Lavar roupa à mão

Como lavar roupa de cetim

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lavar roupa de cetim
Imagem: gjtecidos.com.br

Roupas de cetim conferem ao look elegância além de ser um tecido muito bonito e com uma textura suave. Mas na hora de lavar, este tecido exige cuidados especiais em relação a outros tecidos, dada a sua delicadeza. E como queremos aumentar a durabilidade e manter a aparência destas peças, é normal levarmos a roupa de cetim a uma lavandaria profissional. Mas, saiba que seguindo alguns passos também é possível lavar as suas roupas de cetim em casa. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como lavar roupa de cetim.

Também lhe pode interessar: Como lavar roupa de lã
Passos a seguir:
1

Nunca lave a sua roupa de cetim na máquina de lavar, a força que o processo de centrifugação exerce na roupa pode danificar o tecido e inclusive rasgar as costuras. Esta regra aplica-se a qualquer tipo de tecido delicado, como a seda ou a renda.

2

O cetim não é um tecido que solte tinta, por isso você pode juntar peças de várias cores que não vai manchar. Comece por encher a pia ou um recipiente com água fria e coloque uma tampa de sabão líquido específico para tecidos delicados. Evite usar sabão em pó e prefira as versões líquidas.

3

Agora vire a peça de cetim do avesso e coloque-a na bacia. Você deve deixar o cetim absorver o sabão e a água por cerca de 3-5 minutos. Após esse tempo, comece massageando o tecido com delicadeza para criar espuma e lavar. Enxágue com água fria e, se considerar necessário repita o processo. Cuidado para não torcer demasiado o tecido.

Como lavar roupa de cetim - Passo 3
Imagem: muitox.com.br
4

Depois de lavada e enxaguada, é hora do amaciante. O amaciante é essencial na roupa de cetim, pois vai ajudar a amaciar as fibras e a tornar consequentemente a tarefa de passar a roupa mais fácil. Volte a encher a bacia novamente com água fria e adicione o amaciante, os azuis e rosas são os mais recomendados para este tipo de tecido. Deixe suas roupas de molho por cerca de 15 minutos e volte a enxaguar.

5

Lembre-se que não deve torcer a roupa de cetim. Por isso, para ajudar no processo de secagem pode colocar a peça em cima de uma toalha grossa e enrolá-la para que o excesso de água seja absorvido pela toalha.

6

De seguida, pendure a peça de cetim em um cabide e coloque para secar num lugar à sombra e ainda do avesso. Como este tecido não pode ser torcido, é normal que demore mais para secar.

7

Depois de seca, já pode passar a sua roupa de cetim seguindo as recomendações da etiqueta. E se tem uns sapatos de cetim e pretende lavá-los, não hesite em entrar no nosso artigo e descobrir como limpar sapatos de cetim.

Como lavar roupa de cetim - Passo 7
Imagem: apaulasm.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar roupa de cetim, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Isabel Lopo
Que fazet a sapatos dr cetim sujos
Imagem: gjtecidos.com.br
Imagem: muitox.com.br
Imagem: apaulasm.blogspot.pt
1 de 3
Como lavar roupa de cetim