Partilhar

Remédio caseiro para matar piolho de galinha com vinagre

 
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 30 abril 2019
Remédio caseiro para matar piolho de galinha com vinagre

O Dermanyssus Gallinae, também chamado de piolho de galinha, é um parasita que se alimenta do sangue de galinhas e de outros pássaros selvagens. Muito comum no Brasil, esse ácaro de cor avermelhada também pode atacar mamíferos que vivam em regiões próximas às criações de aves[1], causando problemas para avicultores e fazendeiros. Se você está tendo problemas com ataques e quer saber como fazer remédio caseiro para matar piolho de galinha com vinagre, descubra a solução nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para matar baratas

Como fazer um remédio caseiro para matar piolho de galinhas

Por grave que possa ser a infestação por piolho de galinha, não se desespere, sempre há soluções simples para de livrar de pragas em animais. Para se livrar dos ácaros com vinagre, siga os seguintes passos:

  1. Pegue o recipiente no qual suas aves tomam banho e remova toda a água;
  2. Limpe o recipiente com desinfetante e seque-o;
  3. Coloque uma água nova e limpa;
  4. Adicione um pouco de vinagre.

Com o vinagre na água, os piolhos acabarão morrendo assim que suas aves tomarem banho. É importante ir sempre trocando a água e adicionando mais vinagre, garantindo assim que os novos piolhos que nascerem também morrerão.

Repita o processo até perceber que não há mais piolhos em seus animais, além disso, limpe sempre o galinheiro e troque a palha para acabar também com os piolhos escondidos no local.

Outra forma de acabar com piolho de galinha no galinheiro é espirrando uma mistura de água com vinagre diretamente nas aves. Se você procura saber como acabar com piolho de galinha em humanos, o vinagre também pode ser um grande aliado.

Em caso de galinheiro feito de madeira, outra praga muito comum é a de cupim. Para saber como se livrar do problema, veja como matar cupins com produtos caseiros.

O que serve para acabar com piolho de galinha?

Fumo de corda

Se você procura saber que remédio é bom para piolho de galinha, o fumo de corda pode ser bastante útil. Para utilizá-lo com esse fim, siga os seguintes passos:

  1. Coloque 100 gramas de fumo de corda em 1 litro de álcool comum e deixe descansar por 3 dias;
  2. Remova os pedaços de fumo e adicione 3 partes de água para 1 de álcool;
  3. Coloque a mistura em um borrifador e borrife-a no galinheiro.

Dica: Cortando o fumo de corda em pequenos pedaços, sua mistura ficará mais forte e mais eficaz.

Ervas para matar piolho de galinha

Algumas pessoas preferem soluções mais naturais e leves para o combate às pragas em plantas e animais. Se for esse seu caso, as ervas para matar piolho de galinha podem ser a solução perfeita. Uma planta que, graças ao seu aroma, afasta piolhos, é o eucalipto. Para usar a planta com esse fim, siga os seguintes passos:

  1. Coloque 1 xícara de água para ferver;
  2. Desligue o fogo e adicione 5 folhas de eucalipto;
  3. Espere esfriar e borrife a infusão no galinheiro.

Infusões de outras ervas como lavanda, salsa e boldo para piolho de galinha também podem ajudar na eliminação da praga.

Como saber se minhas galinhas estão com piolho

Além de observar a presença de piolhos, existem sinais que podem ser percebidos e que indicam que os animais estão contaminados. Os sintomas do piolho de galinha são:

  • Machucados na pele: a mordida de piolho causa ferimentos e vermelhidão na pele dos animais, sendo assim, caso desconfie que suas galinhas estejam contaminadas com piolho, observe sua pele abaixo das penas buscando por ferimentos;
  • Falta de apetite: em razão da fraqueza, galinhas costumam ficar sem apetite quando estão contaminadas com piolhos;
  • Irritabilidade: por ser incômodo, os animais podem ficar bastante irritados e inquietos tentando se livrar da coceira e dor causadas pelas mordidas de piolho;
  • Fraqueza: a perda de sangue e a falta de apetite podem deixar as galinhas bastante fracas e desanimadas em caso de infestação por piolho.

Dicas para evitar infestação de piolho de galinha

A melhor forma de lidar com infestações de qualquer praga é tomar providências para que não ocorram. Sendo assim, diga as dicas abaixo:

  • As infestações de piolho geralmente começam nos galinheiros, principalmente em época de incubação, na qual as galinhas passam bastante tempo aquecendo os ovos. Para evitar piolhos, deixe as galinhas fora do galinheiro nesse período;
  • Mantenha o galinheiro sempre limpo, trocando a palha sempre que necessário e também queimando ou enterrando a palha velha;
  • Caso possível, adquira uma chocadeira elétrica, evitando a criação de ambiente propício para a proliferação dessa praga;
  • Se você adquire animais de forma externa, ou seja, se compra galinhas de outros lugares, deixe-as isoladas durante as primeiras semanas, fazendo exames e conferindo se estão saudáveis para evitar que contaminem os outros animais.

Evitar pragas como o piolho de galinha é muito importante pois, por vezes, descobrimos a infestação quando já é tarde demais. Infestações do tipo podem deixar os animais muito doentes e até mesmo causar morte.

Leia também: Como fazer um galinheiro simples

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para matar piolho de galinha com vinagre, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. Observation d'invasions massives par Dermanyssus gallinae (De Geer 1778), chez les poules élevées en batterie en Roumanie. Fac. Med. Vét. Timisoara Romania, 1900 Timisoara, 119 Calea Aradului. Disponível em: https://www.revmedvet.com/2001/RMV152_89_96.pdf. Acesso em: 27/04/2019.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para matar piolho de galinha com vinagre

O que lhe pareceu o artigo?

Remédio caseiro para matar piolho de galinha com vinagre
Remédio caseiro para matar piolho de galinha com vinagre

Voltar ao topo da página