Remover as nódoas da roupa

Como tirar manchas de gordura da roupa

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 22 setembro 2021
Como tirar manchas de gordura da roupa

As manchas de gordura são as mais difíceis de tirar. É comum que mesmo que você lave a peça de roupa, as manchas não saiam e fiquem nela até depois da secagem. Cozinhar, comer, mexer com qualquer peça de carro ou arrumar a corrente da bicicleta são alguns exemplos de situações nas quais pode acontecer de uma gota de gordura acabar caindo na roupa acidentalmente. Felizmente, existem muitos truques para tirar manchas da roupa.

Quer saber como tirar manchas de gordura da roupa? Siga lendo este artigo do umCOMO onde ensinamos como tirar mancha de óleo da roupa e outros tipos de gordura. Seja ela uma mancha recente, seja uma que você tenha percebido com o passar do tempo, não terá mancha que resista!

Também lhe pode interessar: Truques para tirar a gordura da roupa

Índice

  1. Detergente
  2. Talco
  3. Sabonete de mãos
  4. Álcool
  5. Vinagre
  6. Limão
  7. Bicarbonato
  8. Refrigerante de cola

Detergente

No mercado você pode encontrar diversos e efetivos tira-manchas, mas o detergente que você utiliza para lavar os pratos pode dar um resultado igualmente eficaz. Detergente tira mancha de gordura da roupa? Sim! Coloque algumas gotas do produto sobre ela, molhe os dedos e faça movimentos circulares no detergente para conseguir que ele impregne bem ao tecido. Você vai perceber como a mancha vai desaparecendo.

Por fim, coloque na máquina normalmente. Quando estender a roupa vai comprovar que conseguiu tirar a mancha.

Talco

O que tira mancha de gordura da roupa? O talco é um remédio especialmente recomendável se o objetivo é tirar manchas de óleo em roupa delicada, já que este tipo de peça de roupa pode estragar se você usar produtos muito agressivos ou esfregar em excesso.

Se ao comer você deixou um gota de óleo cair na sua blusa ou suéter que requer lavagem à mão, recorra ao talco o quanto antes. Polvilhe uma quantidade generosa na mancha e deixe que atue por pelo menos uns 10 minutos absorvendo a gordura. Passado esse tempo, sacuda a peça de roupa ou escove-a com muito cuidado.

Se você detecta a mancha a posteriori, outro truque eficaz para tirar o óleo da roupa é passar o talco na mancha, colocar um pano limpo em cima e prosseguir passando o ferro na temperatura mínima. Você vai ver que vai sair!

Sabonete de mãos

A clássica barra de sabão que você usa no lavabo para a limpeza diária também é um recurso para se levar em consideração quando você se pergunta como tirar mancha de óleo da roupa. Para isso, umedeça a área da mancha e passe uma camada de sabonete sólido para mãos. O sabonete deve aderir bem ao tecido, formando uma espécie de crosta. Deixe o produto agindo durante uma noite e posteriormente tire a camada de sabão com a ajuda de uma colher pequena arrastando ele para fora.

Aqui você poderá aprender mais sobre Como tirar manchas de azeite da roupa.

Como tirar manchas de gordura da roupa - Sabonete de mãos

Álcool

O álcool também pode atuar como um poderoso solvente, sobretudo quando se trata de tirar gordura preta da roupa. Se esse é o seu problema, despeje algumas gotas de álcool sanitário (70º), esse que é comum nas despensas de todo mundo, diretamente na mancha. Deixe que aja por alguns minutos e logo coloque a peça de molho em água morna. Escorra e lave normalmente.

Vinagre

O vinagre, seja de vinho ou de maçã, é outro excelente tira-manchas. No entanto, você deve ter cuidado, porque pode acabar descolorindo os tecidos sobre os quais atua.

Se você tem uma peça com respingos de óleo, antes de colocá-la na máquina de lavar, coloque-a de molho em uma mistura de vinagre e água. Recomenda-se que você adicione 1/2 litro de água e meio copo de vinagre. Escorra e lave normalmente para obter um resultado impecável.

Geralmente, o vinagre é um bom produto de limpeza para roupas, independente de elas estarem manchadas ou não. Quer saber mais? Neste outro artigo de ensinamos a Como lavar roupas com vinagre.

Limão

O limão tem um poder contra a gordura bem conhecido em se tratando de limpeza caseira. Contudo, ele também pode ser usado para tirar gordura da roupa, sobretudo em casos de roupas brancas, protegendo sua cor. Polos, camisetas, inclusive tênis brancos manchados de óleo ficarão impecáveis se, antes de lavá-los, você aplicar umas gotas de limão espremido na mancha.

Além de servir para tirar a gordura da roupa e de outras superfícies de forma ecológica, o limão tem outros muitos usos no mundo da limpeza. Neste outro artigo te explicamos Como limpar com limão.

Como tirar manchas de gordura da roupa - Limão

Bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um remédio eficaz frente a "emergências" como uma gota de azeite que cai em uma roupa, inclusive numa cadeira ou sofá estofado. Se isso acontecer, cubra a macha com uma generosa quantidade de bicarbonato e deixe que o pó absorva a gordura pelo menos por 10 minutos. Logo, retire-os com uma escova suave. Com isso, você também eliminará o óleo que ficou retido no bicarbonato.

Além disso, o bicarbonato também é ideal para a roupa branca, já que serve para devolver ou proteger sua cor. Neste outro artigo te explicamos Como branquear a roupa.

Refrigerante de cola

A maior parte das bebidas à base de cola contém ácido fosfórico, um bom aliado na hora de desengordurar superfícies e de eliminar manchas difíceis. Sempre que não se trata de tecidos delicados, você pode mergulhar as peças de roupa em uma solução de água e refrigerante de cola. Para isso:

  1. Adicione 1 litro de água e meio copo de refrigerante de cola em um balde.
  2. Coloque a roupa com mancha de gordura no balde e deixe agir. Se a peça de roupa for branca, faça isso por um tempo limitado (1 ou 2 minutos).
  3. Escorra e lave normalmente para eliminar qualquer resto de gordura da sua roupa.

Agora que você sabe como tirar manchas de gordura da roupa com cola, deve aprender que este remédio também é válido para manchas incrustadas. Antes de lavar a roupa, passe um pano umedecido com cola e conseguirá minimizar bastante, simplificando sua limpeza definitiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de gordura da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tirar manchas de gordura da roupa