menu
Partilhar

Como clarear a roupa ao sol

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como clarear a roupa ao sol

Para clarear a roupa há muitas formas de o fazer e a maioria com produtos químicos como a água sanitária ou cloro. Mas também existem outros métodos para branquear as suas peças que, embora possam ser menos eficazes, não são tão abrasivos para a roupa. Trata-se de usar produtos naturais que, por sua vez, são seguros para o meio ambiente e, é por isso que neste artigo de umComo lhe queremos explicar como clarear a roupa ao sol.

Também lhe pode interessar: Como clarear a roupa com vinagre
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deverá colocar em um recipiente suficientemente grande água com detergente para lavar à mão e o suco de dois limões. Mergulhe nessa água as peças que quer clarear e deixe-as repousar durante pelo menos 30 minutos. Pode ver mais detalhes sobre este passo no nosso artigo sobre como usar o limão como branqueador para a roupa.

Como clarear a roupa ao sol - Passo 1
2

Passado este tempo, enxague a sua roupa branca e lave-a como o faz habitualmente, ou seja, na máquina de lavar roupa e com o programa que se adapte melhor ao tipo de tecido. Não tenha medo do cheiro a limão, uma vez que este desaparecerá e as suas peças não terão esse aroma.

3

Uma vez lavada, estenda a roupa branca em um lugar com luz solar direta, pode ser em cordas de estender que possa ter no jardim, terraço ou colocando o estendal no lugar onde o sol incida diretamente. Os raios solares conseguirão trazer uma cor mais branca à sua roupa e eliminar esses tons amarelados que aparecem com o passar do tempo e que tanto detestamos.

Como clarear a roupa ao sol - Passo 3
4

Será recomendável que estenda a roupa ao sol nas horas centrais do dia, quando a radiação solar é mais forte. Além disso, deverá deixar que a roupa seque durante várias horas para que o clareamento das suas peças seja mais eficaz. É importante referir que, por sua vez, ao mesmo tempo que melhora a intensidade do branco, estará poupando energia, uma vez que não usará a máquina de secar para secar a roupa.

5

Lembre-se que, ao contrário do que lhe indicamos com as peças brancas, nunca deverá estender a sua roupa preta ao sol, uma vez que a única coisa que conseguirá será que se possam descolorir e adquirir um aspeto feio. Assim, as suas peças escuras deverão secar sempre à sombra para proteger o seu tom e evitar estragá-las.

Como clarear a roupa ao sol - Passo 5
6

Além disso, recomendamos que consulte estes outros artigos sobre o branqueamento da sua roupa para que conheça outros conselhos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear a roupa ao sol, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como clarear a roupa ao sol
1 de 4
Como clarear a roupa ao sol

Voltar ao topo da página