Lavar roupa à mão

Como lavar suas próprias roupas a seco em casa

Como lavar suas próprias roupas a seco em casa
Imagem: ma.quebarato.com.br

Provavelmente tem alguma peça no guarda roupa ou já viu alguma peça de roupa com a etiqueta que dizia "lavagem a seco". Estas roupas são feitas de tecidos que não se podem simplesmente colocar na máquina de lavar roupa com água e detergente. Pois estes tecidos poderão correr o risco de encolher, desbotar ou perder a forma se forem lavados em água. Assim, para evitar danificar as suas peças de roupa favoritas, deverá fazer a limpeza usando o método de lavagem a seco. A lavagem a seco remove a sujidade e outras manchas que a roupa possa conter sem usar água. Normalmente, as lavanderias oferecem este tipo de serviço, mas se quiser economizar algum dinheiro também o poderá fazer em casa. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como lavar suas próprias roupas a seco em casa.

Também lhe pode interessar: Como lavar sua roupa jeans

Passos a seguir:

1

Para lavar uma peça de roupa a seco, em vez de se utilizar água, utiliza-se solventes, que passam pelos fios do tecido eliminado a sujidade sem serem absorvidos pela roupa. Os solventes utilizados na lavagem a seco são os alifáticos, que podem ser encontrados em mercados ou lojas de tinta, como o Varsol.

2

Lavagem a seco de lãs e malhas. As roupas de e malhas podem ser lavadas a seco, mas deve confirmar sempre os símbolos de lavar a roupa na etiqueta interior (poderá ter a indicação escrita dizendo "lavagem a seco" ou poderá estar representada por um símbolo de um círculo). Para lavar este tipo de tecidos poderá utilizar álcool comum e seguir os seguintes passos:

  • Coloque numa bacia as roupas que pretende lavar, de seguida coloque álcool até ficarem cobertas. Esfregue suavemente nas partes que tiverem sujas ou com manchas. Escorra o álcool, torça a roupa e repita este procedimento acrescentando novamente álcool.
  • Após torcer novamente a roupa, deverá retirar o excesso de álcool com uma toalha.
  • Deverá colocar a roupa a secar à sombra e num sítio arejado.
Como lavar suas próprias roupas a seco em casa - Passo 2
3

Lavagem a seco de ternos e peças de seda pura. Os ternos e peças de seda podem ser lavados a seco, no entanto lembre-se sempre de verificar na etiqueta interior. Para lavar este tipo de tecidos poderá utilizar o solvente Varsol e seguir os seguintes passos:

  • Coloque a roupa que pretende lavar numa bacia e despeje Varsol até cobrir a roupa a ser lavada. Deverá deixar a roupa de molho por aproximadamente uma hora.
  • De seguida, torça a roupa e utilize uma toalha para absorver o produto todo.
  • Deixe a roupa secar à sombra e num local arejado, para que o cheiro a solvente saia da roupa, o que pode levar entre 2 a 3 dias.
  • Não deverá passar a ferro diretamente sobre o tecido, deverá colocar papel manilha ou um tecido fino entre o tecido e o ferro e passar sem vapor.

Evite uma exposição prolongada com este solvente e siga as instruções da embalagem do produto, evitando assim riscos para a saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar suas próprias roupas a seco em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Mantenha os produtos utilizados, fora do alcance das crianças.
  • Se a peça de roupa estiver bastante suja ou for extremamente delicada, o melhor é levá-la a uma lavandaria, para obter melhores resultados.
  • Antes de utilizar estes produtos químicos, leia atentamente todas as instruções da embalagem, para uma utilização correta.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Albertina Cohen
Que produto eu uso para lavar meu colchão a seco e como lavar com um pano úmido ou com uma escovinha....gostei muito do artigo o único na internet que me interessou só não sei o produto a ser usado.Agradeço a atenção.
Cleusa Santos
Achei ótimo o artigo. Parabéns.
Editor umComo.com.br
Oi Cleusa! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
WILLIAM
Como lavar a seco fantasia de pelucia?
A sua avaliação:
salete pessoa
Bom dia, vc podeia me orienta sobre uma lavagem a seco casaco de lâ.(claro)
manoelfernandesmendes
como devo lavar um casaco de lã
A sua avaliação:
iris
muito bom!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Iris! Obrigada pelo seu comentário valeu :)
A sua avaliação:
MARA ALICE SOARES DA SILVA
Tenho casaquinho tecido sarja, só preciso lavar no lugar das axilas, pois usei por pouco tempo mas transpirei , não queria lavar a peça inteira, somente onde transpirei. grata,
Eni Dias Martin
Jaqueta de couro a etiqueta para lavar a seco, gostaria de aprender para eu lavar em casa, visto que as pucos lavanderias que fazem esse tipo de lavagem estão cobrando muito caro.
Rogéria Cristina frade
Como lavar um vestido de noiva com o pano cetim a seco em casa sem danificar o vestido
MARIA
COMPREI UM TECIDO QUE SEGUNDO O VENDEDOR É LAME, ELE É DOURADO E DECOREI UMA MESA NUM EVENTO E DERRAMARAM PONCHE DE FRUTAS E ALGUNS DOCES NELE E AGORA NÃO SEI COMO LAVA-LO PARA NÃO ESTRAGAR. PEÇO A VOSSA ORIENTAÇÃO. OBRIGADO. Mª HELENA.
Maria Aparecida regitano Pinarelli
Como lavar roupa preta de organza e lêZe?
Ivonete ribeiro povidaiko
eu tenho um sobre tudo de Lã que é Lavado a seco, e eu quero aprender.
ADELMIRA
ADELMIRA OLA BOA TARDE TENHO UM TAPETE DE SALA COM A LA ALTA E SO LAVADO A SECO O QUE POSSO FAZER
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Adelmira, veja nesse link alguns truques para limpar tapetes, pode ser que ajude: http://casa.umcomo.com.br/articulo/truques-para-limpar-tapetes-14175.html
Aurea
Como lavar a seco tapete da sala persa

Imagem: ma.quebarato.com.br
1 de 2
Como lavar suas próprias roupas a seco em casa