coloque a peça de roupa de molho com água morna, detergente especial para este tipo de tecidos e uma colher de amoníaco para cada litro de água. Espero que assim consiga ajudá-la :)

Como tirar manchas de esmalte da roupa
1 de 3
Como tirar manchas de esmalte da roupa