Partilhar

Como lavar roupa branca na máquina

 
Por Ketlyn Araujo. 2 setembro 2020
Como lavar roupa branca na máquina

As roupas brancas são as que ficam mais bonitas e brilhantes depois de lavadas, mas também são as que mais sofrem com a passagem do tempo em comparação a peças de outras cores. Isso porque, à medida que lavamos, o branco vai perdendo gradualmente sua intensidade, e tende a ficar amarelo ou apresentar uma tonalidade mais acinzentada e apagada.

Algumas dicas para lavar roupas brancas podem nos ajudar a mantê-las brilhantes por mais tempo, como secá-las ao sol ou tirar as manchas logo após a roupa ficar suja, mas é sempre bom conhecer todos os produtos que podem nos ajudar a branquear as roupas na máquina de lavar com mais facilidade.

Se você quer que suas peças fiquem branquinhas e brilhantes assim que saírem da máquina de lavar, não perca este artigo do umCOMO. Vamos explicar como lavar roupa branca na máquina para que as peças não fiquem amarelas, como fazer a lavagem usando cloro e bicarbonato e, ainda, o que você precisa fazer para lavar roupas brancas delicadas. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Como usar a máquina de lavar roupa

Como lavar roupa branca na máquina com cloro

Se você quer saber como branquear a roupa na máquina de lavar, o cloro ou alvejante é uma das soluções mais conhecidas e eficazes para conseguir isso. Porém, ele é também um dos produtos com os quais mais devemos ter cuidado, e é por isso que antes de começar uma lavagem com cloro é importante considerar as seguintes precauções:

  • Não use o cloro em peças de roupa coloridas.
  • Não use o cloro em toda lavagem que fizer, pois o uso excessivo do produto pode estragar as roupas.
  • Não aplique o cloro diretamente nas roupas, sempre use a substância diluída em água.
  • Não use cloro em peças de lã, seda, elastano ou couro.
  • Não use cloro em peças de roupa que não estiverem muito manchadas, pois é um produto bastante forte. Se você quiser se livrar de manchas mais sutis, é melhor usar outros produtos de branqueamento disponíveis no mercado.

Com as dicas em mente, você terá apenas que seguir este passo a passo para saber como lavar roupa na máquina com cloro correctamente:

  1. Separe as peças brancas das coloridas.
  2. É sempre importante ler as etiquetas das peças para ter certeza de que as roupas que serão lavadas suportam água quente.
  3. Coloque as peças na máquina e, em seguida, despeje o detergente diretamente no tambor. A quantidade de detergente dependerá da quantidade de roupa que você colocou.
  4. Encha cerca de 3/4 de xícara com a solução de cloro e reserve. Se o tambor da máquina de lavar estiver cheio por mais da metade, você pode adicionar um pouco mais de alvejante. Se estiver carregado abaixo da metade, coloque um pouco menos.
  5. Programe a máquina no ciclo de lavagem que você normalmente usa para lavar roupas brancas, e certifique-se de isso seja feito com água quente, pois o calor ativa o cloro e consegue um maior branqueamento da roupa.
  6. Inicie o ciclo de lavagem e, quando a máquina de lavar começar a liberar a água, coloque o cloro na gaveta para que ele seja incorporado na roupa já misturado com a água. É importante adicionar o cloro quando a máquina de lavar iniciar a lavagem e começa a soltar água, caso contrário, o cloro pode manchar os tecidos.
  7. Uma vez finalizado o ciclo de lavagem, você pode estender as roupas ou colocá-las na secadora.

Se por um acaso você acidentalmente usou o cloro em roupas coloridas, te convidamos a conferir nosso artigo sobre como tirar manchas de água sanitária das roupas para que você não perca suas peças favoritas.

Como lavar roupa branca na máquina - Como lavar roupa branca na máquina com cloro

Como lavar roupa branca na máquina com bicarbonato

Se você quer deixar suas peças brancas impecáveis sem ter de usar produtos fortes como o cloro, um dos melhores ingredientes caseiros para manter as roupas brancas é o bicarbonato. Além de ser menos abrasivo, ajuda a equilibrar o pH da água, tornando a roupa mais branca e amaciando os tecidos durante a lavagem.

Você pode lançar mão da técnica de lavar roupa branca na máquina com bicarbonato de duas formas diferentes: aplicando a mistura sobre as peças ou na própria máquina de lavar.

  1. Sobre as peças: adicione uma colher de sopa de bicarbonato em um copo com água e misture tudo até que o bicarbonato se dissolva completamente. Aplique a mistura sobre as peças de roupa e coloque-as dentro da máquina de lavar. Depois, programe o ciclo de lavagem habitual para lavar roupas brancas.
  2. Na máquina de lavar: para branquear as roupas diretamente na máquina você só precisa colocar as peças no tambor e adicionar meia xícara de bicarbonato no compartimento do sabão. Depois, lave-as normalmente programando a máquina no ciclo de lavagem para roupas brancas.

Como lavar roupa branca delicada na máquina

Há diferentes peças como camisas, blusas ou roupas íntimas cujos tecidos são bastante delicados e fáceis de estragar ao longo do tempo e das lavagens. Lavar peças delicadas da mesma forma que você lava outros tecidos pode fazer com que elas rasguem ou estraguem nas áreas com mais movimento ou fricção, como as cavas.

Se você não quer que nenhuma de suas peças estrague, aqui temos algumas dicas para te ajudar a saber como lavar roupa branca delicada na máquina:

  • Antes de lavar roupas brancas de tecidos delicados, leia a etiqueta de cada peça para ver se elas são adequadas para lavagem na máquina e qual a temperatura de lavagem recomendada.
  • Recomenda-se que roupas brancas delicadas sejam lavadas com água fria. Além disso, a máquina de lavar deve ser programada com um ciclo de lavagem especial para peças delicadas, que realiza uma lavagem mais suave das roupas. Em geral, itens como blusas, peças íntimas ou camisas devem ser lavados a menos de 30 graus, e sempre utilizando essa opção de lavagem.
  • Evite o uso de cloro e opte por alvejantes naturais ou produtos alvejantes específicos para peças delicadas.
  • Não preencha a máquina por completo, use cerca de 1/3 de sua capacidade.
  • Certas peças precisam ser lavadas à mão. Para isso, coloque água morna ou fria dentro de um balde e adicione um pouco do seu sabão detergente habitual. Esfregue suavemente as roupas e enxágue as peças com água fria. Descubra mais dicas para lavar peças à mão no nosso artigo como lavar à mão roupas delicadas.
  • Roupas delicadas devem secar em temperatura baixas na secadora, ou então estendidas no varal sem deixá-la expostas à luz solar direta.

Como lavar roupa branca para que não fique amarela

É natural que peças brancas fiquem amareladas com o passar do tempo e após lavagens constantes. Se você quer saber como manter suas roupas sempre brancas sem que fiquem manchadas, no umCOMO te mostramos algumas receitas caseiras eficazes. Anote!

Limão e sal

É um truque que ajuda a eliminar as manchas amarelas das roupas brancas e a deixar as peças brancas sem que fiquem amareladas. Para isso, você vai precisar apenas do suco de dois limões e uma colher de sopa de sal. Siga os passos!

  1. Esprema o suco dos limões e adicione uma colher de sopa de sal.
  2. Mexa bem até que o sal se dissolva e reserve.
  3. Mergulhe suas peças brancas em um recipiente com água morna e adicione a mistura que você preparou anteriormente.
  4. Deixe as peças de molho por cerca de duas horas.
  5. Passado esse período, enxágue bem as peças e coloque-as para estender ao sol.

Água oxigenada

É um produto encontrado em praticamente qualquer casa, e que ajuda a eliminar o amarelo das peças brancas. Para lavar roupa com água oxigenada, você vai precisar de meia xícara de água oxigenada a 3% e meia xícara de água morna. Siga as dicas para usar essa receita caseira com facilidade:

  1. Misture a água com a água oxigenada e despeje a mistura na caixa da máquina de lavar.
  2. Programe a lavagem que você costuma usar para peças brancas e lave-as normalmente.
  3. Quando terminar de lavar a roupa, coloque-a para secar ao sol.

Vinagre branco

O vinagre branco é um excelente aliado na limpeza doméstica, mas também pode ser utilizado como amaciante de roupas, bem como para evitar que peças brancas fiquem amareladas. Para lavar suas roupas brancas com vinagre, você vai precisar de meia xícara de vinagre branco e meia xícara de seu sabão detergente habitual.

  1. Misture o detergente ou sabão em pó com o vinagre em um recipiente.
  2. Despeje-o no compartimento do sabão da máquina de lavar.
  3. Programe o ciclo de lavagem que você costuma usar para roupas brancas, e lave-as normalmente na máquina.

Descubra mais dicas para manter suas roupas brancas em bom estado ao acessar nosso artigo Como cuidar das roupas brancas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar roupa branca na máquina, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como lavar roupa branca na máquina
1 de 2
Como lavar roupa branca na máquina

Voltar ao topo da página