Partilhar
Partilhar em:

Como tirar mancha de jamelão

Passo a Passo
 
Como tirar mancha de jamelão

Nem todos os brasileiros podem estar familiarizados com o jamelão. A frutinha doce e roxa é chamada por diferentes nomes em cada região do país. Sendo que jambo, jambolão, jamborão ou "azeitona-preta", no nordeste, são os mais conhecidos. Talvez você não tenha certeza se já provou jamelão pois não é uma fruta muito comercializada, mas você certamente já viu calçadas por aí manchadas por uma fruta de um tom roxo escuro. Se sim, é provável que você tenha visto uma calçada suja por jambo.

Apesar de as frutas não serem muito vendidas por se estragarem facilmente, são comumente encontradas em zonas urbanas. As árvores altas se adaptam muito bem às cidades e criam uma sombra agradável. Consequentemente as frutinhas acabam caindo e manchando roupas e sapatos. É verdade que a mancha de jamelão não é a mais simples do mundo, mas ela tem solução sim. Para saber como tirar mancha de jamelão, confira as dicas que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas
Instruções:
1

Uma das dicas mais preciosas para que você consiga remover a mancha de jamelão por completo, é iniciar o processo de remoção o quanto antes. Esse conselho vale para todas as manchas de jambu, em roupas e sapatos.

2

Assim que você descobriu a mancha de jamelão, evite que ela seque. Mesmo que você não tenha os materiais necessários para limpá-la, busque água fria e mantenha ela molhada. No caso dos tecidos a água fria é essencial. Caso contrário, a mancha pode se impregnar com as altas temperaturas e então tornar-se permanente.

3

Ainda no caso de não poder agir imediatamente enquanto a mancha está fresca, também vale tentar tirar o excesso com papel toalha, um pano limpo ou uma esponja. Absorva a sujeira e se sentir necessidade de esfregar um pouco, faça movimentos sempre de fora para dentro para que a mancha não se espalhe.

4

A mancha de jamelão é uma sujeira muito singular que reage de maneira diferente em cada tecido, de acordo com as circunstâncias. No caso das roupas, um pré-procedimento básico para remover esse tipo de mancha é deixar a roupa de molho em água fria com sabão por algumas horas. Essa técnica ajuda a amolecer a sujeira.

Quanto mais recente for a mancha, maiores as chances de ela já sair completamente nessa fase.

5

Se esse não foi o caso, não deixe a roupa secar. Experimente aplicar 1 colher de vinagre branco sobre a mancha e espere agir por 20 minutos. Enxague normalmente e repare se a mancha saiu. Se ela ainda persistir, repita o mesmo procedimento substituindo o vinagre branco por álcool.

6

No caso das roupas brancas, a água sanitária pode ser a solução mais fácil. No procedimento 4, citado anteriormente, adicione até uma tampa de água sanitária com a água e o sabão e deixe de molho.

Atenção: essa técnica só pode ser aplicada em roupas brancas pois mancha as roupas coloridas.

7

Se todas as técnicas anteriores não funcionaram, tente o Vanish em pó, ou algum alvejante de sua preferência. Prepare uma pastinha de Vanish com água e aplique sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos, enxague e lave normalmente.

Fonte: vanish.com.br
8

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de jamelão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Nunca lave a roupa com água quente ou passe se não tiver certeza de que a mancha saiu completamente.
  • Sempre teste como a mistura reage no tecido em uma parte pequena e escondida da roupa antes de aplicá-la à mancha.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tirar mancha de jamelão

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de jamelão
Fonte: vanish.com.br
1 de 2
Como tirar mancha de jamelão