Conservar a roupa

Como clarear roupa branca amarelada

Como clarear roupa branca amarelada

Para que uma peça de roupa branca seja conservada, é condição essencial conservar o tom de branco tão impecável quanto brilhante. O mesmo acontece com os panos da casa, lençóis, mantas ou toalhas de mesa que só ficam apresentáveis se o seu branco for impecável. Infelizmente, o linho branco amarelado é um problema bastante comum e não é raro que, ao estender uma toalha de mesa branca, perceba que ela tem manchas ou áreas amareladas.

Existem produtos específicos que podem resolver o problema, mas também têm remédios caseiros realmente eficazes para deixar suas roupas brancas como aparência de novas. Se você quer saber como clarear roupa branca amarelada, observe as opções que explicamos a seguir, neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como deixar o branco das roupas mais branco

Índice

  1. Água com limão
  2. Bicarbonato de sódio
  3. Vinagre branco
  4. Água oxigenada e detergente líquido
  5. Leite
  6. Conselhos para evitar que a roupa fique amarelada

1. Água com limão

Se você detectar manchas amareladas concentradas em um ponto da roupa, por exemplo, no colarinho ou na região das axilas de uma camiseta branca, pode aplicar suco de limão diretamente sobre elas. Uma boa maneira de fazer isso é cortar o limão ao meio e esfregar uma metade sobre a mancha. Faça isso e deixe agir por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, prepare uma bacia com água morna e acrescente o suco de limão (calcule o suco de 1 limão para cada 1 litro e 1/2 de água). Coloque a peça na mistura e deixe-a de molho por pelo menos 1 hora. Após esse tempo, escorra, sem enxaguar, e pendure ao sol até secar completamente. Depois de seca, lave e você verá que essa é uma ótima maneira de clarear roupa branca.

Neste artigo você pode descobrir Como tirar manchas de roupas brancas.

2. Bicarbonato de sódio

Se as manchas amareladas nas roupas brancas são desaparecem de forma nenhuma, o bicarbonato de sódio é uma das soluções que costumam ser infalíveis e que você pode usar em combinação com limão para obter melhores resultados. Veja como deixar a roupa branca com bicarbonato de sódio:

Para manchas difíceis, tente misturar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio com suco de limão para formar uma espécie de pasta que você pode espalhar sobre as manchas. Como no caso anterior, deixe o bicarbonato agir limpando a área em profundidade, eliminando possíveis maus odores retidos nas fibras, que, além disso, devolverão sua cor branca original. Após alguns minutos, prepare uma bacia com água (cerca de dois litros) e acrescente 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. Mergulhe a roupa e deixe-a de molho por pelo menos 1 a 2 horas. Enxágue com bastante água fria e estenda-a ao sol.

Se quiser aprender a remover outros tipos de manchas, recomendamos que você leia este artigo sobre Como remover manchas de vinho tinto.

Como clarear roupa branca amarelada - 2. Bicarbonato de sódio

3. Vinagre branco

O vinagre é outro produto eficaz e aliado na limpeza da casa, que também é útil para devolver a cor original das roupas brancas sem danificar os tecidos. Você pode usá-lo para clarear roupa branca de duas maneiras:

  • Misturando a mesma quantidade de vinagre branco e água em uma bacia e deixando de molho as roupas que deseja clarear por cerca de uma hora.
  • Colocando um pouco de vinagre branco (2-3 colheres de sopa) no compartimento da máquina de lavar juntamente com o detergente de uso habitual e procedendo, imediatamente, à lavagem.

Em ambos os casos, após o enxágue, exponha ao sol.

Você também pode se interessar por este post sobre Como lavar roupa branca na máquina.

4. Água oxigenada e detergente líquido

Para eliminar o tom amarelado dos panos de casa que estão guardados há muito tempo, é possível usar água oxigenada. Você sabe que são roupas limpas que só amarelaram com o passar do tempo. Nestes casos, experimente colocar de molho, por exemplo, toalhas de mesa ou tecidos amarelados em uma bacia com a mesma quantidade de água e água oxigenada. Adicione também um pouco de detergente líquido neutro e deixe de molho por uma hora. Enxágue bem, deixe secar e verá que o tecido estará novamente impecável.

Conheça outros usos e benefícios da água oxigenada.

Como clarear roupa branca amarelada - 4. Água oxigenada e detergente líquido

5. Leite

O leite muito frio é também um remédio para toda a vida que pode dar bons resultados com um pouco de paciência e desde que se trate de um tom amarelado generalizado e não de manchas amarelas localizadas e persistentes.

Esta técnica para clarear roupa amarelada consiste em misturar água fria em uma bacia na quantidade necessária dependendo da roupa e adicionar o dobro de leite gelado. Mergulhe a roupa na mistura e deixe por pelo menos seis horas (melhor de um dia para o outro). Passado o tempo, enxágue, lave normalmente e estenda ao sol.

Conselhos para evitar que a roupa fique amarelada

Roupas brancas ficarem amareladas não é algo incomum, mesmo que você as guarde perfeitamente limpas. Às vezes, o uso de determinados produtos, o lugar ou a forma como você guarda suas roupas podem ser a causa dessa situação, que nem sempre é fácil de evitar. Mesmo assim, existem algumas medidas bem simples que podemos colocar em prática para manter as roupas brancas impecáveis ​​e branquinhas por mais tempo.

  • O alvejante é um dos produtos mais usados ​​para clarear roupas e adicioná-lo, de vez em quando, à lavagem de roupas brancas é uma boa ideia. O problema é que se você usá-lo com muita frequência ou em quantidades excessivas, pode provocar o efeito contrário, ou seja, acabar, a longo prazo e em lavagens sucessivas, amarelando suas roupas brancas. Use alvejante, mas com moderação.
  • Sempre que possível, deixe suas roupas brancas secarem ao sol, pois os raios solares e sua luz ultravioleta favorecem a 'ativação' de qualquer produto ou remédio clareador que você tenha usado.
  • Ao aplicar os diferentes produtos cosméticos, como hidratante corporal, desodorante, perfume ou maquiagem, cuide para que eles não tenham contato direto com roupas brancas. Espere que o corpo absorva os cremes ou que o desodorante evapore antes de colocá-la, pois muitas das manchas amarelas nas roupas são causadas por esses produtos.
  • Procure lavar as roupas brancas separadamente das coloridas para evitar que possíveis desbotamentos acabem nas roupas brancas, alterando completamente a tonalidade.
  • Sempre guarde as roupas somente quando estiverem completamente secas. Além disso, sacuda-as bem antes de pendurá-las em um guarda-roupas ou dobrá-las e colocá-las em uma gaveta. A presença de umidade ou poeira em roupas brancas pode fazer com que elas fiquem amareladas com o tempo.

Agora que você já sabe como clarear roupas branca amarelada, também pode se interessar em ler este artigo sobre Como manter as camisas brancas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear roupa branca amarelada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Flavio
Boa tarde. Sobre o clareamento com água oxigenada, seria a de 'quantos volumes'? tem tipos de agua oxigenada diferentes.... Obrigado!
1 de 3
Como clarear roupa branca amarelada