Remover as manchas do tecido

Como tirar mancha de óleo da roupa

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de óleo da roupa

Cozinhar é uma arte, se sujar faz parte. Na hora de fritar ou cozinhar algum alimento as manchas de óleo podem surgir dos respingos da panela. Elas são comuns para todos: tanto para cozinheiros experientes quanto para os iniciantes.

O avental ajuda a proteger as roupas nessa hora, mas ele também precisar ser lavado. Certo? Seja na sua roupa preferida ou no avental, mancha de óleo tem solução sim. Se ligue no passo a passo do umCOMO e você vai aprender como tirar mancha de óleo da roupa.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de maionese da roupa

Passos a seguir:

1

Quanto antes a mancha for removida, mais fácil será o processo. Se você viu ela acontecendo, busque o papel toalha, um pano limpo ou uma esponja e pressione sobre a mancha assim que possível. Assim o óleo não penetra tão a fundo no tecido.

2

Ainda vale friccionar uma faca de mesa ou colher sobre a mancha de óleo da roupa para remover o excesso de gordura. Isso também evita a penetração.

3

Enquanto a mancha é recente, se você não está no meio de um jantar ou tem compromisso logo em seguida já aproveite e aplique sabão em pó e um pouco de água sobre a sujeira. Esfregue e depois enxague com água quente.

Mesmo que a mancha de óleo da roupa não saia nesse procedimento, isso te poupará esforço no futuro.

4

Aplique talco, farinha de trigo ou sal sobre a mancha de óleo e deixe agir entre 5 e 10 minutos. Esse processo não remove as manchas de óleo da roupa, mas também ajuda na absorção da gordura.

Dica: evite o sal em tecidos muito delicados.

Como tirar mancha de óleo da roupa - Passo 4
5

Com o auxílio de um paninho, escova de dentes ou papel toalha, remova o sal, talco ou farinha sobre a mancha.

6

Repita novamente o processo do passo 3. Esfregue com sabão em pó a roupa dos dois lados e então coloque para lavar normalmente.

7

Outra opção para remover mancha de óleo da roupa é com detergente de louça. Você pode seguir as instruções normalmente até o passo 4 e então aplicar uma pequena quantia de detergente (de preferência transparente) e água sobre a gordura. Esfregue ambos os lados com movimentos circulares, você pode utilizar um escova de dente como auxílio.

8

Enxague com uma mistura de uma parte de vinagre para duas de água, lave normalmente.

9

Mas se você prefere outra alternativa ao invés das anteriores, pode optar por tirar a mancha de óleo da roupa com alvejante e água quente. Aplique alvejante tipo Vanish, líquido ou pó, sobre a área manchada que deve estar levemente molhada e esfregue.

10

Deixe o removedor agir por alguns minutos e então, com cuidado, despeje água fervente sobre a roupa com foco nas manchas. Para evitar que a água quente respingue em você, ao fazer isso deixe a roupa sobre uma bacia, tanque ou pia.

Lave então normalmente a roupa.

11

No caso de você não ter visto a mancha assim que ela aconteceu e ter lavado a roupa normalmente, ela deve continuar lá. Para remover mancha de óleo da roupa já lavada você pode preparar uma mistura com meia parte de lustra-móveis (de preferência branco) e a outra metade de detergente (incolor ou branco).

Como tirar mancha de óleo da roupa - Passo 11
Imagem: rionoticias.com.br
12

Aplique a solução sobre as manchas e deixe reagir por entre 30 e 40 minutos.

Como tirar mancha de óleo da roupa - Passo 12
Imagem: donaperfeitinha.com
13

Enxague com água e aproveite para esfregar a área das manchas.

14

Independente do procedimento escolhido para tirar a mancha de óleo da roupa é recomendado que você não use secadora e ferro quente para finalizar. Isso pode fazer com que manchas que eventualmente não tenham saído por completo infiltrem no tecido e fiquem mais complicadas de serem removidas. Deixe secar naturalmente.

Como tirar mancha de óleo da roupa - Passo 14
15

Deu certo? Você também pode se interessar em saber como tirar mancha de óleo das calças jeans.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de óleo da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Antes de realizar os procedimentos leia a etiqueta da roupa e faça um teste em uma parte pequena para observar como aquele tecido reage ao produto (principalmente se for com uso de produtos que não são exclusivos para roupa).
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: rionoticias.com.br
Imagem: donaperfeitinha.com
1 de 5
Como tirar mancha de óleo da roupa