Partilhar
Partilhar em:

Como tirar mancha de jaca da roupa

Passo a Passo
 
Como tirar mancha de jaca da roupa

Em muitos estados brasileiros, a jaca é uma fruta bastante comum, sendo que o seu sabor doce é apreciado por um grande número de pessoas. No entanto, ao remover os bagos comestíveis de fruta a história é outra, uma vez que eles estão envolto por uma camada grudenta, que chega a colar na faca, quando o talher é usado para remover os bagos. Esse procedimento pode causar marcas difíceis de sair apenas com água e sabão. Por isso, o umCOMO reuniu algumas dicas sobre como tirar mancha de jaca da roupa para quem precisa remover a sujeira causada pela fruta do vestuário.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas da roupa
Instruções:
1

A primeira dica para tirar mancha de jaca da roupa é aplicar um pouco de óleo no tecido e esfregar com lã de aço. O óleo usado pode ser qualquer um, tanto comestível quanto cosmético. Claro que se roupa que foi suja com a fruta tiver um tecido delicado essa dica pode causar danos e, desse modo, deve ser evitada. Nesse caso, a recomendação é umedecer a peça de vestuário manchada e pingar sobre o local sujo algumas gotas de limão e de vinagre branco. Depois de alguns minutos, é possível enxaguar o tecido e aplicar algumas gotas de óleo e não esfregar o tecido, deixando que ele haja sobre a mancha. Há quem diga que é mais eficiente pingar sobre a mancha o óleo de cozinha já usado. De qualquer forma, mais uma vez é preciso esperar alguns minutos e, após, remover o óleo com detergente e enxaguar bem com água fria.

2

Outra dica para remover a mancha da jaca é deixando a peça de molho na água quente. Depois de algumas horas, se a mancha persistir, existe mais uma dica para usar utilizando óleo de cozinha para tirar a marca da fruta da roupa. Nesse caso, depois de aplicar um pouco de óleo sobre a mancha, é preciso ligar o secador de cabelos na temperatura máxima e deixar que o ar quente seja projetado sobre o local da marca. Isso vai fazer com que o calor derreta e se misture ao óleo. Em seguida, é preciso esfregar com delicadeza um pano limpo sobre a mancha e, se ela sair, basta lavar a roupa como de costume. É importante dizer que o pano usado nesse procedimento deve ser velho, pois vai manchar e terá que ir para o lixo.

3

Roupas brancas e de tons mais claros podem ter a mancha da jaca removida do seu tecido com o uso de acetona. No entanto, é importante lembrar que essa substância desbota, por isso, não é indicada para roupas coloridas. A acetona pode ser usada ainda quando é preferível ter uma peça desbotada a tê-la manchada com a fruta. Nesse caso, basta aplicar algumas gotas da substância sobre o local da mancha e esperar agir por alguns minutos. Após, basta enxaguar bem a roupa.

4

O que também pode desbotar a roupa e, por isso, é melhor usar para tirar manchas de jaca de peças claras é a água oxigenada. Da mesma forma que a acetona, o recomendado é aplicar algumas gotas da substância no local da sujeira, deixar que atue no tecido por alguns minutos e, depois, enxaguar bem a roupa com água fria. Se a mancha sair está pronta para ser lavada de modo habitual. Caso contrário, é melhor apostar na dica do óleo, uma vez que ela é a mais frequente quando o assunto é tirar sujeira de jaca. Além disso, utilizar o óleo para remover a meleca da fruta funciona quando o que suja são as mãos e mesmo utensílios domésticos, como talheres, pois se trata de uma sujeira que gruda com facilidade e de difícil remoção.

5

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de jaca da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tirar mancha de jaca da roupa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de jaca da roupa
1 de 3
Como tirar mancha de jaca da roupa