Remover as nódoas da roupa

Como tirar mancha de laranja da roupa

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de laranja da roupa

As frutas podem parecer inofensivas quando sujam as peças do vestuário, mas a verdade é que podem causar manchas difíceis de sair, como é o caso da laranja. No entanto, existem maneiras simples de como tirar mancha de laranja da roupa, usando produtos que provavelmente você tenha em sua cozinha. Além disso, é importante que o procedimento para remover manchas seja executado o quanto antes, pois se deixar para o dia seguinte pode ser tarde demais e, assim, mais difícil de tirá-las. Para saber as dicas sobre esse assunto, confira as informações que o umCOMO reuniu a seguir.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas da roupa
Passos a seguir:
1

Se a mancha da fruta sujou uma peça que seja de lã, seda, viscose ou triacetato, a forma mais eficiente de tirar mancha de laranja da roupa é usando água fria para esfregar com cuidado o local sujo. Isso vai ajudar a remover o excesso e pode ser utilizada uma esponja para ajudar no procedimento. O próximo passo é pingar algumas gotas de vinagre branco na marca e cobri-la com uma esponja umedecida com o mesmo tipo de vinagre, o que vai ajudar a absorver a sujeira. É preciso esperar cerca de 20 minutos para, então, enxaguar a peça com água. Se a mancha não sair por completo, é necessário repetir o procedimento.

Como tirar mancha de laranja da roupa - Passo 1
2

Quem tiver removedor de manchas em casa pode colocar algumas gotas durante o processo, sempre junto com o vinagre, para potencializar o seu efeito. O remover de manchas pode ser substituído pelo alvejante sem cloro, no caso da roupa ser colorida. Uma tampinha desse produto é suficiente para uma mancha. Exclusivamente para a seda, é possível lavar a peça com água morna e bórax, uma mistura feita de sal hidratado de sódio e ácido bórico, que é vendido na forma de pó branco. Além disso, é preciso ter cuidado para que a água usada no procedimento esteja apenas morna, pois se estiver quente vai fazer com que a mancha se fixe ainda mais no tecido. Da mesma forma se for passado o ferro quente sobre a mancha.

3

Se a roupa que foi suja com laranja for de algodão, linho, acrílico, poliéster, náilon, spandex ou modacrílico, o procedimento mais indicado inicia deixando a peça de molho, por aproximadamente, 15 minutos em um balde. Nele deve haver uma solução feita com um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e também meia colher de chá de detergente neutro para louças ou mesmo sabão líquido para roupas. Depois que passar o período de espera, é necessário enxaguar a roupa muito bem com água e, em seguida, lavar normalmente. Na maioria das receitas para remover manchas, a exemplo dessa, é possível trocar o vinagre por álcool.

Como tirar mancha de laranja da roupa - Passo 3
4

Quando a mancha de laranja se instaura em uma roupa de camurça ou de couro também é possível remover a marca da fruta. Para tanto, é preciso começar removendo o excesso do líquido derramado, o que pode ser feito com um pedaço de papel toalha, tendo o cuidado de pressionar de leve o papel na peça, a fim de evitar que a mancha penetre ainda mais no tecido. Depois, é preciso aplicar no local da marca uma mistura feita com sabão líquido e água morna, que deve ter sido mexida para que forme uma espuma. Somente a espuma deve ser colocada sobre a sujeira e, em seguida, é necessário limpar a roupa com um pano seco e limpo.

5

Para diferentes tipos de tecido, o suco de limão também é bastante eficiente para tirar a mancha feita pela laranja. Para tanto, basta esfregar metade de um limão sobre a mancha, quando ela ainda estiver fresca. Essa fruta atua ainda melhor contra a mancha se tiver sido deixada por algum tempo no sol. Outra dica é fazer uma mistura com suco de limão, água morna e leite azedo para aplicar sobre a mancha e deixar agir por alguns minutos. Transcorrido o tempo, basta enxaguar a roupa. Se a mancha persistir, é possível repetir o procedimento.

6

O leite frio também é eficiente para remover manchas de frutas, inclusive, de laranja. Para aproveitar essa dica, é preciso derramar o leite fervendo em cima do local sujo e deixar agindo por um dia inteiro. Depois desse período, basta lavar normalmente a peça. Há também quem deixe o leite sobre a roupa por apenas alguns minutos e depois esfregue o local com as mãos para a mancha sair. Quem optar por essa forma de tirar a mancha deve lavar a roupa como sempre logo em seguida.

7

Outra dica para remover mancha de laranja da roupa é com uma solução que também serve para tirar as manchas causadas por outras frutas, inclusive, quando são feitas com o seu suco. Assim, é possível preparar a receita para já possui-la quando for necessário, o que pode ser mais interessante para quem possui filhos pequenos em casa que sujam as roupas com mais facilidade. Para a solução, é preciso de uma colher pequena de bicarbonato de sódio, suco de um limão e dois copos de água fria, sendo que ela pode ser armazenada em um frasco de spray para facilitar o seu uso quando necessário. Já na hora de utilizar, basta remover o excesso de sujeira, aplicar a solução, aguardar alguns minutos, enxaguar e lavar a roupa normalmente.

Se tem filhos pequenos em casa, então confira também as nossas dicas para tirar manchas de lama da roupa e manchas de chocolate, que decerta lhe serão úteis.

Como tirar mancha de laranja da roupa - Passo 7
8

Existe também uma maneira de remover a mancha causada pela laranja com glicerina, que é comercializada de forma líquida. Para tanto, basta tirar o excesso da sujeira com um pano umedecido com água fria e, depois, esfregar com delicadeza um pouco de glicerina sobre o tecido. Por fim, enxaguar a peça e lavar. Para todas as ocasiões, vale lembrar que o melhor ao tirar a mancha, quando for passado um pano sobre a sujeira para remover o excesso, é que a roupa esteja do avesso. Ou seja, do lado contrário da onde foi sujo, uma vez que assim evita-se que a mancha penetre ainda mais nas fibras do tecido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de laranja da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como tirar mancha de laranja da roupa