Partilhar

Como tirar mancha de fruta da roupa

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de fruta da roupa

Pêssegos, ameixas, amoras, mangas, caquis e morangos são apenas algumas das frutas que, embora deliciosas, podem deixar manchas nas roupas difíceis de tirar. Todas elas possuem corantes naturais, que dão cor às frutas e, por isso, é necessário se valer de alguns truques eficientes para que as peças não fiquem marcadas para sempre. A primeira dica é nunca deixar para remover a mancha amanhã, quando pode ser tarde demais. Quanto mais antigas as marcas do vestuário, menores as chances de removê-las com sucesso. Para ajudar você a tirar de letra as melhores soluções de como tirar mancha de fruta da roupa, confira todas as dicas reunidas pelo umCOMO a respeito desse assunto.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de jabuticaba da roupa
Passos a seguir:
1

Primeiros passos: Quando uma peça de vestuário é suja com alguma fruta, o primeiro passo para tirar mancha de fruta da roupa é remover o máximo da sujeira que puder com um pedaço de papel absorvente, como papel toalha. Depois, é preciso colocar a peça embaixo da torneira, para que receba água fria em abundância. Para evitar que a mancha se grude ainda mais no tecido, a dica é deixar a roupa do avesso nessa hora, caso contrário, a sujeira vai penetrar nas fibras da peça. Para ajudar a sujeira a sair e não criar uma mancha é possível, sob a água fria e com as mãos, esfregar com delicadeza o tecido. Durante esse processo, pode-se também aplicar um pouco de sabão neutro sobre o local sujo, a fim de ajudar na remoção de toda a sujeira. Conforme a fruta que sujou a roupa esse procedimento pode ser o suficiente.

Como tirar mancha de fruta da roupa - Passo 1
2

Alguns cuidados: Para remover a mancha de uma peça do vestuário também é indicado que ela seja deixada de molho, em um balde, por algumas horas com sabão líquido ou em pó e um pouco de água. Isso pode ajudar a amolecer a sujeira que grudou na fibra do tecido, facilitando a sua remoção. Caso essas dicas sejam suficientes, depois a roupa pode ser lavada normalmente, mas de preferência sem que a água esteja quente, uma vez que o calor ajuda a fixar as manchas no tecido. O importante até a mancha de fruta não sair é que a roupa não seque, pois se isso acontecer fica muito mais difícil de evitar que ela tenha a mancha de maneira permanente.

3

Aliados no combate às manchas: Quando a marca persiste depois dos cuidados básicos, um truque é aplicar uma colher de sopa de vinagre branco em cima da mancha e deixar agindo por 20 minutos. Em seguida, a roupa deve ser enxaguada e, se ainda não tiver adiantado, é possível passar para outra dica, a de aplicar uma tampinha de álcool sobre a mancha. Esses truques também funcionam quando a mancha é causada por suco de frutas. O suco de limão também ajuda a remover manchas, uma vez que funciona como um alvejante natural. Nesse caso, o recomendado é que a fruta seja cortada ao meio e que uma das metades seja esfregada no local da marca.

4

Receitas caseiras: Para potencializar o efeito do limão sobre a mancha, recomenda-se fazer uma solução que além do suco de um limão tenha leite azedo e água morna. É possível despejar essa receita em um balde e deixar a roupa mergulhada por alguns minutos. Há quem diga que apenas o leite morno pode ser suficiente para remover as manchas de fruta das roupas, mas não pode estar quente demais, o que prejudicaria a remoção. Essa dica é especialmente indicada para as manchas decorrentes de papinhas de frutas. Independente da receita escolhida é preciso ter em conta que ao tirar a roupa da solução ou de ter aplicado algo sobre ela é preciso enxaguá-la bem. Assim, não ficam resíduos, ao final, basta lavá-la como de costume.

5

Outros produtos: Quem possui glicerina em casa também pode usar o produto para remover as manchas de fruta, sendo que ela pode ser encontrada na versão líquida, que é normalmente usada para fazer hidratações na pele e nos cabelos. Para usá-la a fim de tirar as marcas do vestuário é preciso primeiro passar um pano com água fria sobre o local e só depois esfregar um pouco de glicerina. Quem possui sabão líquido ou de barra à base de glicerina também pode usá-lo em conjunto com as demais dicas para tirar as manchas de frutas. Caso a roupa que tenha manchado seja de seda é indicado que se dê preferência ao uso do bórax, um pó branco parecido com o bicarbonato de sódio que possui a função de limpar diferentes objetos e superfícies, e para o qual é preciso apenas usar água morna para remover a marca.

Como tirar mancha de fruta da roupa - Passo 5
6

Para frutas vermelhas: se as frutas forem vermelhas, como a amora e o tomate, que provocam manchas mais difíceis de sair, pode ser preciso usar água sanitária. Nesse caso, o melhor é deixar a peça de molho em um balde por alguns minutos com o produto, água fria e sabão neutro. Vale lembrar que a água sanitária pode manchar as roupas e, por isso, essa dica funciona apenas se a peça manchada for branca. O sabão em barra ou o sabão líquido pode ser substituído até mesmo pelo detergente de louça, caso não haja outra opção, no entanto, nesse caso, o produto deve ser neutro, caso contrário, a roupa pode ficar ainda mais manchada. Para complementar essa dica pode ser preciso aplicar um pouco de vinagre branco, suco de limão ou álcool se a mancha persistir.

7

Outras frutas: Se a banana manchar a sua roupa, recomenda-se o uso de querosene, que deve ser aplicado sobre o local. Depois, basta esfregar o tecido com cuidado. Uma pasta de bicarbonato de sódio e água também funciona, nesse caso, o melhor é aplicar a mistura e deixar a roupa no sol. Essa pasta ajuda ainda a tirar manchas causadas pelo caju. Mas se a mancha for causada por ameixas ou tomates, o melhor é aplicar amido em pó no local depois de molhar o tecido com água morna. O produto pode ficar por alguns minutos no lugar da mancha, sendo necessário apenas enxaguar bem a roupa na sequência. Já para a jabuticaba e a uva, a recomendação é usar água oxigenada, a qual deve ser aplicada com algumas gotas em um pano, que deve esfregar o local da sujeira com cuidado. Ao final, deve enxaguar bem.

No caso da mancha na roupa ser de laranja, confira as dicas deste outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de fruta da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como tirar mancha de fruta da roupa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de fruta da roupa
1 de 3
Como tirar mancha de fruta da roupa

Voltar ao topo da página