PARTILHAR

Como tirar mancha de outra roupa

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 6 julho 2020
Como tirar mancha de outra roupa

Um dos problemas mais comuns dentro de casa se dá quando chega a hora de lavar as roupas e você percebe que alguns tecidos desbotaram, transferindo a tinta de uma peça para outra. Isso se dá pelos mais diferentes motivos, ainda que os mais comuns são pigmentos de má qualidade ou o fato deles terem sido adicionados após a fabricação do tecido.

Muitos desses "acidentes", entretanto, podem ser evitados se lermos corretamente as etiqueta, além de separarmos as peças por cores antes de lavá-las. Mesmo assim, aqui no umCOMO sabemos bem que problemas, querendo ou não, acontecem, e é por isso que explicamos, no artigo a seguir, como tirar mancha de outra roupa, além de ensinarmos como evitar que suas peças preferidas desbotem. Anote!

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de roupa branca

Como tirar mancha de roupa branca de outra roupa

Se ao abrir a máquina de lavar roupas você notar a peça desbotada, a primeira coisa a fazer é identificar a peça que causou as manchas, e separá-la da branca para que seja lavada com suas semelhantes. Não se preocupe, pois no umCOMO traremos uma solução fácil para que você possa consertar peças brancas que foram manchadas pelas coloridas. Você poderá usar algum dos três ingredientes a seguir:

  • 1/8 de uma xícara de água sanitária ou alvejante
  • 1 xícara de vinagre
  • 1 xícara de água oxigenada

Lembre-se de que você não deve utilizar os três produtos juntos, e sempre releia as etiquetas das suas peças para entender qual deles vai se adaptar melhor às suas roupas. Se em alguma delas não é recomendável usar cloro, por exemplo, troque-o pelo vinagre ou por água oxigenada.

Recomendamos, ainda, que você faça um pequeno teste em alguma área do tecido para ver como ele vai se comportar quando em contato com o produto. De qualquer maneira, o procedimento é o seguinte:

  1. Prepare uma solução misturando água com algum dos produtos sugeridos acima. A quantidade da mistura deve ser suficiente para que as roupas possam ficar submersas nela.
  2. Deixe as peças de molho por cerca de meia hora.
  3. Coloque as roupas na máquina de lavar junto com o sabão em pó que você costuma usar.

Outra alternativa (menos agressiva, mas também menos eficaz) é lavar as roupas com sabão em barra e deixá-las secando ao sol durante 1 hora, visto que os raios ultravioleta podem fazer com que os pigmentos sumam dos tecidos. Depois disso, lave as peças normalmente.

Neste outro artigo sobre como deixar as roupas mais brancas você vai encontrar um passo a passo útil e simples para devolver a brancura às suas peças.

Como tirar mancha de outra roupa

Em alguns casos, as manchas nas roupas podem surgir devido ao contato com outras peças coloridas. Se esse for o seu problema, é importante evitar o uso de água sanitária ou vinagre, pois eles podem acabar danificando as peças. Serão necessários:

  • Seu sabão ou detergente para roupas habitual.
  • Alvejante à base de água oxigenada, não de cloro. Melhor ainda se ele for em pó.

Tomando como base as instruções explicadas anteriormente, a primeira coisa que você deve fazer é eliminar a peça intrusa, que manchou ou poderá manchar as demais. Depois, siga as instruções:

  1. Lave a peça danificada novamente com seu sabão em pó habitual e o alvejante à base de água oxigenada. Siga as instruções indicadas na embalagem para usar esse tipo de produto, já que as quantidades podem variar de acordo com o tipo de tecido.
  2. Quando a segunda lavagem terminar, revise todos os tecidos. Se as manchas tiverem saído, você poderá deixá-las secando ao sol sem maiores problemas.
  3. Se algumas peças ainda estiverem manchadas, vá para a segunda fase do procedimento.
  4. Prepare uma mistura de água fria e alvejante à base de água oxigenada em uma bacia. Mais uma vez, siga as instruções das etiquetas e embalagens para encontrar as quantidades adequadas.
  5. Mergulhe as roupas na mistura e deixe-as descansar por pelo menos 8 horas. Fique de olho nas peças para garantir que as manchas de tinta estão sumindo, e repita o processo o quanto julgar necessário.
Como tirar mancha de outra roupa - Como tirar mancha de outra roupa

Como consertar roupas desbotadas

Roupas podem acabar perdendo a cor por diversas razões, como a oxidação dos pigmentos devido à exposição à luz solar, pelo acúmulo de sabão nos tecidos, pelo uso de produtos com cloro, lavagens em excesso.

Se o problema é o acúmulo de sabões e detergentes, situação das menos graves, existem algumas medidas que você pode tomar para reavivar a cor de suas peças preferidas. Você vai precisar de:

  • ½ xícara de vinagre
  • ½ xícara de sal

Siga os passos:

  • Coloque água na máquina de lavar roupas e adicione sal e vinagre na lavagem.
  • Inicie o ciclo um pouco antes de adicionar as peças de roupa na máquina, para que o sal e o vinagre dissolvam.
  • Por último, coloque a roupa na máquina e lave-as em um ciclo normal.

Se as roupas perderam a cor devido ao sol ou ao cloro, infelizmente não há muito o que fazer. Em muitos casos, tingir novamente pode ser uma opção, mas nem todos os tecidos aceitam bem os corantes. Por exemplo, tecidos naturais como algodão e linho tendem a pigmentar melhor, enquanto, o uso de corantes em tecidos acrílicos ou roupas que precisam ser lavadas a seco não é recomendado.

Como fixar a cor para que ela não desbote

Para evitar que as roupas percam a cor, algumas pessoas recorrem ao uso do vinagre durante a lavagem. Porém, e como vimos anteriormente, o vinagre é mais utilizado para deixar as roupas mais brancas, e tentar usá-lo para fixar cores nos tecidos não é a melhor solução. Essa ideia surgiu, provavelmente, porque o vinagre pode ser usado para fixar corantes em alguns tipos específicos de tecido, como lã e nylon. Ou seja, o uso do vinagre como fixador de cor só é recomendado para casos bem particulares. Algo semelhante ocorre com o sal, que serve para fixar a cor em roupas de algodão.

Porém, será que é possível evitar que as peças de roupa desbotem? Na verdade, o segredo está em saber como saber como lavar roupas que desbotaram muito. Para fazer com que as cores das suas roupas durem por mais tempo, preste atenção no seguinte:

  • Sempre leia as etiquetas. O fabricante informará se determinada roupa suporta ou não o uso de alvejantes, qual é a temperatura ideal para a lavagem e em qual ciclo você deve lavar. Se você precisar lavar a peça à mão, isso também será informado.
  • Lave as peças do avesso. Dessa forma, o movimento do tecido dentro da máquina de lavar não afetará diretamente a cor.
  • No geral, lave as roupas com água fria, mesmo que o fabricante diga que o tecido suporta temperaturas mais altas. A água quente tende a remover a cor dos tecidos, portanto, evite usá-la.
  • Quanto mais delicado o tecido, mais conveniente é escolher um ciclo de lavagem curto.

Para mais informações, no deixe de visitar este outro artigo do umCOMO, no qual explicamos como evitar que suas roupas desbotem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de outra roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar mancha de outra roupa
1 de 2
Como tirar mancha de outra roupa

Voltar ao topo da página ↑