menu
Partilhar

Como tirar o amarelado do tênis

 
Por Ketlyn Araujo. 3 março 2021
Como tirar o amarelado do tênis

Tênis ou sapatos brancos são atemporais: versáteis, combinam com praticamente qualquer look, seja ele básico, esportivo ou mais arrumado. Além disso, caem bem em propostas mais masculinas ou mais femininas, em combinações para jovens e pessoas mais velhas, já que foram pensados para agradar diferentes estilos e personalidade.

Porém, para que sejam conservados em bom estado, os tênis brancos devem manter a coloração e a limpeza, já que qualquer mancha ou sujeira pode conferir a eles um aspecto não tão agradável assim. Por isso, é comum que as pessoas tentem lavar os tênis brancos mediante os mais diferentes métodos, o que às vezes leva a um problema ainda maior: eles ficam amarelados. Se identificou? Pois, então, não perca este artigo do umCOMO, no qual vamos te explicar como tirar o amarelado do tênis e como deixá-los tão brancos quanto no dia da compra.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de tinta do couro

Como tirar o amarelado do tênis

Há diversos motivos que fazem o tênis ficar amarelo, sendo o mais comum deles o fato de algumas partículas de sujeira e suor ficarem amareladas no material do sapato. Por outro lado, quando você lava os tênis com alvejante, também pode ser que eles fiquem amarelos, bem como quando você não enxágua o calçado corretamente depois de lavar, já que as partículas de sabão podem oxidar quando em contato com a luz do Sol.

Antes de saber como tirar o amarelo do tênis, vale dizer que essa pode ser uma tarefa complicada, já que cada material do calçado - como couro, couro sintético ou tecidos diversos - requer cuidados específicos. Para tornar as coisas mais simples, aqui no umCOMO te apresentamos alguns métodos eficazes para limpar os tênis brancos.

  • Vinagre branco e bicarbonato;
  • Sabão e "esponja mágica";
  • Detergente líquido;
  • Água oxigenada;
  • Leite fresco;
  • Pasta de dente.

Vinagre branco e bicarbonato

Esse método é pensado especialmente para os tênis Converse ou qualquer outro sapato de tecido ou lona. Ou seja, se o seu calçado está sujo e você quer deixá-lo como novo, explicamos a seguir como tirar amarelado do tênis com estes produtos naturais. Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Duas colheres de sopa de vinagre branco;
  • Uma escova de dentes limpa;
  • Escova grande e macia;
  • Água morna.

Quer saber como tirar o amarelo dos tênis com esses ingredientes baratos? Siga os passos:

  1. Primeiro, use uma escova seca para tirar todo o pó dos tênis.
  2. Em seguida, misture o bicarbonato de sódio com o vinagre e, com a escova de dentes embebida na pasta, limpe delicadamente os tênis.
  3. A mistura vai secar bem rápido, então o próximo passo será escová-los novamente para remover os vestígios de bicarbonato de sódio dos sapatos.
  4. Deixe que sequem bem ao sol por, aproximadamente, um dia.

Se os seus tênis estão muito sujos e você acredita que lavá-los com água morna e sabão é uma boa alternativa, também vale apostar nesse método. Porém, lembre-se de evitar o uso de qualquer produto que contenha alvejante ou cloro na composição. Em hipótese alguma use a máquina de lavar ou a secadora, é melhor que o tênis seque ao ar livre sem que o sol o toque de maneira direta.

Como tirar o amarelado do tênis - Vinagre branco e bicarbonato

Sabão e esponja mágica

Se os seus sapatos são de couro original ou sintético, essa técnica é especialmente eficaz para eles. Além disso, o material é muito mais simples de limpar do que a lona ou outros tecidos. Tenha em mãos:

  • Papel toalha;
  • Um sabão em barra branco;
  • Pedaços de pano ou algodão;
  • Uma "esponja mágica" ou de melanina.

Para tirar o amarelo do tênis branco com essa combinação, siga os passos:

  1. Umedeça uma toalha de papel. É importante que ela não fique encharcada com água, então tome cuidado.
  2. Continue limpando toda a superfície externa dos tênis. Preste atenção nas costuras e, se necessário, enxágue a toalha para continuar a limpeza. Deixe secar por alguns minutos.
  3. Molhe a "esponja mágica" e remova o excesso de água. Esfregue todo o sapato, de cima para baixo, até que as manchas amareladas desapareçam.
  4. Cada vez que você precisar enxaguar a esponja, certifique-se de torcer bem.
  5. Terminada essa etapa, faça espuma com o detergente e limpe delicadamente o couro com o pano.
  6. Limpe os resíduos de detergente com outro pano úmido e, antes de voltar a usar os tênis, deixe que sequem bem. Pode ser necessário repetir esse procedimento se os seus sapatos estiverem muito sujos ou manchados.

Talvez seja necessário, ainda, aplicar uma camada de tinta ou verniz branco, portanto não deixe de visitar este artigo sobre como cuidar dos sapatos de couro para uma explicação mais completa.

Detergente líqudo

Outra boa maneira de limpar os tênis brancos sem danificá-los é usando água e detergente. Quer saber como tirar o amarelado do tênis branco de tecido? Siga o passo a passo:

  • Uma escova grande;
  • Detergente líquido;
  • Escova de dentes usada.

Para aprender como tirar o amarelado dos tênis usando detergente líquido, você deve começar eliminando o excesso de sujeira ou de pó com a escova grande. Leve em consideração que os tênis brancos devem estar sempre secos antes de cada lavagem, pois somente assim você vai evitar manchá-los com poeira úmida.

  1. Misture meia colher de chá de detergente em meio litro de água.
  2. Com a escova menor, misture bem e esfregue os sapatos.
  3. Depois, molhe um pano com água limpa e enxágue os sapatos.
  4. Encha os sapatos com papel absorvente ou papel de cozinha e deixe-os secar perto de uma fonte de calor.
Como tirar o amarelado do tênis - Detergente líqudo

Água oxigenada para tirar amarelado do tênis

A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio (H2O2) é bastante útil contra as manchas, já que se trata de um produto cheio de propriedades alvejantes, desinfetantes e antissépticas. Para limpar tênis branco com água oxigenada, você vai precisar de:

  • Água oxigenada;
  • Uma escova macia.

Saiba como tirar amarelo do tênis com água oxigenada:

  1. Lave os sapatos com água morna antes de começar e, em seguida, aplique bastante água oxigenada diretamente nas manchas.
  2. Espere meia hora e, com a escova macia, esfregue os locais mais críticos. Faça isso com cuidado e não ultrapasse o tempo, pois o material dos sapatos pode ser danificado.
  3. Enxágue com bastante água morna e repita o processo se necessário.
  4. Deixe os sapatos secarem naturalmente por cerca de um dia.

Para que seus tênis fiquem intactos pelo maior tempo possível, recomendamos que você visite este outro artigo do umCOMO sobre como cuidar dos tênis e sapatos de tecido.

Como tirar o amarelo do tênis com leite

Você sabia que o leite é um produto bem útil na hora de limpar e branquear sapatos e acessórios de couro? É importante que você use o leite apenas em peças de couro e verniz, já que ele também é capaz de danificar outros materiais de roupas e calçados.

O leite conta com propriedades alvejantes que deixam seu tênis branco de couro feito novo. Assim que as manchas de mofo ou amareladas surgirem, siga o passo a passo:

  1. Molhe um pano seco (ou pedaço de algodão) em um pouco de leite integral fresco.
  2. Passe o pano pelas áreas do sapato que quiser limpar. Faça isso com cuidado, mas não deixe de usar mais leite caso as manchas estiverem muito difíceis de remover.
  3. Com outro pano seco, remova os restos de leite e deixe que o calçado seque.

Neste artigo sobre como limpar sapatos de verniz te oferecemos ainda mais informações.

Como tirar o amarelado do tênis - Como tirar o amarelo do tênis com leite

Como tirar o amarelado do tênis com pasta de dente

Algumas pessoas usam pasta de dente para limpar os tênis brancos. Atenção, porém, pois o creme dental também deve ser brando e não conter gel em nenhuma hipótese. A pasta de dente costuma funcionar pois muitas delas têm o bicarbonato de sódio na composição, produto alvejante bastante útil para limpar a casa e demais peças de vestuário. Você vai precisar de:

  • Pasta de dente branca;
  • Escova de dentes;
  • Pano limpo.

Coloque a pasta na escova e esfregue a substância em todo o sapato. Após terminar essa etapa, aguarde entre 10 e 15 minutos e remova o creme dental com um pano umedecido em água.

Como tirar o amarelado do tênis - Como tirar o amarelado do tênis com pasta de dente

Como tirar o amarelo da sola do tênis

Também é possível que, além de estarem com o tecido amarelado, seus tênis fiquem com a sola amarela e desgastada. A seguir, ensinamos como tirar o amarelo da sola de borracha do tênis:

  1. A primeira coisa que você terá que fazer é escovar os sapatos com água e sabão.
  2. Esfregue bem, sem tocar no couro ou no tecido. Se quiser mais segurança, proteja o material com uma fita adesiva, e escove com muito cuidado as partes próximas ao tecido.
  3. Deixe os sapatos secarem muito bem e verifique se ainda existem manchas. Se sim, use a "esponja mágica" que mencionamos, sempre se certificando de que ela esteja levemente umedecida.
  4. Esfregue novamente, com muito cuidado. Esse é um trabalho delicado e requer paciência, por isso não tenha pressa.

Deixe que os tênis sequem naturalmente, e pronto! Quer mais dicas para limpar sapatos que sejam tão fáceis quanto eficientes? Então não perca esse outro artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o amarelado do tênis, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar o amarelado do tênis
1 de 5
Como tirar o amarelado do tênis

Voltar ao topo da página