Partilhar

Como tirar mancha de jabuticaba da roupa

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de jabuticaba da roupa

As frutas são alimentos deliciosos e saudáveis e mesmo aquelas que podem causar manchas nas peças do vestuário, como as jabuticabas, não devem ser retiradas do cardápio por causa do medo de deixar as roupas permanentemente marcadas. A dica é aprender como tirar mancha de jabuticaba da roupa e, para tanto, o umCOMO vai ensinar alguns truques bem eficientes que não servem apenas para essa fruta como para outras que possuem uma cor semelhante, como é caso da uva e das frutas vermelhas.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de fruta da roupa
Passos a seguir:
1

A maneira mais assertiva de tirar mancha de jabuticaba da roupa é usando água oxigenada. Para tanto, é preciso começar o procedimento pegando um pedaço de pano limpo e molhando com o produto, depois, ele deve ser esfregado com cuidado sobre o local onde sujou com jabuticaba. Por fim, basta enxaguar bem a peça e lavar normalmente. Mas se a mancha não saiu é possível repetir o procedimento quantas vezes mais for necessário. Por outro lado, é importante ter o cuidado de não deixar a água oxigenada agindo por muito tempo no tecido, o que pode desbotar a sua cor, a não ser que seja branca. É preciso ainda usar a água oxigenada de 10 ou 20 volumes, mais do que isso pode aumentar as chances de danificar a sua roupa. O mesmo procedimento pode ser feito no caso da mancha ser causada pela uva.

Como tirar mancha de jabuticaba da roupa - Passo 1
2

Outra dica para tirar a mancha de jabuticaba é lavar a peça à mão, com a ajuda de um balde e depois deixar de molho a roupa com água fria, a espuma do sabão e uma tampinha de água sanitária. O vestuário pode ficar nessa solução por algumas horas e, na sequência, ser lavado de modo habitual se a mancha tiver saído. O mais importante é que não se deixe a roupa secar antes da mancha ser totalmente eliminada, caso contrário, depois disso se torna muito mais difícil de remover qualquer tipo de marca. Desse modo, entre uma lavagem e outra tentando tirar a mancha sempre mantenha a roupa molhada. Essa dica funciona com outras frutas de cor avermelhada, como a framboesa e a amora.

Como tirar mancha de jabuticaba da roupa - Passo 2
3

Usar sal também pode funcionar para tirar marcas de jabuticaba do vestuário. Para tanto, basta remover o excesso de sujeira da peça e, em seguida, colocar uma colher pequena de sal sobre o local da marca. É preciso deixar o sal agindo por alguns minutos. Enquanto isso, você pode ferver um pouco de água, colocar em um copo e dissolver uma colher de sopa de álcool ou amoníaco (também chamada de amônia, mas é preciso ter muito cuidado ao manejar essa substância bastante forte). Enxague a peça com sal na água e, na sequência, aplique a solução no local da mancha. Espere novamente a solução agir no tecido e ao final de alguns minutos enxague a roupa e a lave como de costume se a marca tiver saído por completo. Essa dica pode ser usada quando a mancha for provocada por frutas em geral.

4

Embora seja mais difícil remover manchas secas, quando a marca for de jabuticaba é possível experimentar essa dica. Consiste em umedecer o local com a marca usando vinagre branco e esperar que a substância aja no tecido por alguns minutos. Transcorrido o tempo, a peça deve ser enxaguada e lavada normalmente. O que pode substituir o vinagre branco é o perborato de sódio, que nesse caso deve ser misturado com água para que se torne uma pasta, a qual deve ser aplicada na mancha para que aja por alguns minutos. Se a mancha for persistente e, por isso, estar difícil de sair, recomenda-se ainda que seja feita a dica com a água oxigenada e, em seguida, essa.

5

Quem possui um anti-manchas em casa também pode usar o produto para tirar mancha de jabuticaba da roupa. Nesse caso, é preciso misturar um pouco do produto com água, de preferência morna, a fim de fazer uma pasta, que deve ser passada no local da marca. Depois de alguns minutos, é possível enxaguar a roupa e lavar como de costume. Se a mancha não sair mesmo assim pode-se repetir o procedimento e até mesmo adicionar o anti-manchas na máquina de lavar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de jabuticaba da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como tirar mancha de jabuticaba da roupa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de jabuticaba da roupa
1 de 3
Como tirar mancha de jabuticaba da roupa

Voltar ao topo da página