Tratar da roupa

Como usar a máquina de lavar roupa

Como usar a máquina de lavar roupa
Imagem: waesche-waschen.de

Se nunca lavou roupas na sua vida, é normal que ache a máquina de lavar um pouco confusa. São muitas as escolhas a fazer, desde a temperatura da água, o ciclo de lavagem, a centrifugação, a separação da roupa, um montão de decisões que temos que fazer e que se fizermos as escolhas erradas é a nossa querida roupa que pode sofrer as consequências. Para o ajudar neste processo e para que suas roupas fiquem sempre limpas e em boas condições, em umComo vamos lhe esclarecer como usar a máquina de lavar roupa.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo, você deve separar a roupa para lavar. Separe a roupa por cores, coloque em um cesto a roupa branca, em outro a roupa de cores mais claras e em outro a roupa escura ou de tons mais fortes. Você pode juntar a roupa branca com a de tons mais claros que tenham o mesmo nível de sujeira. Dentro da roupa escura, deve ainda separar a roupa que desbota e a que não desbota. Também deve separar as roupas muito sujas daquelas que usa no dia a dia e, lavar as toalhas separadamente.

Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 1
Imagem: leroymerlin.com.br
2

Entender os símbolos das etiquetas de lavagem das roupas, vai ajudá-lo na tarefa de lavar roupas. Algumas roupas são feitas de tecidos delicados ou têm algum detalhe, e que por isso não podem ser lavadas na máquina. Deixe de lado as roupas que disserem que não podem ser lavadas à máquina ou que têm de ser lavadas a seco.

Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 2
Imagem: morandosemgrana.com.br
3

Antes de colocar as roupas na máquina, você deve prepará-las:

  • Faça um pré-tratamento para as manchas e peças muito sujas.
  • Vire os bolsos das calças do avesso, para tirar toda a sujeira e retire tudo o que estiver dentro deles.
  • Retire qualquer tipo de detalhe que as peças tenham e que possam danificar outras roupas, como broches ou fivelas.
  • Feche os zíperes e abotoe os botões.
  • Caso as mangas estejam dobradas, desdobre-as.
  • Não coloque as peças na máquina do avesso, à exceção de peças com alguma estampa e peças de cores escuras para preservar a cor.
  • Peças pequenas, como cuequinhas ou sutiãs devem ser colocadas em saquinhos próprios.
Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 3
Imagem: wp.clicrbs.com.br
4

Agora defina a temperatura da água, consoante o tecido, a cor e o grau de sujeira. Você deve utilizar a água fria para peças com pouca sujeira, peças delicadas e cores escuras ou vivas. A água quente deve ser utilizada para as peças brancas e roupas muito sujas. Enquanto que a água morna deve se usar para lavar tecidos de tons claros e com um nível de sujeira moderado. Se surgir alguma dúvida quanto à temperatura da água, consulte sempre a etiqueta da peça.

Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 4
Imagem: oriente20.com
5

De seguida, selecione o ciclo de lavagem de acordo com o tipo de roupa e o grau de sujeira. Esta rodinha nem sempre tem as mesmas opções em todas as máquinas. Escolha o ciclo que mais se adaptar às suas peças. Cada opção tem um tempo de lavagem associado, no manual de instruções poderá ver qual o tempo de lavagem para cada ciclo. Roupas muito sujas precisam de um ciclo mais longo e vice-versa. A função "peça delicada" ou "lavar à mão" é ideal para tecidos delicados e para peças que não precisem de ser passadas.

Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 5
Imagem: lavadorasderoupas.blogspot.pt
6

Adicione o sabão e o amaciante na gaveta da sua máquina. Você deve fazer isto antes de colocar a máquina a trabalhar. Nas embalagens do sabão e do amaciante poderá ver as indicações da quantidade a utilizar de cada produto. Normalmente uma tampa cheia de sabão é para uma máquina cheia. Na gaveta da máquina o compartimento maior é para o sabão e, o mais pequeno para o amaciante. Se tiver dúvidas, consulte o manual de instruções da sua máquina.

Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 6
Imagem: lavadorasderoupas.blogspot.pt
7

Não encha demasiado a máquina de lavar roupa, pois para conseguir que as roupas fiquem bem lavadas, elas precisam de espaço para se mover dentro da máquina. As máquinas digitais e com abertura frontal, enchem automaticamente de água consoante o peso das roupas. Caso a sua máquina não o faça automaticamente, ajuste o nível de água de acordo com o volume de roupa.

Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 7
Imagem: blog.casashow.com.br
8

Depois feche a porta da máquina e clique no botão "play" da máquina para iniciar a lavagem. Hoje, a maioria das máquinas tem um sistema de segurança que só lhe permite abrir a porta da máquina quando a lavagem termina. Você saberá que o ciclo terminou quando a luz do stop estiver acesa e quando ela fizer um pequeno barulho, o que significa que pode abrir a porta. Agora é só estender a sua roupa e depois passar a ferro.

Como usar a máquina de lavar roupa - Passo 8
Imagem: diariodigital.sapo.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a máquina de lavar roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Altamir Moraes
Obrigado foi muito util as explicações.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Altamir, muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
Imagem: waesche-waschen.de
Imagem: leroymerlin.com.br
Imagem: morandosemgrana.com.br
Imagem: wp.clicrbs.com.br
Imagem: oriente20.com
Imagem: lavadorasderoupas.blogspot.pt
Imagem: lavadorasderoupas.blogspot.pt
Imagem: blog.casashow.com.br
Imagem: diariodigital.sapo.pt
1 de 9
Como usar a máquina de lavar roupa