PARTILHAR

Como tirar mancha de mostarda da roupa

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de mostarda da roupa

Pode não parecer, mas as sujeiras de mostrada nas peças do vestuário podem permanecer mesmo depois de lavadas, causando manchas no tecido. Por isso, é importante fazer uso de alguns truques para remover por completo as marcas que esse alimento pode deixar em camisetas, calças e outras peças. Para saber tudo sobre como tirar mancha de mostarda da roupa, aprenda quais são as dicas mais eficientes reunidas pelo umCOMO sobre esse assunto.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas da roupa
Passos a seguir:
1

Primeiros cuidados: Assim como funciona na hora de remover a sujeira de diferentes alimentos e substâncias do vestuário para que não se tornem marcas permanentes, para tirar mancha de mostarda da roupa o primeiro passo é remover o excesso da sujeira do tecido o quanto antes. É importante também que os próximos passos sejam feitos logo em seguida, pois quanto mais se demora a tirar a sujeira por completo, maiores são as chances de se tornar uma mancha permanente. Por isso, nada de deixar para amanhã. Para remover o excesso de mostarda é possível usar uma colher ou faca (do lado que não tiver serra) e mesmo um papel toalha para absorver por completo o alimento. A peça pode, na sequência, ser colocada embaixo da água corrente, do avesso, para que a água ajude a remover ainda a mostarda, sendo que ao estar do avesso evita-se que o alimento penetre nas fibras do tecido.

Como tirar mancha de mostarda da roupa - Passo 1
2

Sabão e detergente neutro: Muitas vezes, apenas passar sabão na mancha pode ser o suficiente para removê-la, mas apenas se ela estiver ainda fresca. Desse modo, passe o sabão de barra de preferência de coco ou de glicerina sobre a mancha e esfregue o tecido com cuidado. O mesmo pode ser feito com sabão líquido e mesmo detergente neutro, na falta dos demais, sendo necessário da mesma forma depositar um pouco do produto em cima da mancha e esfregar, depois é preciso enxaguar e repetir o procedimento se a mancha não tiver saído por completo.

Como tirar mancha de mostarda da roupa - Passo 2
3

Anti-manchas, alvejante e água sanitária: Se apenas o sabão não for suficiente para remover a mancha, depois de ter lavado a peça é possível aplicar um produto anti-manchas, caso tenha em casa. Em geral, é preciso aplicar o produto sobre a mancha e depois de cerca de 20 minutos, enxaguar e lavar a peça normalmente. O alvejante também serve, mas como ele funciona como um branqueador só pode ser usado se a roupa manchada de mostarda for branca, senão, vai danificá-la. É importante evitar produtos que possuam amônia em sua fórmula, porque a mostarda pode conter cúrcuma, sendo que a amônia reage com a cúrcuma, deixando a marca ainda mais visível. Menos recomendado, mas ainda eficiente para roupas brancas é a água sanitária, que deve ser manuseada com cuidado, com luvas, de preferência. Para uma mancha pequena basta uma tampinha do produto. Para esses produtos, a roupa deve ficar de molho com um pouco do produto e água por algumas horas, após, enxaguar e lavar.

4

Receitas caseiras: os truques caseiros de remoção de manchas podem mostrar resultados melhores do que os produtos tradicionais, sendo que essas receitas exigem ingredientes que facilmente são encontrados na cozinha. Uma das dicas é misturar em uma xícara de chá dois dedos de vinagre branco e, depois, completar com água, sendo que essa solução deve ser despejada no local da mancha. Isso pode ser feito com a ajuda de uma esponja. Deixe a mistura agindo por apenas um minuto e, em seguida, absorva o líquido do local com uma toalha de papel ou mesmo com um pano limpo de algodão, pressionando-o contra a peça, com cuidado. O papel toalha e o pano devem ser brancos, para evitar manchar ainda mais a roupa. Depois, basta lavar a peça como de costume.

5

Álcool ou glicerina e detergente: outra receita caseira eficiente para remover manchas consiste em fazer uma solução com três partes de detergente para uma de álcool, que deve ser aplicada sobre a mancha de mostarda. Depois, é necessário aguardar 10 minutos para então enxaguar com água morna a peça. Ao final, é preciso apenas lavar a roupa normalmente. O álcool funciona muito bem porque ele serve como um solvente, que consegue dissolver a oleosidade da mostarda, removendo-a do tecido. Já que a glicerina funciona de maneira parecida com o álcool ela pode substitui-lo nessa receita. Quem tem crianças pequenas em casa ou pessoas desastrosas que costumam sujar as suas roupas com frequência pode fazer essa solução e colocar em um recipiente com borrifador, assim, já terá o anti-manchas caseiro preparado para quando precisar.

Como tirar mancha de mostarda da roupa - Passo 5
6

Manchas difíceis de sair: é importante evitar que o tecido seque enquanto se está querendo tirar a mancha de uma roupa, pois se isso ocorrer pode ser impossível removê-la. No entanto, existe uma dica e deve ser feita se todos os demais procedimentos não derem certo, se a roupa e a mancha já estiverem secas e se você não tem medo de arriscar um truque que nem sempre dá certo. Ele consiste em colocar sobre o local da mancha um pouco de mostarda, mas deve ser do mesmo tipo que causou a marca. A moral é que, às vezes, é possível remover uma sujeira seca deixando-a molhada com a mesma fonte da mancha. A mostarda fresca deve ficar apenas cinco minutos na roupa e, depois, ser enxaguada. É possível que só assim ela não saia, sendo preciso seguir alguma das demais dicas. A água oxigenada também pode ajudar na remoção de manchas mais difíceis de sair, porém, corre-se o risco da roupa ficar desbotada, sendo mais indicada para peças claras. O melhor é usar a água oxigenada 3% e deixar agindo no tecido por uma hora.

E para manchas de ketchup na roupa, não hesite em conferir as dicas deste outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de mostarda da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar mancha de mostarda da roupa
1 de 4
Como tirar mancha de mostarda da roupa

Voltar ao topo da página ↑